Autor Tópico: Exemplos e rankings de nível de gravidade entre algumas ditaduras de direita  (Lida 482 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline LaraAS

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.386
  • Sexo: Feminino

          Eu disse em outro tópico que o fascismo italiano foi bem leve e o nazismo e o comunismo bem pesados, mas isso quanto ao fascismo italiano, que segunda Hanna Arendt  em "Origens do totalitarismo) não teve nem sequer 100 assassinatos em tempo de tempo, (menos de 100 rasos mesmo, não está faltando nenhum zero) então nesse é lenda urbana a palavra "fascista" como a encarnação do mal, embora já que tem esse significado popular, é um insulto, é ser chamado de encarnação do mal.
          No entanto isso não impede que hajam existido no século XX ditaduras de direita não nazistas bem graves também, embora em geral um pouco menos graves do que as comunistas mas também bastante graves.
          Deve dizer que eu estou falando de países ocidentais (Europa de cultura católica e protestante, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e talvez Argentina, Uruguay e Costa Rica) e semi-ocidentais (Europa de cultura cristã ortodoxa, incluindo a Rússia asiática nisso, a América Latina (com exceção talvez de Argentina, Uruguay e Costa Rica), a Africa do sul e Israel).
 
          Então vá lá o ranking de ditaduras de direita, começando das mais graves e terminando nas menos graves:

            1ª Alemanha-Áustria (as duas estavam unidas na época) nazista é claro. Milhões de assinados desarmados e inocentes de crimes hediondos e incluindo judeus e ciganos que até a ascenssão do nazismo tinham tido nacionalidade alemã e Austríaca e que só perderam essa nacionalidade por motivos racistas, e além do mais, matando a 33% dos judeus do mundo, 70% dos da Europa e 95% dos judeus de países como a Polônia e cerca da mesma proporção de ciganos, proporção muito maior da população do que os alemães desarmados e inocentes de crimes hediondos assassinados em bombardeios por exemplo e em coisas do tipo ao vivo, que somados foram cerca de 5% dos alemães. (mais 5% dos alemães mortos em combate mas isso é outra coisa).

             2ª ditadura da Croácia das décadas de 1930 e 1940 : milhões de assassinados desarmados e inocentes de crimes hediondos assassinados nas mesmas circunstancias e pelos menos motivos racistas e pelo seu governo mesmo, que não foi imposto pela Alemanha nazista, só que assassinaram um pouco menos do que a Alemanha nazista. E que foram assassinados diretamente por essa ditadura do Croácia e não só deportados por imposição da Alemanha.

             3ª ditadura da Romênia da época, mesmo coisa que a acima, só que assassinaram um pouco menos do que a Croácia.

             (No caso da Hungria de 1944 aparentemente a mesma coisa, na verdade foi um governo imposto pelos nazistas, então eu vou considerar isso como feito pelos nazistas, igualmente nos casos da Itália nazista e outros aliados dos nazistas, foram os nazistas alemães os que realmente deportaram os judeus à força, impondo isso quando já tinham o controle de fato desses países).

            4ª Ditadura de argentina de Videla e Galtiere (na década de 1970 e inicio da de 1980) 13 mil assassinados, mesma quantidade de presos sobreviventes depois de torturas com graves sequelas psíquicas. Ambos a maioria desarmados e inocentes de crimes hediondos pessoas embora seja verdade que a maioria dessas vitimas apoiavam moralmente aos terroristas montoneros, mas a maioria dessas vitimas não tinha participado realmente dos crimes montonerose e ainda uma minoria eram terroristas montoneros mesmo, às vezes até mortos em tiroteios ou em emboscadas que em se tratando de luta contra guerrilhas, talvez se possa considerar em combate, mas foram uma minoria desses mortos por essa ditadura, a maioria era de desarmados e inocentes de crimes hediondos pessoais. Mas o mais importante e grave desse caso Argentino, é a desproporção entre montoneros e anti-montoneros mortos, de cerca de 20 para 1, umas das coisas mais desproporcionais e sem ser em tiroteios nem nada do tipo (se fosse em tiroteios ou em alguma coisa do tipo, até que seria uma desproporção não tão grave,mas em se tratando de fora de tiroteios é intolerável e sem justificativa). É preciso dizer que os montoneros também faziam maltratos físicos graves, tão graves e equivalentes à tortura, só que nisso também há a mesma desproporção entre um lado e outro.

