Autor Tópico: Titio Nietzsche com sua marreta desconstruindo estruturas carcomidas...  (Lida 1332 vezes)

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
Titio Nietzsche com sua marreta desconstruindo estruturas carcomidas...
« Online: 14 de Dezembro de 2012, 18:27:56 »
Vamos pensar um pouco sobre esse nosso modelo racional, em quem fundamos todo um conjunto de crenças e de que temos muita dificuldade em se desapegar um pouco?

Essas duas palestras, pra quem interessar são muito boas. Nelas vai se falar um pouco sobre essa nossa construção de um modelo racional que nos aprisiona e que não sendo negado completamente, pois é obvio que a ciência precisa dele e jamais abrirá mão, pode ser um pouco desconstruído para abrirmos novas perspectivas em nossas vidas. Nós não somos máquinas para operarmos dentro de modelos e regras puramente técnicas, nós temos afetos que precisam ser mais bem explorados.

Nunca é demais usar a velha marreta do titio Nietzsche pra arrebentar com essas velhas estruturas que não nos deixam ver novas possibilidades para além deste homem moderno niilista em que nos transformamos...  A vida pode ser menos razão e mais afetos, menos estruturas rígidas de saberes e de verdades e mais arte. Menos niilismo e negação de um homem-cientista que nega a tal ponto esse mundo que quer "consertá-lo" a seu bel prazer, e nos tornarmos mais artistas, expressando subjetividades e afetos livremente, aceitando nossa condição de entes da natureza para além de entes maquinas em devir que estamos construindo...

('Nomear é dar forma ao mundo' com Viviane Mosè )

(Café Filosófico Especial Nietzsche - Por Viviane Mosé)
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 18:30:11 por AleYsatis »
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Titio Nietzsche com sua marreta desconstruindo estruturas carcomidas...
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2012, 18:59:13 »
[...]
Menos niilismo e negação de um homem-cientista que nega a tal ponto esse mundo que quer "consertá-lo" a seu bel prazer, e nos tornarmos mais artistas, expressando subjetividades e afetos livremente, aceitando nossa condição de entes da natureza para além de entes maquinas em devir que estamos construindo...

Um "homem-cientista" não "nega este mundo" de maneira nenhuma e nem quer "conserta-lo". Ele quer, acima de qualquer coisa, entende-lo.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2012, 19:06:11 »
[...]
Menos niilismo e negação de um homem-cientista que nega a tal ponto esse mundo que quer "consertá-lo" a seu bel prazer, e nos tornarmos mais artistas, expressando subjetividades e afetos livremente, aceitando nossa condição de entes da natureza para além de entes maquinas em devir que estamos construindo...

Um "homem-cientista" não "nega este mundo" de maneira nenhuma e nem quer "conserta-lo". Ele quer, acima de qualquer coisa, entende-lo.

Esse é o papel da ciência.

O Homem científico quer compreender o que se passa em sua volta, mas você (ou vocês) não acha(m) que esse tipo de homem fica um pouco imcompleto?

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2012, 20:06:25 »
[...]

O Homem científico quer compreender o que se passa em sua volta, mas você (ou vocês) não acha(m) que esse tipo de homem fica um pouco imcompleto?
Para Nietzsche a ciência é tão niilista como a religião. Veja o que é niilismo para ele? Niilismo é negação, é negar este mundo tal como está dado e querer construir algum outro. O Crente é niilista porque nega esse mundo ao crer que precise existir um outro que é onde estão as verdade. Isos porque o cristianismo vem do platonismo que disse que existem dois mundo este e o mundo das ideias claras. O Cientista também nega o mundo ao querer modifica-lo e mesmo ao querer entende-lo. Veja se quero entender algo é porque já não aceito o mundo como está dado, já não aceito por exemplo minha ignorância, já criei aqui uma negação do homem como tal, ou seja, como ser que possui dúvidas e que essas duvidas devem ser antes aceitas que sanadas pela suposta descoberta de uma verdade. É novamente o modelo racional operando, eu já preciso crer que existe uma verdade que não é subjetiva, é externa a mim e que dai eu pela minha dúvida vou procurá-la. Pronto neguei a mim, enquanto aquilo que sou, e sou niilista porque como o religioso criei um outro mundo (que é a própria ideia de verdade) que vou passar a vida perseguindo...
O, Death
O, Death

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:05:50 »
[...]

