Autor Tópico: Mais um exemplo de Laicidade.  (Lida 2628 vezes)

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
Mais um exemplo de Laicidade.
« Online: 30 de Outubro de 2012, 19:47:36 »
Aconteceu ONTEM aqui em Piracicaba – SP.

Câmara de Piracicaba retira servidor público à força durante leitura bíblica
Funcionário do MP foi expulso do prédio por PM e por guarda municipal.
Segundo o presidente da OAB, ato foi 'exagerado' e desafia Constituição.

O funcionário do Ministério Público em Piracicaba (SP) Regis Montero foi expulso do plenário da Câmara na noite desta segunda-feira (29) por não ficar em pé durante a leitura de um trecho da Bíblia. A sessão chegou a ser interrompida pelo presidente do Legislativo João Manuel dos Santos (PTB) para a retirada do servidor, que foi levado pelo braço por um policial militar e por um guarda municipal. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considera o ato inconstitucional.

Em imagens disponibilizadas no site da Câmara, o vereador André Bandeira (PSDB) começa a leitura da Bíblia quando foi interrompido pelo presidente da Casa. Santos pediu que o servidor que estava sentado ficasse em pé durante o ato ou que se retirasse. Após uma discussão, o manifestante foi expulso à força do prédio.

O presidente da Câmara afirmou que apenas cumpriu o Regimento Interno da Casa. Ele nega que o ato de retirar o servidor tenha sido inconstitucional. Já o diretor jurídico do Legislativo de Piracicaba, Robson Soares, disse que Montero fazia ‘baderna’ e que ‘tumultuava’ a sessão naquele dia. “O ato da leitura bíblica está no artigo n° 121 do Regimento Interno. É algo presente nas sessões desde a criação do Legislativo piracicabano. Não obrigamos ninguém a acompanhar a leitura, mas que essa pessoa respeite as regras da Casa ou que se retire”, afirmou Soares.

Ainda segundo o diretor jurídico, o homem desrespeitou os funcionários, os vereadores e os policiais durante a discussão. “Não é a questão constitucional que está em pauta, mas o desrespeito do homem com quem estava lá tentando trabalhar”, disse o funcionário.  :o

Desrespeito de vereador
Segundo uma pessoa presente no plenário durante a confusão, e que pediu para não ser identificada, o movimento ‘Reaja Piracicaba’, que tem feito várias manifestações recentemente, está sendo responsabilizado pelos parlamentares pelo ocorrido na segunda-feira. “Já não basta o desrespeito do próprio vereador Trevisan Junior (PR) quando fala olhando para o plenário. Segundo o mesmo Regimento, quem utiliza a tribuna deve falar ao presidente”, afirmou.

Medida exagerada
O presidente da OAB de Piracicaba, Odinei Assarisse, afirmou que o acontecido na Câmara desafia o que está na Constituição Federal. “Acredito que é inconstitucional, pois o estado brasileiro é laico. Ninguém pode ser impedido de acompanhar a sessão na Câmara por não ser católico“, pontuou o advogado.

Ainda segundo Assarisse, a expulsão do homem foi uma ‘medida exagerada’ por parte dos vereadores. O presidente da OAB de Piracicaba também disse que cabe uma medida judicial por parte do homem retirado do prédio do Legislativo. ”Se o servidor se sentiu ofendido, cabe a ele tomar as atitudes necessárias. Não vejo motivo para a retirada dessa pessoa do plenário. Foi um exagero”, disse.

Posição da GM e da PM
A Guarda Municipal e a Polícia Militar de Piracicaba, por meio das respectivas assessorias de imprensa, afirmaram que apenas ‘cumpriam ordens’ do presidente da Câmara.

Posição do sevidor público
Montero informou que não descarta acionar a Câmara juridicamente pelo ato. "Já estive outras vezes no Legislativo e isso nunca havia acontecido", afirmou. Ele disse também não lembrar se havia ficado sentado nas sessões durante leitura da Bíblia em outras ocasiões. O servidor disse que faz parte do Movimento Reaja Piracicaba se for considerado que ele é contra o aumento do salário dos vereadores.

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2012/10/camara-de-piracicaba-retira-servidor-publico-forca-durante-leitura-biblica.html
« Última modificação: 30 de Outubro de 2012, 19:54:42 por EduardoCFF »
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
Re:Mais um exemplo de Laicidade.
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2012, 20:30:58 »
Inacreditável!

