Autor Tópico: 'O alemão (...) pegou uma foto e me mostrou. Eram ele, a mulher e duas crianças  (Lida 556 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
É uma série do Estadao.com, intitulada O Brasil em Armas falando do Brasil na II Guerra. São vários artigos, inclusive relatos. O título acima é o relato de João Gonzales.

'O alemão fez sinal. Pegou uma foto e me mostrou. Eram ele, a mulher e duas crianças'

Meu nome completo é João Gonzales. Tenho 91 anos e fui da 1ª Companhia de Petrechos Pesados do 1º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria. Fui designado e embarquei com o primeiro escalão da FEB. Nossa unidade foi a primeira a participar da guerra. Eu percebi na primeira noite que nós entramos em combate porque nós estávamos ali naquele afã de se acomodar durante a noite, porque o frio ali é meio forte, e aí já ouvimos uns tiros. Ficamos meio assustados... a gente não estava habituado. Depois ouvimos umas rajadas de metralhadora. Naturalmente isso era com intuito de nos assustar, porque não acertou nenhum de nós.

continua

70 anos depois, o sujeito não esquece. Repete toda hora que isso não deveria ocorrer e que lutasse quem inventou a guerra, não os soldados. Achei comovente.

Outros relatos:

Brasileiros que foram à 2.ª Guerra narram os detalhes do conflito

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:'O alemão (...) pegou uma foto e me mostrou. Eram ele, a mulher e duas crianças
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2012, 15:39:09 »
Na Zero Hora esse ano também saiu uma série do mesmo tema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!