Autor Tópico: Pedra "machadinha" e os raios. Há alguma relação verdadeira?  (Lida 8779 vezes)

Offline gas980

• Nível 02
  • *
Pedra "machadinha" e os raios. Há alguma relação verdadeira?
« Online: 30 de Novembro de 2012, 14:28:17 »
Olá a todos,

Quando era criança visitava minha tia e encontrava no quintal dela várias pedrinhas lapidadas. Gostava de juntar aquilo, mas minha tia não deixava, dizendo que elas atraiam raios. Cético em relação a isto juntei um saquinho delas e levei para casa sem minha tia saber. Porém minha mãe tinha a mesma superstição e não me deixou entrar com as pedrinhas. Joguei então elas em um bueiro em frente à minha casa. No dia seguinte durante uma chuva forte um raio caiu no bueiro :histeria:. Então, é possível que essas pedrinhas façam isso mesmo? Ou foi só um fato isolado?

Skorpios

• Visitante
Re:Pedra "machadinha" e os raios. Há alguma relação verdadeira?
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2012, 14:42:16 »
Olá, gas980. Seja bem vindo. Se quiser, dê uma passada no tópico de apresentação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2012, 14:44:11 »
Olá a todos,

Quando era criança visitava minha tia e encontrava no quintal dela várias pedrinhas lapidadas. Gostava de juntar aquilo, mas minha tia não deixava, dizendo que elas atraiam raios. Cético em relação a isto juntei um saquinho delas e levei para casa sem minha tia saber. Porém minha mãe tinha a mesma superstição e não me deixou entrar com as pedrinhas. Joguei então elas em um bueiro em frente à minha casa. No dia seguinte durante uma chuva forte um raio caiu no bueiro :histeria:. Então, é possível que essas pedrinhas façam isso mesmo? Ou foi só um fato isolado?
Coincidencia...

Para "atrair" raios se necessita de uma estrutura condutora mais alta que o local a se proteger ligada a um bom aterramento. Esta estrutura se aproveita do fenômeno do "Efeito de ponta" e  vem sendo testada a 200 anos com exelentes resultados, graças a um tal de Franklin.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gas980

• Nível 02
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:00:54 »
Muito bom saber disto concelheiro! De criança eu já imaginava que aquilo seria um fato isolado, mas um fato como este ludibria a mente de uma criança.  :hihi:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:17:21 »
Muito bom saber disto concelheiro!
disponha, de descargas atmosféricas eu entendo um pouquinho, por força da profissão.

De criança eu já imaginava que aquilo seria um fato isolado, mas um fato como este ludibria a mente de uma criança.  :hihi:
Assim nascem as crenças...

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:45:00 »
O raio era visto como um golpe de origem divina sobre a terra... Lembre a trajetória do lançamento do martelo por Thor como sendo a origem do raio... Então, percebe-se que a descoberta, por populares, de machados pré-históricos enterrados tenham sido secularmente encarado como algo relacionado com os raios... O machado corta a árvore... tal como o raio.
De alguma forma, a "superstição" de pedras lapidadas atrairem raios está relacionada com o que acabei de referir de modo tosco...   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:47:06 »
Que é isso conc(s?)elheiro? Até espelho atrai raio! Na minha casa cobrimos todos os espelhos com lençol branco....eu disse BRANCO!...para que os mesmos não causem desgraça. Ah, e raios são pedras. Quando algum atinge a terra, espere sete(7) anos para coletarem um deles na superfície.   :hihi:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2012, 11:45:54 »
Que é isso conc(s?)elheiro? Até espelho atrai raio! Na minha casa cobrimos todos os espelhos com lençol branco....eu disse BRANCO!...para que os mesmos não causem desgraça. Ah, e raios são pedras. Quando algum atinge a terra, espere sete(7) anos para coletarem um deles na superfície.   :hihi:
olha, voce quase acertou!

http://www.rincon.com.br/Paginas/Raios.htm

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2012, 12:59:21 »
Valeu amigão, adorei o site  :ok:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:01:58 »
olha, voce quase acertou!

http://www.rincon.com.br/Paginas/Raios.htm

Muito interessante.  :ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:10:27 »
[...]
Então, é possível que essas pedrinhas façam isso mesmo? Ou foi só um fato isolado?

Não.

Nenhuma "pedrinha atrai" qualquer raio porque as rochas, no geral, não são boas condutoras de eletricidade.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2012, 09:14:04 »
[...]
Então, é possível que essas pedrinhas façam isso mesmo? Ou foi só um fato isolado?

Não.

Nenhuma "pedrinha atrai" qualquer raio porque as rochas, no geral, não são boas condutoras de eletricidade.
Certíssimo!
O assunto já morreria por ai! Mas alem de ser condutora, teria de ser uma pedra muito grande, a grande altura e aterrada ao solo.

Outra coisa que tambem não é bem conhecida pelas pessoas em geral, a maioria erra:

Porque o lugar mais seguro durante uma tempestade elétrica é dentro de seu carro? Por favor, os físicos segurem a onda!   :lol: deixa a turma responder!  :biglol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2012, 09:49:25 »
[...]

Não.

Certíssimo!
O assunto já morreria por ai! Mas alem de ser condutora, teria de ser uma pedra muito grande, a grande altura e aterrada ao solo.

