Autor Tópico: MISOGINIA BRUTAL no meio "cético" -"elevatorgate" foi só o começo da opressão  (Lida 2414 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Caras pessoas feministas de quaisquer configurações e identidade genero-genitalo-individuais, esse assunto é muito pesado e advirto antecipadamente que não é para qualquer um. Mas é algo importante, que acontece no mundo supostamente "desenvolvido" e "progressista", e fechar os olhos não vai trazer mudança alguma, só incentivar maior barbárie por parte dos assim chamados "homens", então peço que tentem ser fortes e acompanhar.

Numa conferência "cética", uma pessoa, que se auto-rotulava de "feminista" (certamente sem qualquer aval de feministas verdadeiras), estava usando uma camisa que irá chocá-los. Nunca imaginei que tal expressão de ódio e desumanização fosse possível de ser concebida por um ser humano, mesmo um homem.  Role a página para baixo para ver a imagem -- mas prepare-se, respire fundo primeiro:

Frente:

"I FEEL SAFE AND WELCOME:susto:

Lado das costas:

:susto: :'( :chorao: :chorao: :chorao: :chorao: :chorao:

Até quando as mulheres terão que suportar viver sob essas condições? Eu não consigo mais falar nada aqui, me desculpem. Leiam mais sobre o assunto nesse link:

http://thunderf00tdotorg.wordpress.com/2012/07/19/feminist-reduced-to-tears-by-t-shirt/

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Re:MISOGINIA BRUTAL no meio "cético" -"elevatorgate" foi só o começo da opressão
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2012, 02:08:36 »
Para o pessoal entender o contexto sugiro ler esse artigo do bule  voador

http://www.bulevoador.com.br/2012/12/por-que-nao-estarei-no-tam-esse-ano/
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
Re:MISOGINIA BRUTAL no meio "cético" -"elevatorgate" foi só o começo da opressão
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2012, 07:03:49 »

Ah agora entendi e gostei da tiazinha.

"comecei a sugerir aos homens para que talvez relaxassem um pouco e não tentassem comer toda mulher que entrasse pela porta."

É, realmente, mulher ainda é tida como quilo de carne em supermercado; amendoim vendido em comercial de cerveja; ou brinde de festas, já que em muitas delas mulher não paga para entrar, o que chamaria mais homens já que são esses, logicamente, que são os únicos que gastam e consomem, mulher nem trabalhar fora trabalha né, não tem dinheiro e poder de consumo, são sempre objetos de um homem que as sustenta...
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2012, 12:07:38 »
É, realmente, mulher ainda é tida como quilo de carne em supermercado; amendoim vendido em comercial de cerveja; ou brinde de festas, já que em muitas delas mulher não paga para entrar, o que chamaria mais homens já que são esses, logicamente, que são os únicos que gastam e consomem, mulher nem trabalhar fora trabalha né, não tem dinheiro e poder de consumo, são sempre objetos de um homem que as sustenta...

Essa cultura "machista" parte das próprias mulheres...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2012, 12:14:19 »
Como sempre num tema tão complexo como o dito sexismo o que mais tem são essas figuras que conseguem (como meu Deus?) dividir o mundo em duas categorias:  nós e eles.
Assim ou você é feminista ou misógeno e estuprador potencial, como Buck vive ironizando
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2012, 13:43:54 »
Um bom resumo da situação original do "elevatorgate" é o seguinte:

Rebecca Watson comentou em uma de suas palestras qualquer coisa sobre como não gosta de ser "objetificada" e/ou "sexualizada";

No mesmo dia, depois de estar conversando com um monte de gente (que assistia a palestra) lá pelas 3-4 da manhã num bar do hotel, ia para o seu quarto, alguma dessas pessoas foi até o elevador junto com ela e sugeriu algo como ir para o quarto dele para tomar um café e continuar discutindo. Ela declinou o convite e foram cada um para os seus respectivos quartos.

Algum tempo depois ela postou um vídeo sobre como achou o incidente desconfortável (novamente colocando os termos como "objetificação" e "sexualização") e sugeriu aos homens que não agissem assim.

Até aí parece que não aconteceu nada demais, exceto por talvez a RW ter associado em uma de suas palestras uma outra garota que só discordava dela em um ponto ou outro às pessoas que a ameaçavam de morte e estupro. Mas não sei se isso foi antes ou depois.

