A maioria chuta dizendo que é por causa dos pneus serem de borracha.
Também pode ser pelos mesmo motivos que uma pessoa pode não morrer se for atingida diretamento por um: o raio segue um caminho que melhor o conduzirá até o solo. Ou seja, pela lataria.
Acertei???????????????????????
Close enough...
O raio já vence a "resistencia" do ar, e são aproximadamente 1000V para vencer 1cm de ar, e sabemos que são alguns quilometros da base da nuvem até o chão! Então a "resistencia" (dielétrico) de alguns centímetros de borracha é fichinha para o raio...
O que te protege é o efeito conhecido como Gaiola de Faraday, o raio "corre" pela parte externa da estrutura metálica do carro, protegendo o interior.
Por esse mesmo motivo celulares não funcionam bem dentro de estruturas metálicas muto fechadas.
Valeu.
Vo abusar mais um pouco:
Um raio pode cair 2 vezes no mesmo local em uma mesma tempestade?
E porque sempre quando cai um raio bem próximo a residência, o modem vai pro pau (junto com outros aparelhos elétricos conectados)?
editando...
Sim, o raio pode cair duas vezes no mesmo local, se esse local for o melhor caminho para a descarga atmosférica... E um para-raios bem alto é um bom caminho.
Quanto aos eletrônicos, o problema é que não preciza haverdescarga direta do raio no equipamento para queimá-lo. Uma descarga atmosférica gera um "sinal" de radio muito intenso e rápido, que induz em superfícies metálicas um surto de tensão ( um "sinal" extremamente alto e rápido de tensão).
Bom, esse surto transforma qualquer pedaço de fio metálico, terminal de componentes eletronicos e placas de circuito em uma antena, e essa "antena" pode captar esse surto direto para o circuito.
Os componentes eletrônicos infelizmente são muito sensíveis a esses surtos, e eles podem ser induzidos diretamente ou viajar pela rede elétrica enormes distancias. O resultado é o que voce conhece...
Os antigos equipamentos analógicos, a base de valvulas, eram mais robustos quanto a isso!
Tenta-se minimizar esse efeito em equipamentos críticos com proteção as linhas de energia e sinal (centelhadores a gas) e protegendo os circuitos com gaiolas de Faraday!
Tentei explicar em uma linguagem não técnica, espero que tenha ajudado!