:no: :no: :no:
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2012, 20:38:20 »
Acabou de passar no Jornal da Band. O Boechat se limitou a soltar um "que idiotice", mas bem poderia ter dito mais.

"Não obrigamos ninguém a acompanhar a leitura, mas que essa pessoa respeite as regras da Casa ou que se retire".

Ora, ele não se retirou. Foi retirado. À força.

Espero que o referido funcionário expulso procure um advogado, e faça, no mínimo, o assunto ser devidamente tratado.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2012, 21:27:56 »
Acabou de passar no Jornal da Band. O Boechat se limitou a soltar um "que idiotice", mas bem poderia ter dito mais.

Eu vi. Boechat é "gente da gente", não é? Ou estou enganado?

Eu já ia iniciar um novo tópico aqui quando vi esse, aberto por EduardoCFF.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2012, 21:39:38 »
Sem conhecer o regimento interno eu arrisco afirmar que é inconstitucional a existência de um trecho que obrigue a leitura do principal livro-texto dos cristãos.
Foto USGS

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2012, 21:51:50 »
Eu vi. Boechat é "gente da gente", não é? Ou estou enganado?

E é mesmo. Achei isso:

Jornalista ateu da Band diz que ouvintes tentam convertê-lo
Postado por Paulo Lopes

Ricardo Boechat é ateu assumido

Ricardo Boechat (foto), 59, da BandNews FM, tem recebido cartas de ouvintes que tentam converte-lo ao cristinanismo. O jornalista, que é ateu assumido há muitos anos, fez essa revelação durante conversa com Luiz Megale, correspondente da emissora nos Estados Unidos, onde, segundo o repórter, religiosos e ateus travam uma guerra de outdoors e nos livros, com a defesa de seus respectivos pontos de vista.

Boechat, que também apresenta o principal jornal da TV Band, disse que no Brasil, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, o preconceito leva os políticos descrentes a se converterem rapidamente a uma religião porque, se não for assim, eles não conseguem se eleger para cargo algum. “[Declarar-se] ateu é uma sentença de morte para políticos”.

Mas o jornalista não se queixou dos ouvintes que tentam atraí-lo para uma crença porque eles não têm sido hostis.

Para a jornalista Eliane Brum, contudo, está se tornando cada vez mais difícil viver no Brasil por causa do crescente número de evangélicos. Ela escreveu na Época desta semana que um taxista teve dificuldade de aceitá-la com ateia porque “só Jesus salva”, mesmo no caso das pessoas que nada fazem de errado, tendo em conta que "só as boas obras não garantem o céu".

fonte

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2012, 22:07:22 »
Declarar-se ateu é uma sentença de morte para qualquer um que queira ter alguma reputação.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2012, 23:43:51 »
Eu achei a atitude do presidente correta, garanto que o sujeito é um esquerdista, baderneiro, filiado a algum sindicato, eleitor do PT e só estava querendo perturbar a sessão não demonstrando o devido respeito pelas tradições cristãs que são seguidas por mais de 90% da população.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Ateu é retirado da camera por não ficar de pé durante leitura da Biblia
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2012, 00:54:22 »
Que desculpa esfarrapada desses policiais, ai no Brasil policial não faz um juramento de proteger e seguir a constituição não ?

<a href="http://www.youtube.com/v/_Vte2Bj8LK4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/_Vte2Bj8LK4</a>
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2012, 00:55:04 »
Eu achei a atitude do presidente correta, garanto que o sujeito é um esquerdista, baderneiro, filiado a algum sindicato, eleitor do PT e só estava querendo perturbar a sessão não demonstrando o devido respeito pelas tradições cristãs que são seguidas por mais de 90% da população.

Com certeza não, porque a maioria petista é religiosa. De um jeito ou de outro.  :)
Foto USGS

Offline Rafhaelbass

• Nível 03
  • *
    • CineMasmorra
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2012, 02:03:55 »
Com certeza não, porque a maioria petista é religiosa. De um jeito ou de outro.  :)

Concordo, achei que era apenas na minha região!

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2012, 06:56:44 »

Falando sério agora, muitas pessoas estão agindo assim ultimamente. Vou citar como exemplo uma discussão onde trabalho, onde um cara dizia que sempre votava 13:

- Vocês petistas são religiosos, não reconhecem que o FHC fez isso e fez aquilo, que o Serra isso e aquilo na saúde, que o Arthur Virgílio (senador a época) era da linha de frente contra o Lula (e falou por uns dez minutos), mas na hora de encerrar a conversa eu me segurei pra não rir:

- É por isso que contra a religião do PT eu SÓ VOTO NO 45!