Mas principalmente desengatado pelo vídeo dela, homens (na maioria homens) acharam aquilo também um insulto, uns começaram a se ver acusados de estupradores em potencial -- não sei se pelo vídeo apenas ou se pela continuidade da discussão sobre ele nos comentários dos blogs, onde a coisa foi criando um "contínuo" entre caras que talvez não dêem as melhores cantadas (ou abordagens não-sexuais ambiguas) possíveis/não tenham muito tato/percepção de quanto são atraentes/etc, a tipos de falta de educação e desrespeito mais graves, talvez discriminação, e até estupro/"cultura do estupro" e etc. Talvez tenha sido aqui, e não antes, que RW colocou a garota que não concordava com tudo que ela dizia no mesmo saco de quem mandava ameaças de estupro e assassinato, mas acho que foi numa palestra, não em blog. E então a coisa acabou toda se confundindo, e não faltam relatos distorcidos fazendo a RW parecer ter conseguido se esquivar com sorte sem violência dos avanços de um pervertido que a "seguiu" até o elevador. Você até imagina um cara despenteado, que parece estar vestindo só sobretudo e sapatos, com olhos esbugalhados, tiques faciais meio inquietantes, e um sorriso insano. Como estupro entrou em pauta, houve então tanto teorias exageradas de "todo homem é um estuprador potencial" quanto as contra-argumentações mais absurdamente ridículas que se puder imaginar, coisas do tipo "a maioria das mulheres fantasia com estupro". Parece coisa de troll, pelamor dedeus.

Richard Dawkins, enxergando exagero na coisa toda de "cultura machista no meio cético", tentou dar as devidas proporções, ironizando com a mensagem da mulher muçulmana que se achava oprimida até saber o que as céticas passavam nessas reuniões, essa situação horrível de receber um convite para um café num quarto, declinar, e ambos então irem cada um para o seu quarto. Acho que o Dawkins se sentiu particularmente tocado pois ele parece que financiava creches que acabam ajudando a mães (pais também) a comparecer a esses encontros.

RW e aqueles "do seu lado" ficaram chocadas com isso, acharam que era uma forma de opressão ao reduzir a importância do sofrimento delas, criar uma falsa dicotomia, etc, etc, e RW sugeriu sutilmente (ou não) um boicote ao RD. "Eu não sei se posso mais recomendar os livros do RD".

Daí por diante acho que não teve nenhum "evento" central, maior, só continuidade da "polêmica", provavelmente enfraquecendo até o presente "shirtgate".

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2012, 13:49:18 »
Ou seja, ela surtou por causa de uma cantada tosca no elevador.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2012, 13:53:50 »

Eu não acho que dá para traçar uma linha e dizer "começa aqui". É um ciclo, mais ou menos "natural" de como a sociedade se desenvolveu, e todo "elo" na corrente tem um papel causal mais ou menos igual.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2012, 13:56:02 »

Eu não chamaria aquilo bem de "surto", foi só uma "dica" cujo aproveitamento talvez não seja tão universal quanto ela imagine ser.

Acho que o "surto" foi mais dos homens depois que se chocaram com isso, se tiver sido só com isso e não com o "contínuo" que acabou sendo criado depois.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:00:01 »
Na verdade a citação original do episodio (elevadorgate) feito pela RW ocupou apenas o final de um diálogo dela, onde ela cita "by hte way" o incidente de como um cara educamente a chamou para tomar um café as 4 horas da manhã num elevador de um Hotel e ela achou a situação desagradável e sugeriu , até num tom leve, "caras, não façam esse tipo de coisa".
Depois é que as afirmações dela foram subindo de tom e misturando misogenia e estupro, fomentadas por essa escalada de comentariso nos blos, etc...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:14:49 »
Eu acho curioso o fato também do comentário inicial dela receber boa parte dos ataques... quando as pessoas nem viram/nem mais se lembram. Evidentemente uma tendência a se assumir parte de um "time" e defendê-lo... da mesma maneira, do outro lado, a narração vai sendo distorcida com coisas como "some creep follows you to the elevator at 4 am".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:27:12 »

Ah agora entendi e gostei da tiazinha.

"comecei a sugerir aos homens para que talvez relaxassem um pouco e não tentassem comer toda mulher que entrasse pela porta."