Porque você acha isto?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:14:25 »
[...]
O Cientista também nega o mundo ao querer modifica-lo e mesmo ao querer entende-lo.

Os cientistas não pretendem modificar o mundo. Querem entende-lo. E deste modo não vejo como isto pode ser uma 'negação do mundo'.

Veja se quero entender algo é porque já não aceito o mundo como está dado, já não aceito por exemplo minha ignorância, já criei aqui uma negação do homem como tal, ou seja, como ser que possui dúvidas e que essas duvidas devem ser antes aceitas que sanadas pela suposta descoberta de uma verdade.

O 'desejar entender algo' não implica em modifica-lo e muito menos em nega-lo. Além disto, o que você está propondo e enaltecendo é uma atitude de passividade e conformismo introspectiva da humanidade e que não tem relação alguma com o nosso desejo de conhecer e entender a Natureza.

É novamente o modelo racional operando, eu já preciso crer que existe uma verdade que não é subjetiva, é externa a mim e que dai eu pela minha dúvida vou procurá-la.

O Universo está "se lixando" para o que os seres humanos querem ou precisam, porque muito antes dos humanos existirem, tanto o planeta como o Universo já se faziam presentes. O que também me parece óbvio, é claro.
Foto USGS

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:30:51 »
Isso quem está dizendo não sou eu, é Nietzsche...  Eu só concordo. Veja não é passividade, você está confundindo as coisas... Não estar subordinado a uma ideia  de verdade não significa estar estático, pelo contrário é NUNCA parar... Se você encontra uma verdade, seja qual for, você se restringiu, você estacionou, você parou aquilo mesmo que você é, um ser de dúvida... Mesmo que essa verdade que você encontrou seja a própria Idea de verdade e da razão. Para Nietzsche isso é niilismo e é negar este mundo em prol de um outro como a religião faz. O "outro mundo" da ciência é a ideia de verdade... Se eu acredito que a verdade existe eu passarei minha vida toda procurando-a, ou seja, passarei minha vida vivendo através deste mero conceito, estou fora do mundo natural e imanente, não estou vivendo minhas pulsões e potencias puramente, estou sempre procurando algo que está além de mim...

Se tiver tempo e interesse veja o 1º vídeo que postei, ela faz uma explicação meio superficial disso, mas que já é mais do que eu consigo dar aqui... Ou melhor, leia Nietzsche, recomendação suprema de leitura para todos, o mundo precisa ler mais esse maluco  :lol:
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2012, 00:32:52 por AleYsatis »
O, Death
O, Death

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:35:56 »
Alguém ainda leva a sério esse tipo de pensamento? Digo, alguém além de bicho-grilo que vive de fazer escultura de durepox em São Tomé das Letras?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:39:12 »
Alguém ainda leva a sério esse tipo de pensamento? Digo, alguém além de bicho-grilo que vive de fazer escultura de durepox em São Tomé das Letras?
:histeria:

Você fala ainda como se fosse um pensamento velho... Desculpa ai quem ainda acha que ta no iluminismo...  :biglol:

PS: "O Anti Cristo" vocês curtem, aposto...
O, Death
O, Death

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:53:23 »
:histeria:

Você fala ainda como se fosse um pensamento velho... Desculpa ai quem ainda acha que ta no iluminismo...  :biglol:

PS: "O Anti Cristo" vocês curtem, aposto...

Não que seja velho, mas quando e novidade as pessoas ainda param e escutam, depois de um tempo, vendo que não sai nada dai as pessoas param de dar crédito. Menos é claro os forrozeiros universitarios pés sujos. :lol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2012, 05:34:50 »
Projeção é isso que Aleysatis está fazendo.

Duvidar das coisas, ficar preso no próprio pensamento, e talvez um pouquinho de regras e rigidez vindas de casa ou da infância. Eu diria que é uma pessoa que não consegue se ajustar. Mas a ciência e as pessoas não tem nada a ver com isso...Sabe porque o homem busca entender a natureza?

Por causa disso:

E um pouco mais recente:

É a catástrofe que faz isso. Entender o porque isso acontece, como isso acontece e tentar controlar isso é uma das coisas que impulsiona o conhecimento. Se for pra viver só de introspecção, sentimentos e arte, voltaremos pra idade média e pras fogueiras, e pras doenças e pra fome e escravidão e pra um monte de outras coisas que foram amenizadas com o conhecimento.

