Sinceramente não sei... Será? Projeção no sentido da psicologia você diz? A projeção não é quando a pessoa atribui algo inconsciente dela nos outros justamente porque não suporta aquilo na consciência? Então eu teria que ser, por exemplo, um gay enrustido e eu não sou. E também teria que atribuir o que sou a todo mundo. E definitivamente não faço isso, é por saber que a GRANDE maioria das pessoas não são e não pensam como eu, é que eu me proponho a fazer debates com quem pensa diferente... Pra que vou fazer debates com pessoas que pensam exatamente como eu? Eu quero aprender, eu quero descobrir coisas, eu quero mudar e é para isso serve uma discussão dialética. É só numa oposição de opostos que uma síntese pode surgir, que é o surgimento de algo novo que não estava nem num nem noutro ponto de vista.
Então, aqui já entra uma outra questão, nem tudo o que defendo numa discussão é exatamente o que penso de fato. Se discuto com crentes fundamentalistas sou ateu radical. Se discuto com ateus posso me colocar como um espiritualista, se discuto com céticos vou atacar a razão... Aqui no fórum sou um mero avatar não se esqueça...
Agora, mesmo que eu esteja fazendo isso, me projetando e tal, não vejo no que isso invalidaria as coisas que digo... Essas precisam ser refutadas por elas mesmas. Lembrei de um professor meu agora, hegeliano, que restringia sua critica a Nitzsche dizendo: “era um louco que morreu abraçando um cavalo” Ta, mas e ai, o que a loucura de alguém diz contra seus argumentos?
Quanto a sua ideia de progresso, é uma ideia iluminista e como faço uma critica a modernidade não compartilho dela também. Não vejo grandes progressos não. Cadê. Só porque estou aqui confortável no meu computador? E a Africa? E os BILHÕES de seres humanos vivendo e morrendo de miséria? Cade o progresso para eles? Cadê o progresso para as mulheres que ainda morrem? Cadê para os gays que se expressarem afeto na rua como qualquer pessoa estão sujeitos a serem agredidos? Cadê? Alias cade o progresso mesmo para aqueles ajustadinhos e sortudos das classes médias e altas, se a taxa de doenças como depressão beira uma pandemia. Como Nietzsche diz "o homem moderno é doente de si mesmo. "
Então, sinceramente não vejo esse mundo perfeito que você vê. Talvez por minha vivencia mesmo, já que você cogitou sobre ela, talvez por ter nascido pobre, gay numa família evangélica e conservadora... Enfim, vejo um outro mundo...
Estão ai duas grandes guerras e centenas de outras nos últimos séculos, uma pandemia de doenças psicológicas e um planeta se esgotando em recursos naturais, para mostrar que o nosso modelo não pôde corrigir o mundo e o homem... Porque talvez o homem não possa ser corrigido, ou talvez precisemos realizar novas mudanças de paradigma para tentar novamente mudanças mais efetivas...
Eu não afirmo nada, só não vejo onde o questionamento se insere como negativo. É claro que eu não sou cego para os avanços da ciência, da medicina, mas será que devemos parar de questionar então. Se melhorou prum lado, fodeu por outros...
Não proponho jamais abandonarmos a ciência ou querer que todos pensem como eu, pelo contrário. O mundo precisa de contrapontos, de contradições... De pessoas diferentes justamente. Precisa de um Hegel botando ordem e de um Nietzsche tentando bagunçar... Ótimo que existam cientistas, quando preciso e fico doente são eles que me salvam, alguém precisa estar com os pés no chão, olhando a materialidade das coisas, agora, precisam existir pessoas introspectivas também como você chamou ai. Alguém precisa estar fazendo as criticas também, é simples assim, e essas podem ser refutadas, mas não a pessoa que as fez...