Certo. Não entendi muito a linguagem técnica mas o que interessa sim.
Se você precisar, eu posso explicar de uma maneira mais didática.
É uma rocha sólida?
Bem, Marte é um ente astronômico, sólido em sua maior parte, e que possui muitos tipos de rochas, algumas delas sedimentares (como conglomerados), e algumas delas magmáticas, sendo que as vulcânicas do tipo basalto são as mais abundantes.
O que eu queria saber mesmo é se Marte tem a estrutura da terra? Tem núcleo, manto e crosta?
Alguns dados apontam para uma certa semelhança entre a Terra e Marte. Em 2003 foi publicado um artigo na
Science em que os autores apresentam alguns indícios da existência de um núcleo interno, embora ainda não soubessem afirmar se era um núcleo de ferro líquido ou um pequeno núcleo interno sólido envolto por um núcleo externo líquido, ambos de ferro.
Como eu escrevi anteriormente, há indícios de que Marte teve Tectônica de Placas, indicando a presença, então, de crosta e manto. Hoje, certamente existe crosta (parte externa) e, possivelmente, ainda exista algum material mantélico remanescente, principalmente no limite com o núcleo.
A Lua é uma rocha sólida?
A Lua é outro ente astronômico, com "história geológica" diferente de Marte porque não foi detectada nenhuma rocha sedimentar lá, o que indica que a Lua nunca teve água líquida em volume expressivo. As únicas rochas identificadas na Lua são as magmáticas, tanto as plutônicas (anortositos, p. explo.) como as vulcânicas (basaltos, p. explo.).
Eu pergunto isso primeiro por causa das hipóteses de terraformação. Pelo que você disse nós não temos meios ainda de avaliar os planetas "terraformáveis" de formar satisfatória, então é uma viagem sem tamanho falar em terraformação ainda.
A hipótese de terraformação é um bom exercício de imaginação.
Segundo é uma dúvida que eu tenho sobre a Terra mesmo. Sobre o motivo de haver rochas e metais em estado líquido no interior do planeta. Eu vi que o planeta ainda está se resfriando, mas bilhões de anos não foram o suficiente para esse resfriamento? A crosta é uma casca de ovo, o planeta, tirando o núcleo interno ainda é praticamente de material fundido.
Da superfície da Terra ao centro do núcleo interno são cerca de 6.230km, dos quais a crosta (que é sólida) tem entre 6 e 120km de espessura; o manto (que é "líquido") tem cerca de 2.900km e o resto é constituído pelos dois núcleos, um externo (líquido) e um interno (sólido), ambos, em tese, compostos de ferro e níquel.
O manto e o núcleo externo permanecem em um estado "líquido" por causa do calor gerado pelo decaimento dos elementos radioativos dispersos especialmente no manto. Este calor é que mantém o planeta ativo tectonicamente. A crosta funciona como um 'isolante térmico' que não permite que haja uma perda grande e rápida do calor do manto.