Tentando entender o que se passa pela cabeça dos que fazem o tipo de tortura só por sadismo, que não é nem sequer para tentar "evitar que a bomba exploda" nem nada do tipo e sobretudo tentar entender os que casos em que isso é feito só para reprimir idéias ou reprimir a etnia das pessoas e não casos de vingança por crimes hediondos que a atual vítima fez antes (esse último caso ainda dá para entender mais), mas tentando entender o tipo mais sádico puro que há, eu cheguei à conclusão que a origem disso é a mesma que leva a "brincadeiras de mau gosto", que às vezes são bastante cruéis mesmo, sobretudo nos trotes de vestibular, alguns que chegam a matar no caso das faculdades de medicina, mas mesmo "brincadeiras de mau gosto" entre amigos às vezes são bastante cruéis, e olha que são entre amigos....Eu mesmo já fiz um banco de crueldades contra o meu irmão 6 anos mais novo que eu, quando eu tinha 9 e ele 3, ou eu 12 e ele 6....Eu tenho remorsos disso, eram maldades muito grande mesmo....
E eu já livros de memórias de pessoas, contanto às vezes, no meio da narração, "brincadeiras" de mau gosto que eles fizeram ou sofreram....e também eu vi e vezes fiz também esse tipo de coisas na Internet.
Na verdade, acho que aí é que está a origem do que eu citei no primeiro paragrafo. Se as pessoas fazem essas coisas com amigos, irmãos, colegas de faculdades, o que não foram com os inimigos de ideias diferentes em guerras e ditaduras ou em etnias rivais....