Mas como você disse Aleysatis, isso tudo é ilusão, vai que não criaram nenhum método de higienização que preveniu milhares de pessoas de serem infectadas por doenças comuns no passado, vai que vacinas sejam ilusão, água encanada, eletricidade, remédios.... vai que nem tiraram ainda o homossexualismo da lista de doenças mentais... porque se estamos tão estagnados, nem devem ter tirado o homossexualismo da lista de doenças mentais há menos de 20 anos.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2012, 06:40:45 »
Sinceramente não sei... Será? Projeção no sentido da psicologia você diz? A projeção não é quando a pessoa atribui algo inconsciente dela nos outros justamente porque não suporta aquilo na consciência? Então eu teria que ser, por exemplo, um gay enrustido e eu não sou. E também teria que atribuir o que sou a todo mundo. E definitivamente não faço isso, é por saber que a GRANDE maioria das pessoas não são e não pensam como eu, é que eu me proponho a fazer debates com quem pensa diferente... Pra que vou fazer debates com pessoas que pensam exatamente como eu? Eu quero aprender, eu quero descobrir coisas, eu quero mudar e é para isso serve uma discussão dialética. É só numa oposição de opostos que uma síntese pode surgir, que é o surgimento de algo novo que não estava nem num nem noutro ponto de vista.

Então, aqui já entra uma outra questão, nem tudo o que defendo numa discussão é exatamente o que penso de fato. Se discuto com crentes fundamentalistas sou ateu radical. Se discuto com ateus posso me colocar como um espiritualista, se discuto com céticos vou atacar a razão... Aqui no fórum sou um mero avatar não se esqueça...

Agora, mesmo que eu esteja fazendo isso, me projetando e tal, não vejo no que isso invalidaria as coisas que digo... Essas precisam ser refutadas por elas mesmas. Lembrei de um professor meu agora, hegeliano, que restringia sua critica a Nitzsche dizendo: “era um louco que morreu abraçando um cavalo” Ta, mas e ai, o que a loucura de alguém diz contra seus argumentos?

Quanto a sua ideia de progresso, é uma ideia iluminista e como faço uma critica a modernidade não compartilho dela também. Não vejo grandes progressos não. Cadê. Só porque estou aqui confortável no meu computador? E a Africa? E os BILHÕES de seres humanos vivendo e morrendo de miséria? Cade o progresso para eles? Cadê o progresso para as mulheres que ainda morrem? Cadê para os gays que se expressarem afeto na rua como qualquer pessoa estão sujeitos a serem agredidos? Cadê? Alias cade o progresso mesmo para aqueles ajustadinhos e sortudos das classes médias e altas, se a taxa de doenças como depressão beira uma pandemia. Como Nietzsche diz "o homem moderno é doente de si mesmo. "

Então, sinceramente não vejo esse mundo perfeito que você vê. Talvez por minha vivencia mesmo, já que você cogitou sobre ela, talvez por ter nascido pobre, gay numa família evangélica e conservadora... Enfim, vejo um outro mundo...

Estão ai duas grandes guerras e centenas de outras nos últimos séculos, uma pandemia de doenças psicológicas e um planeta se esgotando em recursos naturais, para mostrar que o nosso modelo não pôde corrigir o mundo e o homem... Porque talvez o homem não possa ser corrigido, ou talvez precisemos realizar novas mudanças de paradigma para tentar novamente mudanças mais efetivas...

Eu não afirmo nada, só não vejo onde o questionamento se insere como negativo. É claro que eu não sou cego para os avanços da ciência, da medicina, mas será que devemos parar de questionar então. Se melhorou prum lado, fodeu por outros...

Não proponho jamais abandonarmos a ciência ou querer que todos pensem como eu, pelo contrário. O mundo precisa de contrapontos, de contradições... De pessoas diferentes justamente. Precisa de um Hegel botando ordem e de um Nietzsche tentando bagunçar... Ótimo que existam cientistas, quando preciso e fico doente são eles que me salvam, alguém precisa estar com os pés no chão, olhando a materialidade das coisas, agora, precisam existir pessoas introspectivas também como você chamou ai. Alguém precisa estar fazendo as criticas também, é simples assim, e essas podem ser refutadas, mas não a pessoa que as fez...
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2012, 06:54:24 por AleYsatis »
O, Death
O, Death

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2012, 10:52:46 »
[...]

