Estudo muito interessante, tenho certeza que dará pano para manga de muitos outros. Acho que o tema pode se expandir bem mais.
Eu pessoalmente me identifiquei muito com essa ansiedade. Só a perdi no cursinho, com um professor de matemática que nos ensinava justamente a não ter medo das questões: "Uiiii... essa questão é do ITA! Aiiii! E agora, que que eu faço?! Deve ser difícil, né?! Vou mostrar para vocês como é BAR-BA-DI-NHA!" e ia ele dissecando a questão na maior calma. Foi quando eu aprendi que o negócio em matemática é parar, analisar, usar o que tu sabe, e ir construindo um raciocínio.
Tem muita gente que mesmo após 20, 30 anos depois de ter saído do colégio, ainda tem pesadelos envolvendo reprovar em matemática. O que mostra que foi uma experiência traumática para muita gente. Tenho amigos que estudam áreas não-exatas e têm uma grande dificuldade em cadeiras extremamente fáceis, que possivelmente eles fossem achar fáceis até mesmo no Ensino Médio, mas que acabam sofrendo com elas só porque envolvem alguns cálculos. É aquela coisa "Bah, agora depois do colégio, matemática nunca mais!". Daí eu acho que quando no meio de uma Enfermagem da vida se deparam com uma cadeira de Biofísica acabam confrontando novamente esse medo, o que acaba dificultando para estudar.
Uma razão simples dessa ansiedade está na natureza de questões de matemática. Uma questão, digamos de História, ou tu te lembra do que tu sabe e a partir disso desenvolve teu argumento/resposta no papel, não tem muito arrodeio. As questões de matemática em geral exigem que tu pense, abstraia, analise e manipule a equação/objeto, e ainda assim tu pode estar pensando de forma equivocada e estar errado, ainda que o logicamente tenha razão.