Eu não admito que uma mulher pague a conta, nem que a divida comigo, nem que chame o garçom, nem que suba a escada depois de mim ou desça antes, nem que ande do lado de fora da calçada, nem... nem... nem...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2012, 15:21:23 »

Eu não acho que dá para traçar uma linha e dizer "começa aqui". É um ciclo, mais ou menos "natural" de como a sociedade se desenvolveu, e todo "elo" na corrente tem um papel causal mais ou menos igual.

Eu me referia a situação específica das mulheres pagarem menos, ou não pagarem, para entrar em festas e baladas, como resultado de uma suposta imposição machista masculina. Os donos/organizadores de balada só agem conforme o mercado manda. Experimenta pegar essas baladas e colocar o mesmo preço no ingresso para homens e mulheres para ver o que acontece.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2012, 15:25:27 »

Eu me referia a situação específica das mulheres pagarem menos, ou não pagarem, para entrar em festas e baladas, como resultado de uma suposta imposição machista masculina. Os donos/organizadores de balada só agem conforme o mercado manda. Experimenta pegar essas baladas e colocar o mesmo preço no ingresso para homens e mulheres para ver o que acontece.

<a href="http://www.youtube.com/v/AO43p2Wqc08" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/AO43p2Wqc08</a>
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2012, 15:41:37 »
Se bem que eu sempre entendia que este negócio de "preço mais baixo para as mulheres" era uma forma de atrativo justamente para os homens....
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2012, 17:35:53 »

Sim, mas ainda não vejo sentido dizer que isso "parte das mulheres", tanto quanto dizer que é algo machista/capialista-maligno/anti-cristão/o que for. É apenas algo "natural", quem organiza um evento desses percebe que mulher atrai homem, logo se deixar mulher entrar sem pagar, mais homens virão. Isso só "parte" das mulheres no sentido em que elas vêem um evento onde podem entrar de graça e entram mesmo. E não implica em nada disso que as mulheres são "objetos à venda" e blablablá, ou nas mulheres estarem aceitando isso. Se isso "parte" de algum lugar é de quem organiza o evento e tem essa idéia, que também não faz nada demais. Aliás, não faria nada demais nem se "pagasse" para as mulheres irem lá como com sorteios ou algo assim.

Esse tipo de demonização da dinâmica sexual e incidental associação com coisas/eventos comerciais se poderia até fazer com o já antiquado convite ao cinema... tudo uma forma de prostituição/comercialização da mulher pelo capitalismo machista -- onde pior, apesar de não haver entradas grátis ou descontos, geralmente vai lá um "casal", onde é muito mais concreta a situação de propriedade privada da mulher, um precursor da instituição patriarco-capitalista do "casamento", enquanto que a balada não é uma apresentação de uma ficção capitalista, mas uma interação social onde a mulher é um livre agente e pode ser socialmente compartilhada por diversos homens, que não detém posse exclusiva dela :biglol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2012, 17:38:56 »
Se bem que eu sempre entendia que este negócio de "preço mais baixo para as mulheres" era uma forma de atrativo justamente para os homens....

Sim, são ambas as coisas. Se mulheres forem atraídas por não pagarem nada para entrar, homens vão vir porque deverá ter mais mulheres do que onde as mulheres teriam que pagar para entrar.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2012, 21:46:27 »
Tenho uma amiga que não admite que paguemos alguma coisa pra ela. Ela exige que rachemos tudo, pois ela é amiga. Mas quando ela sai com um namorado ou paquera, ela não admite pagar um centavo. O cara tem que ir buscá-la e deixá-la em casa, pagar tudo, etc, etc.

Perguntei a ela "e se o cara tiver esquecido a carteira ou algum imprevisto que não dê pra pagar a conta e vc tem grana, vc não pagaria, nem que fosse emprestado?". Ela respondeu "aí, isso é o ó, ele que se vire." hauahuahauhauhauaha
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2012, 22:50:05 »
Quanta confusão!  :stunned:

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2012, 23:57:39 »

É obvio que parte das mulheres também, quem disse que ser mulher é ser feminista. Alias, eu sou homem e sou muito mais feminista que 90% das minhas amigas e mulheres que conheço. Veja, se o sistema patriarcal é machista e é nele que educamos a todos, homens e mulheres, então entre ambos os sexos a grande maioria se mostrará machista. Isso fica claro em vários exemplos. Mulher, por exemplo, xinga de galinha e de biscate da mesma forma que um homem aquelas outras mulheres mais livres sexualmente que ela. Quer machismo maior? Essas não só aceitam o controle imposto sobre seus corpos e sua sexualidade como fazem cair o peso social e o estigma em cima das mulheres mulheres mais livres tidas como putas.