É claro que vocês aqui do fórum tem milhões de argumentos de que o que falei é besteira, evidência anedótica e etc. Mas, assim me parece, votar no PT ou então dizer que SEMPRE VOTA CONTRA O PT, são argumentos idênticos.  - Mas o PT criou o mensalão e isso e aquilo. Sim, concordo.. mas eu entendo que este argumento está defendendo que qualquer um que seja parte do PT SEMPRE será corrupto e que o partido da oposição ao PT SEMPRE será honesto.
Alfred E. Newman

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2012, 07:13:03 »
Onde, no comentário do Geo ele dá a entender qualquer dessas suas reclamações?

Você põe o PT no assunto e reclama quando falam do PT?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2012, 07:19:13 »

Falando sério agora, muitas pessoas estão agindo assim ultimamente. Vou citar como exemplo uma discussão onde trabalho, onde um cara dizia que sempre votava 13:

- Vocês petistas são religiosos, não reconhecem que o FHC fez isso e fez aquilo, que o Serra isso e aquilo na saúde, que o Arthur Virgílio (senador a época) era da linha de frente contra o Lula (e falou por uns dez minutos), mas na hora de encerrar a conversa eu me segurei pra não rir:

- É por isso que contra a religião do PT eu SÓ VOTO NO 45!

É claro que vocês aqui do fórum tem milhões de argumentos de que o que falei é besteira, evidência anedótica e etc. Mas, assim me parece, votar no PT ou então dizer que SEMPRE VOTA CONTRA O PT, são argumentos idênticos.  - Mas o PT criou o mensalão e isso e aquilo. Sim, concordo.. mas eu entendo que este argumento está defendendo que qualquer um que seja parte do PT SEMPRE será corrupto e que o partido da oposição ao PT SEMPRE será honesto.

É óbvio que não é assim. Mas foi o PT quem, desde sua fundação, dividia o mundo entre os "bons" (eles, é claro) e os "ruins" (os outros).
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2012, 08:26:31 »
Mas, assim me parece, votar no PT ou então dizer que SEMPRE VOTA CONTRA O PT, são argumentos idênticos.  - Mas o PT criou o mensalão e isso e aquilo. Sim, concordo.. mas eu entendo que este argumento está defendendo que qualquer um que seja parte do PT SEMPRE será corrupto e que o partido da oposição ao PT SEMPRE será honesto.

Eu me referia as pessoas que falam: Só voto 13, nem quero ver a cara do candidato, ou então: Voto em qualquer um que não seja do PT.
Alfred E. Newman

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2012, 09:14:13 »
Mas, assim me parece, votar no PT ou então dizer que SEMPRE VOTA CONTRA O PT, são argumentos idênticos.  - Mas o PT criou o mensalão e isso e aquilo. Sim, concordo.. mas eu entendo que este argumento está defendendo que qualquer um que seja parte do PT SEMPRE será corrupto e que o partido da oposição ao PT SEMPRE será honesto.

Eu me referia as pessoas que falam: Só voto 13, nem quero ver a cara do candidato, ou então: Voto em qualquer um que não seja do PT.

Duas faces da mesma moeda... muita simplificação pro meu gosto.
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 31 de Outubro de 2012, 21:13:47 »
Que desculpa esfarrapada desses policiais, ai no Brasil policial não faz um juramento de proteger e seguir a constituição não ?

Tá aí o tipo de ordem que eu não seguraria nunca. Pra começar, PM (Estado) dentro de Câmara Municipal (salvo exceções como manifestações, etc)? Muito esquisito.

Imagino que o cara deva estar lá a tanto tempo que deve achar que é "mordomo" dos vereadores. Esse tipo de serviço designado é o que é chamado de "moita". Pro cara que tem um Q.I. muito bom, arruma um trabalho fácil e sem estresse.

Pra mim, vereador e bosta são a mesma coisa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2012, 22:05:23 »
Citação de: Diegojaf

Não seja injusto, a bosta serve como fertilizante.
"Deus prefere os ateus"

Skorpios

• Visitante
« Resposta #18 Online: 01 de Novembro de 2012, 07:09:27 »

Com um tratamento adequado os vereadores também. :twisted:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Novembro de 2012, 08:59:30 »

Com um tratamento adequado os vereadores também. :twisted:

Muita gente fala mal dos políticos.  Mas , geralmente  quando tem a oportunidade de conhecer pessoalmente um político , não acham ruim,  pelo contrário acham que é uma boa oportunidade fazer amizade com alguém que tem poder acima da média.

