A questão da energia nuclear é um caso interessante dessa postura ambientalista extremada. A ideologia corrente é de que toda a energia de que nós necessitamos pode e deve ser obtida de fontes como a energia solar ou eólica, ou alguns tipos mais alternativos, como a energia das marés, ou aqueles "fornos" solares gigantes.
É uma ideologia bonita e parece ser de fato ma preocupação sincera, mas os fatos dizem que em termos de eficiência, escala, confiabilidade, viabilidade, etc, essas alternativas não servem muito, talvez mais como um complemento a um sistema baseado em uma fonte perene.
Quanto as opções disponíveis que são realistas de se implementar sempre tem alguma coisa que determinados grupos vem babando contra. As termoelétricas tem seus problemas óbvios, as hidroelétricas ultimamente tem causado muito rebuliço, (vide Belo Monte que graças as modificações para agradar aos ambientalistas quase perde sua razão de ser) e as termonucleares que depois de Fukushima e todo o alarde da mídia sobre o apocalipse nuclear que estava por vir, tornaram sua implementação muito impopular, embora seja talvez a melhor alternativa disponível para se reduzir as emissões de CO2 de maneira abrangente, além de ser extremamente segura. (Creio que após Fukushima as normas devem ter se tornado até mais severas).
Eu particularmente não tenho boas perspectivas para o futuro.