Interessante o estudo. Outro dia estava lendo um artigo justamente sobre educação e um grupo de ativistas que buscam formas alternativas de educar:
http://papodehomem.com.br/a-revolucao-educacional-ja-comecou/[brainstorm] lembrei do vídeo do William Kankuamba, do Salman Khan no TEDx, de uma escola em Portugal (que deixa os alunos escolherem o que estudar, quando estudar e quando fazer as provas), dos pais que estão educando seus filhos em casa, universidade americanas (como MIT e Stanford) investindo em educação a distância), todos os casos com bons resultados.[/brainstorm]
Uma vez um professor disse que o formato de ensino atual é medieval, mas até hoje não encontraram um jeito melhor de ensinar e avaliar. Me corrijam se eu estiver errado, mas agora vejo que esse modelo, criado pelas Universades Católicas, na Idade Média, seguem o mesmo padrão das religiões: doutrinar e manter a massa sob a rédea curta.
Ok, admito que exagerei nesse ponto e que é preciso admitir que esse formato de ensino vêm funcionando (este fórum é uma prova disso, não?

)
Mas agora me pergunto: será que não temos mesmo outra opção de ensino? Será que estes casos não servem para educação em massa? Ou será que estamos tão acostumados com o status quo do ensino que não conseguimos visualizar outros métodos mais eficazes?