Galera, numa discussão no face, sobre o não-poder da oração, um cara começou a falar sobre como a ciência já tinha "provado" que a oração tem poder. nas palavras dele:
Na física quântica ou subatômica está comprovado que os elétrons estão em constante movimento, e esse movimento é de “energia para matéria e vice versa”.
Os observadores notaram que quando eles observavam o elétron, ele mudava a sua forma de se mover.
Então perceberam que no movimento de “matéria para energia e energia para matéria”, a consciência do observador alterava o movimento do elétron.
A conclusão dos cientistas foi que quando uma pessoa pensa e deseja algo o seu pensamento interfere no movimento do elétron.
De forma que quando alguém deseja intensamente seja na forma de oração ou meditação, há uma interferência entre o sujeito da oração ou meditação movendo as circunstâncias ao seu redor.
Isso prova que a oração quando feita e inclusive se o grupo de pessoas for maior, haverá maior interferência entre os “sujeitos da oração e o objeto na qual a oração é direcionada”!
Depois, ele ainda me passou um video deste cara:
Obviamente falei para ele que isto é pseudo-ciência, mistureba de conceitos esotéricos com má-interpretações da física, as coisas não são assim tão simples, passei alguns links, inclusive aqui do ClubeCetico, mas o cara ficou ofendido pq eu não "respeitei" a idéia dele e que eu sou o dono da verdade (clássica saída de escanteio rsrsrs).
O que eu acho incrível nestes casos é em como é fácil fazer esse tipo de afirmação "a ciência provou", "os cientistas chegaram a conclusão", e como é fácil as pessoas ACREDITAREM nisto. basta alguém dizer "os cientistas" que o tem gente que acredita piamente que aquilo já é unanimidade.
é incrível como o povo não tem a mínima idéia de como funciona a ciência, e conseguem cair facilmente neste tipo de papo.
eu sou leigo em física quântica (sei o básico), mas sei o suficiente para saber que alguém está falando besteira.