Autor Tópico: Voluntariado e Jesus  (Lida 421 vezes)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Voluntariado e Jesus
« Online: 19 de Agosto de 2005, 17:27:05 »
Há algum tempo tenho vontade de fazer algum trabalho voluntário, principalmente na área de educação, como ensinar informática ou inglês ou matemática ou qualquer coisa que eu saiba para crianças carentes.

Venho procurando por instituições filantrópicas em Franca que me permitam fazer esse tipo de coisa e, infelizmente, a imensa maioria está fortemente ligada à religião.

Não acho absurdo trabalhar para alguma instituição católica, ou espírita. Não haveria problema algum. O chato é que praticamente todas colocam como objetivo "desenvolvimento espiritual e religioso" das crianças ajudadas. Isso era o esperado, claro, mas me incomoda. Não me sentiria bem dando o meu trabalho para um lugar que tem como filosofia, e que passar para as crianças, algo de que discordo completamente. Isso para não falar que talvez me sentisse um "peixe fora d'água" em meio aos outros voluntários, que na sua imensa maioria devem ser teístas.

As poucas que não são religiosas parecem não ter projetos de educação, área que me interesso. Imagino que o interesse dos religiosos em "criar os pensamentos" de crianças seja maior, afinal, eles precisam disso para manter suas igrejas.

Vou continuar procurando, mas não está nada fácil. Decepcionante.

:(

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re.: Voluntariado e Jesus
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2005, 17:36:01 »
Não existe nenhum projeto do governo nas escolas ultimamente? Algo como "escola da família", não sei...

:?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Voluntariado e Jesus
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2005, 17:39:06 »
Realmente, tem aquele "Amigos da Escola", vou dar uma olhada.  :)

rizk

• Visitante
Voluntariado e Jesus
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2005, 21:01:56 »
Eu já passei por isso, passei 4 meses num centro juvenil dos salesianos. O trabalho que a gente faz com a molecada é fantástico, dá um puta gosto ver eles crescendo e se ajeitando,  mas a ideologia dominante aí atrapalha pra cacete e eu não recomendo.
Chega NECESSARIAMENTE uma altura do campeonato que é você versus o MUNDO; a coordenação, a direção, os teus colegas, as famílias, alguns dos teus pitocos e a sua consciência. Não é legal não.

Uma alternativa às ongs é juntar uma turma, que seja do colégio mesmo, e trabalhar nas comunidades carentes. Geralmente cada comunidade tem um centrinho, e uma pessoa que TENTA organizar tudo, e eles são os que mais precisam de voluntariado. Troca uma idéia com seus amigos pobres, empregada, patati patata.... gente pra ajudar é que não falta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!