Ha um topico anterior recente com o mesmo tema, embora sem respostas:
../forum/topic=27062.0.html;topicseenEu nao li o suficiente em nenhum dos dois textos para poder ter qualquer opiniao, nao passam nenhuma nocao do que ele teria visto como evidencia disso.
No sciencedaily elaboram mais:
http://www.sciencedaily.com/releases/2012/11/121112135516.htmParece que e uma ideia similar uma que acho que ja ouvi partindo acho que de Jared Diamond, e no que concerne a eugenia/racismo, e mais uma contraposicao teoria as ideias de que os humanos teriam sofrido selecao favorecendo um aumento de inteligencia e comportamento pro-social ao migrar para fora da Africa; em vez disso, a teoria sugere que como a inteligencia humana evoluiu inicialmente na Africa, ainda eh principalmente por la e em estilos de vida de cacador-coletor que se preservam as pressoes seletivas para sua manutencao, enquanto que em sociedades mais sofisticadas somos "protegidos" desse mecanismo de conservacao em algum grau.
Eu nao acho verossimil qualquer uma das duas ser significativamente verdadeira. Minha impressao e de que embora a inteligencia provavelmente tenha evoluido ao nivel medio da especie inicialmente por la (ou mais ou menos por la e voltado), nao acho nem que a exploracao de novos territorios fosse algo que exercesse pressao muito significativa para um aumento da inteligencia a partir desse ponto, e nem que a vida em sociedade tenha um efeito tao "disgenico" assim, a inteligencia ainda eh explorada em outras formas e embora as pessoas com problemas mentais nao morram, tambem tendem a ter menos filhos ou nao ter filho algum (acho que era esse um dos principais argumentos antigos contra as previsoes dos eugenistas). Ao mesmo tempo acho que eventuais genes do tipo que se favoreceriam em uma sociedade por tendencias "parasiticas", psicopatas, con-(wo)men, provavelmente nao sao produto de genes especificos mas de combinacoes de genes saudaveis e tambem fatores de desenvolvimento. Meio como os mecanismos que sugerem para explicar como podem existir homossexuais apesar de um "gene gay" ser praticamente fadado a extincao, ainda que o esse problema (nao-reproducao) nem exista no caso, e esses individuos comumente tenham ate maior sucesso reprodutivo.