:P

.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Novembro de 2012, 09:18:02 »
            Eu não gosto nem concordo com demonizações dos políticos da democracia liberal ou social-liberal, isso é meio ditatorial (os comunistas-leninistas de sua fase dura e os nazistas também faziam isso e se vê no que deu em coisas muito piores, e além fizeram um monte de massacres contra eles, no caso dos comunistas-leninistas contra todos, tanto de centro-esquerda, quanto de centro-direita ou aos que tinham tido carnê de todos esses partidos antes mataram a 50% deles e deixaram sobreviventes de torturas sistemáticas (e do tipo só por sadismo) a mais 40% deles, e no caso dos nazistas contra os de centro-esquerda e também com essa mesma proporção deles atingindo, começando com isso, e depois começaram a atingir outras pessoas, aos judeus e ciganos,aos poloneses, ucranianos, bielorussos e russos, no caso dos nazistas e na caso dos comunismo, depois atingindo aos equivalentes aos que ficam desempregados e mendigos no caso do comunismo e também a muitos de profissões técnicas e administrativas pegos de bodes expiatórios no comunismo e também para fazer uma versão selvagem de circulação das elites além do que os comunistas também fizeram perseguições étnicas na URSS contra os chechenos e mais 5 etnias soviéticas, cada uma com mais de 40% de mortos em deportações genocitárias a todo a população dessas 5 etnias e na China comunista, com massacres também de mais de 40% dos tibetanos.
          Demonização dos políticos da democracia liberal ou social-liberal, além de ditatorial, é vulgar, é medíocre.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2012, 09:26:30 por LaraAS »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #21 Online: 02 de Novembro de 2012, 10:33:58 »
            Eu não gosto nem concordo com demonizações dos políticos da democracia liberal ou social-liberal, isso é meio ditatorial (os comunistas-leninistas de sua fase dura e os nazistas também faziam isso e se vê no que deu em coisas muito piores, e além fizeram um monte de massacres contra eles, no caso dos comunistas-leninistas contra todos, tanto de centro-esquerda, quanto de centro-direita ou aos que tinham tido carnê de todos esses partidos antes mataram a 50% deles e deixaram sobreviventes de torturas sistemáticas (e do tipo só por sadismo) a mais 40% deles, e no caso dos nazistas contra os de centro-esquerda e também com essa mesma proporção deles atingindo, começando com isso, e depois começaram a atingir outras pessoas, aos judeus e ciganos,aos poloneses, ucranianos, bielorussos e russos, no caso dos nazistas e na caso dos comunismo, depois atingindo aos equivalentes aos que ficam desempregados e mendigos no caso do comunismo e também a muitos de profissões técnicas e administrativas pegos de bodes expiatórios no comunismo e também para fazer uma versão selvagem de circulação das elites além do que os comunistas também fizeram perseguições étnicas na URSS contra os chechenos e mais 5 etnias soviéticas, cada uma com mais de 40% de mortos em deportações genocitárias a todo a população dessas 5 etnias e na China comunista, com massacres também de mais de 40% dos tibetanos.
          Demonização dos políticos da democracia liberal ou social-liberal, além de ditatorial, é vulgar, é medíocre.

É só criticar os políticos em geral que a LaraAs gera a mesma resposta automática  :lol:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2012, 09:55:24 »
Onde, no comentário do Geo ele dá a entender qualquer dessas suas reclamações?

Você põe o PT no assunto e reclama quando falam do PT?

Com uma semana de atraso: não me referi ao post do Geo, só fiz uma piada e o Geo fez outra: chamando os petistas de religiosos, depois afirmei (e não me referi a ele, mas ao assunto: política é religião) que tem muita simplificação quando alguém defende o seu lado.

Só isso.
Alfred E. Newman

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 18:17:20 »
:)

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2018, 12:39:51 »
O que será do Laicismo com a eleição do Bolsonaro?

Eu fico imaginando as paradas gays. Elas não vão parar por causa do Bolsonaro. Acho até que ganharão um impulso a mais. Mas e o Estado Laico? Como ele vai suportar os ataques do Bolsonaro e da ala BBB do congresso?

Eu vou virar católico não praticante.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!