            5ª ditaduras do Uruguai e Guatemala da mesma época, quase tão graves, também varias  milhares de assassinados nessas mesmas circunstancias desproporção de cerca de 15 para 1 nas mesmas circunstâncias. Idem quanto à maltratos físicos graves equivalentes a torturas também feitos pelos guerrilheiros só que com a mesma desproporção. (Só por comparação, a ditadura de esquerda castrista de Cuba também teve mais ou menos essa mesma desproporção entre vitimas feitas por castristas e por guerrilheiros anti-castristas, e assassinou a cerca de 6 mil pessoas, a maioria desarmada e inocente de crimes hediondos, na população de   Cuba era uma quantidade tão grande como as vitimas das ditaduras do Uruguay e Guatemala), Igualmente torturados sobreviventes com graves problemas psiquicos.

          6 pinochetismo no Chile: cerca de 3 mil assassinados pela ditadura, desproporção de 10 para 1, entre assassinados pela ditadura e pelos miristas. cerca de 10 mil presos torturados e sobreviventes com graves problemas psíquicos, igualmente os miristas também faziam maltratos físicos graves, tão graves e equivalentes a torturas.


           7ª franquismo na Espanha, dezenas de milhares de assassinados, só que nesse caso a desproporção é leve de 3 para 1, igualmente os anti-franquistas também faziam torturas, no caso de torturas, não há de desproporção entre um lado e outro, ou se houver, é até invertida, alguns grupos de anti-franquistas eram torturadores notórios talvez piores do que os franquistas e com armas dadas pelo Estado legal republicano e usando delegacias e com a ajuda de policiais pagos pelo Estado legal republicano, então nesse caso se pode chamar de torturas mesmo (há uma teoria de que quando feitas por particulares o nome deve ser maltrato, mas essa teoria não é unamine, mas mesmo segundo essa, os casos das feitas por esses anti-franquistas eram torturas mesmo, e ironicamente para dizer a verdade, talvez segundo essa teoria se poderia dizer, que até abril de 1939, eram as franquistas que eram maltratos e não torturas). No caso das torturas feitas por anti-franquistas, cerca de 40% atingiam a outros anti-franquistas (pelo menos assim antes do trauma) ou então a pessoas que tentavam ser neutras (pelo menos antes do trauma) proporção bem maior do que a o franquismo, que provavelmente entre suas vitimas de torturas só em 10% dos casos fossem esse o caso.

           8ª ditadura brasileira de entre 1964-1985, cerca de 400 assassinados pela ditadura por motivos políticos ou então para combater guerrilhas, mais cerca de 2000 torturados pela ditadura pelo menos motivo, desproporção de 2 para 1, igualmente a guerrilha também fazia maltratos físicos graves equivalentes tão graves quanto e equivalentes a tortura, e também em cerca de proporção de 2 para 1, na verdade, se pode dizer que guerrilhas são um proto-Estado, coisa que o próprio franquismo espanhol era até abril de 1939.

           9ª  fascismo italiano: Só cerca de 70 (não está faltando nem um zero, são 70 rasos mesmo) italianos mortos em tempo de paz formal. uns 500 torturados a maioria desarmados e inocente de crimes de sangue.

           10ª Salazarismo: só 9 (igualmente não falta nenhum zero, são 9 rasos mesmos) portugueses assassinados por essa ditadura.

           11ª ditadura de Miguel Primo de Rivera na Espanha (entre 1923 e 1930) : NENHUM assassinado pela ditadura nem por motivos políticos nem em combate a guerrilhas. No máximo uns 100 espanhóis torturados por essa teoria. Curiosamente essa ditadura usava multas retidas na fonte como principal método de repressão e funcionava.

           

               
             

       
           

Offline LaraAS

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.386
  • Sexo: Feminino
Re:Exemplos e rankings de nível de gravidade entre algumas ditaduras de direita
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2012, 09:42:39 »


       Ah....no caso da minha dúvida entre a classificação de ocidente ou de semi-ocidente para a Argentina, Uruguay e Costa Rica, é por que a população desses países é de pessoas ou 100% ou em outros casos pelo de no mínimo de 95%de antepassados europeus da parte de cultura católica e protestante da Europa.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!