Eu falo pra minhas amigas, amiga minha tem que ser puta, porque ser puta é ser livre; obviamente que esta sociedade fascista em que vivemos vai estigmatizando todos os que se apresentarem desamarrados de suas ferramentas de controle. A sociedade de controle não gosta dos que lutam pela real liberdade.

Não há nada mais nefasto em nossas sociedades atuais que o controle exercido sobre o corpo e o gozo das pessoas... É triste demais que a maioria das pessoas não só se permita esse controle como ajude a endossa-lo o quanto pode, marcando e segregando aqueles que tentam transgredir essas regras.

O problema em si, não é só a questão de homens serem cavalheiros, pagarem ou não as contas no âmbito privado. Muitas mulheres gostam disso, eu inclusive não acho de todo ruim. O problema é que isso em âmbito publico e generalizado denota sim um machismo da sociedade. Quem nunca ouviu falar que existem bailes Funk onde meninas sem calcinha não pagam para entrar? O que é isso senão a completa objetificação da mulher? Mesmo coisas mais besta sempre carregam um significado social e um potencial de perpetuação dos machismos todos. Assistam televisão por 15 minutos, vejam os comerciais. Por que para vender um carro, uma casa, uma cerveja, um pacote de salgadinho ou um desodorante eu preciso colocar um monte de mulher gostosa e seminua no comercial? A quem este comercial está se dirigindo, a homens ou a mulheres? Porque? Mulher não consome? Será que isso não tem qualquer representação e qualquer valor simbólico sobre o vai no inconsciente coletivo de nossa sociedade? Mulher não bebe cerveja, não compra carro, não come salgadinho? ou será que faz tudo isso, mas não importa porque nossa sociedade é heteronormativa e patriarcal então mesmo que tenhamos "dado" direitos as mulheres nossos discursos são sempre empreendidos por uma visão universalista do macho. Ainda que "permitamos", porque somos bonzinhos, que mulheres tenham seu espaço, a nível de discurso social, e na esfera pública, sempre somos homens falando com homens; Neste panorama a mulher, ainda como antigamente não adquiriu poder de fala na pólis, poder real de fala na esfera publica que ainda é um conversar de homens com homens.

O problema é um só, as pessoas não tem o habito de se indagar de os porquês das coisas. As coisas são sempre vistas com grande naturalidade por aqueles que estão bitolados e não percebem que nada na sociedade é por acaso ou isento de ideologias e de formas de poder e controle de alguém por outro alguém.
O, Death
O, Death

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2012, 00:18:39 »
Pra sociedade mudar só depende da mulher, é ela que educa a próxima geração, seja em casa ou nas escolas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2012, 00:36:20 »
Pra sociedade mudar só depende da mulher, é ela que educa a próxima geração, seja em casa ou nas escolas.
E em última instância, quem educa essa mulher que educa tanto meninos quanto meninas? Há atos completamente livres da vontade? Será que uma mulher criada num contexto de um mundo machista e patriarcal vai se ver como mulher livre destas imposições, ou vai continuar passando isso para frente? Para isso se faz necessária as lutas feministas, para acordar tanto homens como mulheres... Porque uma mãe é aquilo que a sociedade diz que uma mãe deve ser, não é tão livre assim como gostaríamos.
O, Death
O, Death

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2012, 09:57:49 »
Tenho uma amiga que não admite que paguemos alguma coisa pra ela. Ela exige que rachemos tudo, pois ela é amiga. Mas quando ela sai com um namorado ou paquera, ela não admite pagar um centavo. O cara tem que ir buscá-la e deixá-la em casa, pagar tudo, etc, etc.

Perguntei a ela "e se o cara tiver esquecido a carteira ou algum imprevisto que não dê pra pagar a conta e vc tem grana, vc não pagaria, nem que fosse emprestado?". Ela respondeu "aí, isso é o ó, ele que se vire." hauahuahauhauhauaha
Totalmente apoiada. Eu gosto é dessas daí.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2012, 13:21:19 »

Totalmente apoiada. Eu gosto é dessas daí.

Já eu tenho dificuldade de conviver com gente, de uma forma geral, que tem essa necessidade de compartimentar tudo até nas relações. Ou melhor dizendo, acho que são elas que tem mais dificuldade de conviver com quem não é assim. Sei lá. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!