Autor Tópico: Falta de Trabalhadores na Docência Superior  (Lida 429 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Falta de Trabalhadores na Docência Superior
« Online: 30 de Novembro de 2012, 09:53:54 »
Tenho uma curiosidade e sei que aqui existem muitas pessoas que são professores no ensino superior.

Atualmente, qual é a área de conhecimento que menos possui pessoas formadas e qualificadas para a docência? Qual é a área com maior demanda, onde sobram vagas?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Falta de Trabalhadores na Docência Superior
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2012, 11:47:00 »
Em qual região?

Na minha região, arrisco dizer que a engenharia (civil e ambiental, principalmente) é uma area com forte demanda de docentes e alunos.

E com menor qualificação? sei não, mas acho que docentes da anhanguera em geral (não todos).  :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:45:46 »
Alguém mais, que trabalha nas universidades, tem alguma posição?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:09:06 »
Em minha área, física, acho que não falta trabalhadores. No concurso que teve esse ano no lugar em que estudo, o CBPF, houve mais de cem candidatos para 12 vagas de pesquisador e professor da pós.

E o contato que eu tenho com o povo de química e biologia me passa a impressão que eles formam muito mais doutores. Mas aí talvez a indústria absorva mais, não sei.  :?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:25:34 »
Dizem que há uma grande falta de professores de matemática.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:41:21 »
Ainda faltam professores de matemática, física, química, biologia e de matérias "específicas" de certos ramos de formação: medicina, engenharia, etc...

Claro que isso varia de estado para estado, cidade para cidade, enfim... não tenho os números exatos, mas é por aí.

No caso das engenharias, temos dois fatores: faltam profissionais no mercado e os formados preferem não se arriscar na docência, situação esta que aliada a uma procura cada vez maior, por parte das universidades, de docentes com doutorado torna esta uma área que, no momento, esta bastante defasada.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2012, 15:46:08 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2012, 10:26:48 »
Tudo depende de onde é o concurso, da área em questão e da formação exigida.

Nas áreas onde o profissional tem remuneração melhor na iniciativa privada e esta não exige pós-graduação, há menos pessoal apto a fazer concurso, como na área de Direito, Engenharias, Medicina, etc. Especialmente se a vaga exigir período integral e dedicação exclusiva. O pessoal destas áreas prefere dedicação menor, como 20h para poder atuar ainda na iniciativa privada. O pagamento é ridículo, mas dá status.

Se for em Federais no interior, pior ainda.

Por outro lado, já fizemos concurso para cá em área bem específica - zoologia de invertebrados, que teve mais de 30 inscritos com doutorado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!