Outra coisa que tambem não é bem conhecida pelas pessoas em geral, a maioria erra:

Porque o lugar mais seguro durante uma tempestade elétrica é dentro de seu carro? Por favor, os físicos segurem a onda!   :lol: deixa a turma responder!  :biglol:

Pelo mesmo motivo que os raios são inofensivos aos aviões e que explica porque o mágico David Blaine não morre em praça pública quando sua gaiola é atingida por violentas descargas de eletricidade. :)

Not a valid vimeo URL
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2012, 09:55:41 »
A maioria chuta dizendo que é por causa dos pneus serem de borracha.

Também pode ser pelos mesmo motivos que uma pessoa pode não morrer se for atingida diretamento por um: o raio segue um caminho que melhor o conduzirá até o solo. Ou seja, pela lataria.

Acertei??????????????????????? :?:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2012, 10:15:10 »

Também pode ser pelos mesmo motivos que uma pessoa pode não morrer se for atingida diretamento por um: o raio segue um caminho que melhor o conduzirá até o solo. Ou seja, pela lataria.

Close enough...  :ok:

O raio já vence a "resistencia" do ar, e são aproximadamente 1000V para vencer 1cm de ar, e sabemos que são alguns quilometros da base da nuvem até o chão! Então a "resistencia" (dielétrico) de alguns centímetros de borracha é fichinha para o raio...

O que te protege é o efeito conhecido como Gaiola de Faraday, o raio "corre" pela parte externa da estrutura metálica do carro, protegendo o interior.
Por esse mesmo motivo celulares não funcionam bem dentro de estruturas metálicas muto fechadas.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Dezembro de 2012, 10:24:41 »

O raio já vence a "resistencia" do ar, e são aproximadamente 1000V para vencer 1cm de ar, e sabemos que são alguns quilometros da base da nuvem até o chão! Então a "resistencia" (dielétrico) de alguns centímetros de borracha é fichinha para o raio...

O que te protege é o efeito conhecido como Gaiola de Faraday, o raio "corre" pela parte externa da estrutura metálica do carro, protegendo o interior.
Por esse mesmo motivo celulares não funcionam bem dentro de estruturas metálicas muto fechadas.
Valeu.

Vo abusar mais um pouco:

Um raio pode cair 2 vezes no mesmo local em uma mesma tempestade?
E porque sempre quando cai um raio bem próximo a residência, o modem vai pro pau (junto com outros aparelhos elétricos conectados)?

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Dezembro de 2012, 11:32:54 »

Valeu.

Vo abusar mais um pouco:

Um raio pode cair 2 vezes no mesmo local em uma mesma tempestade?
E porque sempre quando cai um raio bem próximo a residência, o modem vai pro pau (junto com outros aparelhos elétricos conectados)?

editando...

Sim, o raio pode cair duas vezes no mesmo local, se esse local for o melhor caminho para a descarga atmosférica... E um para-raios bem alto é um bom caminho.

Quanto aos eletrônicos, o problema é que não preciza haverdescarga direta do raio no equipamento para queimá-lo. Uma descarga atmosférica gera um "sinal" de radio muito intenso e rápido, que induz em superfícies metálicas um surto de tensão ( um "sinal" extremamente alto e rápido de tensão).
Bom, esse surto transforma qualquer pedaço de fio metálico, terminal de componentes eletronicos e placas de circuito em uma antena, e essa "antena" pode captar esse surto direto para o circuito.
Os componentes eletrônicos infelizmente são muito sensíveis a esses surtos, e eles podem ser induzidos diretamente ou viajar pela rede elétrica enormes distancias. O resultado é o que voce conhece...
Os antigos equipamentos analógicos, a base de valvulas, eram mais robustos quanto a isso!

Tenta-se minimizar esse efeito em equipamentos críticos com proteção as linhas de energia e sinal (centelhadores a gas) e protegendo os circuitos com gaiolas de Faraday!

Tentei explicar em uma linguagem não técnica, espero que tenha ajudado!

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Dezembro de 2012, 22:11:12 »
Só acrescentando, isto pode ser potencializado pela ionização criada pelo primeiro raio, que produz um caminho menos resistivo para o surgimento de um outro. Normalmente, quando da primeira descarga, já existe uma recombinação de cargas suficiente para não haver uma segunda descarga em seguida, e este caminho acaba por se dissipar com o vento. Mas se ambos os fatores contribuírem (carga suficiente e condições de vento adequadas), podemos ter descargas se repetindo até mais que duas vezes:

<a href="http://www.youtube.com/v/j4CuP-aHvow" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/j4CuP-aHvow</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/t8GsQ4JD02Y" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/t8GsQ4JD02Y</a>
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2012, 22:16:36 »
Valeu Contini e Feymann pelas respostas.

- Skid Row

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:33:59 »
Bem lembrado Feyman,

Se não me engano esses raios percursores são chamados probes... e tem ainda o fenomeno dos Sprits!  Esse é um campo de pesquisa ainda mais vasto que parece.

E não estamos atras do resto do mundo nesse tipo de pesquisa, olha aqui como o pessoal faz um raio cair onde quer, para fins de estudo:
http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/infor/tecnicas/inducao.por.foguetes.php

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!