Autor Tópico: Licenças Open: GPL LGPL APACHE ...  (Lida 433 vezes)

Offline huawei

• Nível 10
  • *
Licenças Open: GPL LGPL APACHE ...
« Online: 29 de Novembro de 2012, 17:56:31 »
Olá pessoal,
Eu sei que existem mil outros foruns para perguntar isso. Mas julgo o pessoal daqui muito inteligente e acho que é um bom lugar para ter minha resposta d maneira mais clara e objetiva.
Eu estava lendo sobre open source e me deparei com mil licenças e não consigo as entender. O que me deixa mais confuso é a tal da GPL.
Li em mil lugares afirmando que open source não é sinônimo de que você não pode vender seu produto.
Por exemplo, se eu criar um aplicativo usando o MySql versão GPL, isso já é suficiente para me obrigar a tornar meu aplicativo GPL? Caso sim, eu ainda posso vende-lo desde que envie o código fonte para o comprador?
Se o próprio php é GPL, isso não obriga tudo feito em php a ser GPL?
Se eu usar mil componentes GPL numa aplicação minha, hospedar na web, eu poderia cobrar aos usuários pelo serviço?
Alguém me ajude a entender...

Obrigado

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Licenças Open: GPL LGPL APACHE ...
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:23:20 »
Se eu usar mil componentes GPL numa aplicação minha, hospedar na web, eu poderia cobrar aos usuários pelo serviço?

A única parte que eu sei responder COM CERTEZA é essa. Sim, você pode cobrar pelo serviço.

Você também pode cobrar por programas que, por exemplo, usem a linguagem PHP ou façam solicitaçôes a um servidor mySQL. (É o caso do vBulletin, um pacote para fóruns de internet como este)

O que você não pode é fazer um programa que use trechos do código fonte do PHP ou do mySQL e não distribui-lo sob a mesma licença, já que esses são trabalhos derivados. Por isso existe a LGPL, que alivia um pouco essa restrição e é usada principalmente para bibliotecas, para permitir que você licencie de outras formas programas que venham a usar essa biblioteca.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!