Porque você acha isto?

Nós vivemos hoje em um mundo onde predomina o paradigma científico. Por mais que a pseudo-ciência, o misticismo e o obscurantismo religioso sejam parte de nossas vidas, todos vivem, mesmo os idiotas que bradam contra a ciência ateista, de certo modo como se o mundo fosse 100% determinista e que somos incapazes de atuar como "agentes modificantes proativos" do nosso meio.

Eu penso no Cientista. O Cientista é um forista que eu sempre leio os seus posts, eu realmente valorizo o que ele escreve. Ele tem umas opniões do que é ciencia e do que é o universo que realmente não dão para ser digeridas por qualquer um que não seja uma "máquina cognitiva 100% determinista". Pelas ideias do cientista o Carl Sagan é uma espécie de místico enrustido, é espiritualista mas não percebe que é. Acho até que o forista Feynman já foi "acusado" de misticismo pelo cientista.

Só que eu vejo o cientista* como uma pessoa totalmente coerente com o paradigma científico atual. Pelo paradigma científico atual o ninguém pode  achar que é algo mais que um monte de fenômenos ilusórios resultantes da rede neural. O Carl Sagan jamais poderia ter escrito os últimos capítulos do "O Mundo Assombrado pelos Demônios" se ele não fosse um "místico enrustido" E quem leu algum livro do Sagan além do "O.M.A.P.D." sabe que esse assunto, o homem tomando as rédeas de si mesmo e do mundo, saindo racionalmente e ativamente da "adolescencia tecnológica", era, depois da ciência, o assunto que ele mais defendia. Em todos os seus livros há capítulos que falam sobre isso. Pelo paradigma científico, o qual o forista Cientista é 100% fiel e sem contradições, isso só é uma possibilidade nas ilusões de quem acha que é mais que mera ilusão (e vamos dar o desconto a incoerência que é o cientista pensar assim, se somos máquinas 100% deterministas como vamos perceber nossos erros e corrigí-los?).

A maioria aqui via e vê que o que o cientista prega não condiz com o que nós experimentamos conosco mesmo, eu não sei vocês, os fenômenos mentais são inevitavelmente fenomenos em primeira pessoa, mas eu não sou uma "máquina cognitiva com ilusão de livre arbítrio".

Eu acho que é um erro muito comum e que os entusiastas da ciência cometem inconscientemente o "achar que a ciência é tudo que o mundo é". A ciência é uma tentativa, a única que é eficaz, do homem de tentar entender a realidade que o cerca. A realidade é muito maior que a ciência. E tem coisas que a ciência não consegue ainda explicar, sendo que é muito possível que ela nunca consiga. Um exemplo extremamente forte é que não é incomum pessoas com um pensamento científico altamente desenvolvido, menosprezarem a consciência humana devido ao fato de ela ser 100% subjetiva.

Nós somos subjetividade pura tentando compreender um mundo. O objeto de estudo mais importante de todos não é estudável.

Eu acho que o homem científico é imcompleto por somente tentar entender o que é objetivo e sem ambições de tentar modificar o seu ambiente de forma racional, eu acho que ele acaba desprezando coisas que todos nós sabemos que existem mas que não são plausíveis de entendimento científico. Eu acho que a ciência é uma faceta do homem-completo. O pensamento científico é um instrumento do homem completo.

* Eu considero bastante a hipótese do Cientista ser o mais esperto espiritualista que eu já vi na vida. Ele tem um profundo conhecimento de ciência, de física, tem um nível cultural de dar inveja, eu considero a hipótese de ele, sendo um espiritualista, estar dando uma de troll científico. Usando o paradigma científico na sua forma extrema (que é a única possível de ser usada) para demonstrar que ele não pode abarcar o homem na sua totalidade.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2012, 11:07:39 »
Um adendo.

