Autor Tópico: Disseminadores mensagens céticas  (Lida 1076 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Disseminadores mensagens céticas
« Online: 15 de Dezembro de 2012, 04:11:53 »
Estou vendo alguns debates de religiosos com céticos e me espanta como os mais famosos céticos do mundo muitas vezes desempenham muito mal em debates em questões que qualquer cético mais experimentado poderia refutar.

Ben Stein e Richard D.

Maher versus O'Reilly

http://www.youtube.com/watch?nomobile=1&v=g-WaCBl_we4

Alguém sabe de uma boa performance desses figurões céticos na mídia main stream?

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2012, 06:02:00 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Disseminadores mensagens céticas
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2012, 04:33:05 »
Gosto desse cara, Jon Stewart, veja o desempenho no O'Really show

http://www.youtube.com/watch?nomobile=1&v=Im8WhG-8FGw

Não sei se é cético, mas é liberal e bem rápido
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2012, 14:54:04 »
Até hoje fico meio atônito em quase-lembrar de um debate do Shermer com um criacionista, acho que o Kent Hovind. Parece até que Deus está ajudando o criacionista/trolando, se você quisesse "escrever" as duas partes de um debate onde o cara que defende a ciência sai perdendo, teria dificuldade em fazer algo melhor do que aquilo. Ou ao menos essa foi a impressão que ficou, talvez tenha se exagerado com o tempo, uma vez que não me lembro de nada. Nada contra o Shermer.

Eu não vi muitos debates em vídeo, nem li. Me lembro vagamente de ter visto ao menos parte de outros dois, um com os caras do "rational response squad" (que acho que talvez nem exista mais) debatendo o Ray Comfort e o carinha do "growing pains", esse parece ter se transcorrido melhor, esses caras em particular talvez sejam o melhor exemplo possível de lei de Poe.

Também vi um trecho de outro cujos participantes não me lembro, mas acho que talvez o criacionista fosse o Hovind de novo. O outro acho que era algum tipo de antropólogo, mas talvez não tivesse nenhuma formação da área, não tenho certeza. O foco do trecho que vi era evolução humana, e embora não tão lei de Poe quanto o outro caso, os argumentos do criacionista acho que eram aqueles que exigem uma boa dose de esforço para serem engolidos até mesmo por quem queira fazê-lo. em dificuldade de traçar uma linha divisória clara entre hominídeos/antropóides humanos e não-humanos no registro fóssil, ele se esquivava dizendo que não é possível provar que aquele dado indivíduo/espécime teve filhos... chega a ser impressionante que alguém possa cair por essa... será que realmente é muito comum que as pessoas tenham essa noção, em vez de entenderem a importância dos espécimes como representantes de uma linhagem com praticamente todos os indivíduos procriando e dando continuidade a ela (mas sem importância alguma quanto ao espécime individual), supõe que eles fossem importantes "individualmente", meio como se a australopiteco "Lucy" fosse uma versão científica da "Eva" bíblica, individualmente a ancestral de toda humanidade?

Porque ao menos esse argumento se desculparia por pura falta de conhecimento, enquanto já me parece requerer um esforço sobre-humano realmente acreditar na idéia de que "OK, essas espécies/formas são parecidas, tal como se fossem mesmo biologiacamente aparentadas, tal como raças de cães, ou espécies que eu aceito serem aparentadas, mas não dá para realmente provar que elas são realmente aparentadas apenas porque elas têm todas as características que se esperaria disso, poderia igulamente ser que fossem criações independentes por mágica, brotando da terra já com essas características similares".

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2012, 03:22:00 »
os caras são bons retóricos, estudam isso.

If you don't live for something you'll die for nothing.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!