Autor Tópico: Censura: Literatura cubana está proibida nos EUA  (Lida 530 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Censura: Literatura cubana está proibida nos EUA
« Online: 13 de Dezembro de 2012, 21:08:03 »
Censura: Literatura cubana está proibida nos EUA
Postado em: 11 dez 2012 às 23:17

O prejuízo econômico causado ao povo de Cuba pela aplicação do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, considerando a depreciação do dólar frente ao valor do ouro no mercado internacional, chega a 1,66 trilhões de dólares

O mercado editorial dos Estados Unidos está fechado para os autores cubanos que residem na ilha e as publicações produzidas no país, denunciou em Havana o Ministério de Cultura.

O vazio pela falta de informação das instituições estadunidenses sobre o processo literário cubano é ocupado por autores emigrados que escrevem contra a revolução e os apresentam como “literatura cubana”, o que constitui uma manobra política, assegura um relatório sobre os principais problemas causado pelo bloqueio dos Estados Unidos ao setor cultural.

Na edição 25 da Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2011, no México, os organizadores advertiram bibliotecários, livreiros e distribuidores estadunidenses presentes no evento, que se abstivessem de adquirir livros de qualquer tipo produzidos em Cuba, pois o governo dessa nação sancionaria tais compras, expõe o documento.

Essa proibição é extensiva também à venda de editoras e comercializadores estadunidenses, que não podem assinar contratos ou receber pagamentos de instituições cubanas.

Revistas e outras publicações periódicas também fecharam seu fluxo em ambas as direções, e a mais recente medida foi contra o maior distribuidor estadunidense destes artigos, EBSCO Subscription Services, que ficou impossibilitado, desde dezembro de 2006, de efetuar ou receber pagamentos de Cuba, ou através de terceiros, tendo assim que cancelar todos os pedidos.

A partir dessa data, as universidades e instituições dos Estados Unidos não recebem mais tais serviços, apesar de que já eram rigorosos no cumprimento de medidas restritivas que lhes impediam de fazer distribuições massivas. As publicações cubanas eram para as bibliotecas.

Gestões especiais permitiram que representantes cubanos assistissem à Feira do Livro de Porto Rico em 2011, onde com grande sucesso foram apresentados títulos da Edições Cubanas, mas apesar disso o bloqueio motivou o cancelamento de contratos com alguns clientes desse território colonial, como Forsa Editores e a Universidade de Porto Rico.

O relatório enfatiza o recrudecimento das medidas durante os últimos anos, e usa como exemplo o fato de que nos intercâmbios culturais e comerciais, as contratações excepcionalmente autorizadas se reduziram em mais do 85% com respeito a 2001.

De acordo com autoridades cubanas, o prejuízo econômico causado ao povo de Cuba pela aplicação do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, até dezembro de 2011, considerando a depreciação do dólar frente ao valor do ouro no mercado internacional, chega a 1,66 trilhões de dólares.

Prensa Latina

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/censura-literatura-cubana-esta-proibida-nos-eua.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Censura: Literatura cubana está proibida nos EUA
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2012, 21:18:48 »
Prensa Latina?

Hhhuuummm... Não sei, não...
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:42:22 »
O mercado editorial dos Estados Unidos está fechado para os autores cubanos que residem na ilha e as publicações produzidas no país, denunciou em Havana o Ministério de Cultura.

E quem publica algo em Cuba que não seja autorizado pelos Castro? Não vejo motivo para o governo americano autorizar panfletagem do Castro dentro de seu território.

E como a moeda tem dois lados, pergunto: Por acaso o governo cubanos permite livros de autores americanos em Cuba?

Acho que o Ministério da Cultura cubano se esqueceu de comentar essa parte.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:52:37 »
Se os EUA deixassem os livros cubanos, a democracia norte America não iria agüentar tamanho impacto.. Nossa...

Duvido que seja censura, deve ser visto (acho) como fruto do embargo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2012, 23:54:39 »
Prensa Latina?

Hhhuuummm... Não sei, não...

2

Os EUA não são disso.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2012, 11:49:45 »
Eu também achei a notícia super curiosa, até por isso postei aqui, ver se alguém poderia esclarecer mais sobre o assunto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2012, 14:30:59 »
Eu não me surpreenderia em nada se, em decorrência do embargo livros cubanos não chegassem aos EUA, a menos que houvesse alguma exceção para esse caso, o que não acho que deva ser lá muito provável. De qualquer forma os americanos interessados devem poder comprar o que os cubanos podem exportar para outros países numa boa, importando destes.

Eu não consigo deixar de achar irônica toda essa choradeira sobre um só país fazendo esse embargo, vindo de um país/dos defensores de um país que supstamente tem uma economia superior, que deveria servir de modelo para o resto do mundo. É como se Cuba se declarasse uma coitadinha dependente da economia dos dos EUA, implorando por esmola ou anexação. Como se ao não comercializar com o país estivesse efetivamente se causando dano a eles. Não me espantaria em encontrar textos com analogias como "o embargo que devasta e mata mais que bombas". Mas os EUA e seu capitalismo fadado ao fracasso não entrarão logo em ruína de qualquer jeito? É só o que se ouve depois da crise de 2008, que seria praticamente um prognóstico de estado catatônico terminal desse sistema econômico cruel. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!