Eu acredito, como 99,9% aqui que o mundo é sim determinista e que milagres não existem. Só que eu não consigo me encaixar nesse determinismo todo, e isso eu só posso falar por mim, não sei como são os fenômenos mentais na cabeça das outras pessoas. Se eu não sou uma máquina determinista e estou inserido em um mundo 100% determinista, se meu cérebro é uma máquina 100% determinista (e a ciência sabe que ele é), mas minha mente não atua como 100% determinista a única conclusão que eu posso tirar desse fato é que minha mente é algo que transcende esse mundo.

Minhas evidências anedóticas não servem para construir conhecimento científico com validade suficiente para convencer terceiros dessa "verdade", mas terceiros não podem dizer que elas não servem para eu aventar uma possibilidade pessoal.

Mesmo porque isso eu coloco como uma POSSIBILIDADE apenas, eu realmente gostaria de ser como os religiosos e não necessitar de algo maior que a fé, mas eu não consigo. Eu (hoje em dia muito menos) sempre tive bem claro na cabeça que isso pode muito bem ser um wishful thinking.

Eu quero saber a verdade sem historinhas de gnomos, só que eu não quero deixar nada de lado.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2012, 19:49:34 »
Exatamente o homem cientista tem medo, Nietzsche diz exatamente isso, para ele o que a religiosidade e o que leva ao cientificismo radical são niilismos, negações dessa vida empreendidos sempre pelo medo. Medo de perder o chão. É claro que a ciência é a que melhor conhece esse mundo, mas ela conhece tudo? Você falou da mente, a ciência não está NEM PERTO de COMEÇAR a pensar a mente. Digo a MENTE não o processo físico-químico que a sustenta. Qualquer hora se tiver tempo quero discutir isso com vocês, porque a minha grande área de interesse mesmo é justamente a Filosofia da Mente, onde pretendo fazer pesquisa um dia, quem sabe. Mas de qualquer forma, o home-cientista tem muito medo de se perguntar essas coisa, ela vai dizer "já sabemos o que ela é uma maquina de eletroencefalograma nos mostra" Ah por favor, quero conhecer a MENTE em si, saber o que é esse observador quando visto de DENTRO DE SI próprio.

É obvio que, provavelmente, tudo isso é uma construção da materialidade do cérebro, mas é uma materialidade que se dobra sobre si mesmo, transcende tempo e espaço, já que criou as ideias de passado e futuro, e mais, é uma materialidade que tem o poder de criar coisas que não existem na materialidade real do mundo pela imaginação, por exemplo. Um robo com dispositivos e sensores poderia ver o mundo, sentir o mundo, nós de alguma forma nos desdobramos de nós mesmo, saímos de nós pela abstração a ponto de conseguir nos ver vendo, nos ver falando, enfim... É uma das coisas mais fantásticas e mais negligenciadas pela ciência contemporânea que ainda está preza a ideias modernos meramente mecanicistas... Uma hora é preciso se ariscar sem medo para dar um passo além do séc 17, por favor...
O, Death
O, Death

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2012, 00:22:20 »
Eita Aleysatis!  Já leu Candido de Voltaire?  Acho que ce ta precisando cultivar um jardim...  :hihi:
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2012, 05:16:52 »
Eita Aleysatis!  Já leu Candido de Voltaire?  Acho que ce ta precisando cultivar um jardim...  :hihi:
Não li não, no momento deixa esses iluministas pra lá, estou me dedicando aos contemporâneos e aos antigos... Mas com certeza ainda lerei :)

Mas até lá, e diz o que quis dizer ai vai? Preciso me concentrar em coisas mais cotidianas é isso, voltar um pouco pra terra ao invés de tanta especulação filosófica?? É isso?
O, Death
O, Death

Offline Totenkopf

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2012, 02:57:28 »
[...]

Acho que ela escolheu a palavra certa no contexto errado...ou a nossa interpretação nos levou a outro caminho. A critica principal tanto a ciencia quanto a religião são os seus métodos. A nossa base de conhecimento e nossa criação de valores. A igreja inverteu esses valores ,por mais que não tenha sentido falar em valores quando se trata de Nietzsche. A critica a ciencia vai no sentido da crítica ao racionalismo e na criação das verdades. Ao tomarmos certas coisas como verdades ofuscamos nosso campo de visão e quando alguém consegue derrubar uma dessas verdade acontece uma revolução na ciência (Newton,Maxwell,Einstein,Planck,Feynman,etc). O problema é que se cria uma nova verdade...e fica esse ciclo sem fim...restrito preso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!