Um bom resumo da situação original do "elevatorgate" é o seguinte:
Rebecca Watson comentou em uma de suas palestras qualquer coisa sobre como não gosta de ser "objetificada" e/ou "sexualizada";
No mesmo dia, depois de estar conversando com um monte de gente (que assistia a palestra) lá pelas 3-4 da manhã num bar do hotel, ia para o seu quarto, alguma dessas pessoas foi até o elevador junto com ela e sugeriu algo como ir para o quarto dele para tomar um café e continuar discutindo. Ela declinou o convite e foram cada um para os seus respectivos quartos.
Algum tempo depois ela postou um vídeo sobre como achou o incidente desconfortável (novamente colocando os termos como "objetificação" e "sexualização") e sugeriu aos homens que não agissem assim.
Até aí parece que não aconteceu nada demais, exceto por talvez a RW ter associado em uma de suas palestras uma outra garota que só discordava dela em um ponto ou outro às pessoas que a ameaçavam de morte e estupro. Mas não sei se isso foi antes ou depois.
Mas principalmente desengatado pelo vídeo dela, homens (na maioria homens) acharam aquilo também um insulto, uns começaram a se ver acusados de estupradores em potencial -- não sei se pelo vídeo apenas ou se pela continuidade da discussão sobre ele nos comentários dos blogs, onde a coisa foi criando um "contínuo" entre caras que talvez não dêem as melhores cantadas (ou abordagens não-sexuais ambiguas) possíveis/não tenham muito tato/percepção de quanto são atraentes/etc, a tipos de falta de educação e desrespeito mais graves, talvez discriminação, e até estupro/"cultura do estupro" e etc. Talvez tenha sido aqui, e não antes, que RW colocou a garota que não concordava com tudo que ela dizia no mesmo saco de quem mandava ameaças de estupro e assassinato, mas acho que foi numa palestra, não em blog. E então a coisa acabou toda se confundindo, e não faltam relatos distorcidos fazendo a RW parecer ter conseguido se esquivar com sorte sem violência dos avanços de um pervertido que a "seguiu" até o elevador. Você até imagina um cara despenteado, que parece estar vestindo só sobretudo e sapatos, com olhos esbugalhados, tiques faciais meio inquietantes, e um sorriso insano. Como estupro entrou em pauta, houve então tanto teorias exageradas de "todo homem é um estuprador potencial" quanto as contra-argumentações mais absurdamente ridículas que se puder imaginar, coisas do tipo "a maioria das mulheres fantasia com estupro". Parece coisa de troll, pelamor dedeus.
Richard Dawkins, enxergando exagero na coisa toda de "cultura machista no meio cético", tentou dar as devidas proporções, ironizando com a mensagem da mulher muçulmana que se achava oprimida até saber o que as céticas passavam nessas reuniões, essa situação horrível de receber um convite para um café num quarto, declinar, e ambos então irem cada um para o seu quarto. Acho que o Dawkins se sentiu particularmente tocado pois ele parece que financiava creches que acabam ajudando a mães (pais também) a comparecer a esses encontros.
RW e aqueles "do seu lado" ficaram chocadas com isso, acharam que era uma forma de opressão ao reduzir a importância do sofrimento delas, criar uma falsa dicotomia, etc, etc, e RW sugeriu sutilmente (ou não) um boicote ao RD. "Eu não sei se posso mais recomendar os livros do RD".
Daí por diante acho que não teve nenhum "evento" central, maior, só continuidade da "polêmica", provavelmente enfraquecendo até o presente "shirtgate".