Daniel,
Nem sei qual seria a teoria "ad hoc" menos pior para o Criacionismo,se é utilizar o argumento do decaimento da taxa de mutação(similar ao utilizado no decaimento da velocidade de c) ou se aquele sugerido por você sobre os loci extra.Existem criacionistas que tentam dizer que Noé não levou insetos,fungos e bactérias para a Arca,e muito desses animais "resistentes" sobreviveram.Mas a questão é que vemos que eles interpretam de modo peculiar desses trechos da Bíblia,Capítulo 7 da GÊNESE :
"Assim foram exterminadas todas as criaturas que havia sobre a face da terra, tanto o homem como o gado, o réptil, e as aves do céu; todos foram exterminados da terra; ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca." (Gn 7:23)
Aqui eles dizem que não há referência a insetos,aranhas,animais aquáticos,etc.
Ainda no Capítulo 7 da GÊNESE temos:
"4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz."
"22 Tudo o que tinha fôlego do espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia na terra seca, morreu."
Aqui vemos claramente, onde eles interpretam mal seu próprio livro.
Mas existe outra questão.Eles tem que postular até formação de novos gêneros em menos de 3 mil anos.Eu já tinha falado que a maioria considera que o único fato da Macroevolução é a formação de novas espécies.Mas no caso dos tentilhões de Galápagos são 13 espécies subdivididas em 2 gêneros.A menos que Deus tenha posto , essas espécies apenas para pensarmos que essas espécies evoluíram de ancestrais que saíram da América do Sul, acredito que eles já tenham que admitir a formação de novos gêneros. O próximo passo provavelmente será os YECs emigrarem para o movimento do Design Inteligente.Outra coisa,eles já admitem que um casal de felino pequeno e um casal de felino grande foram postos na Arca.O primeiro deu origem a gatos,gatos-selvagens e jaguatiricas e o segundo a tigres, leões,jaguares,etc em poucos milhares de anos.
Fugindo um pouco do assunto: Eu já li por aí,se tratando de primatas, que todos os representantes da Infraordem dos Lemuniformes são originários do Madagascar.Inclusive, a família dos lepilemuridae, todas as espécies (extintas e atuais) são originárias desta ilha.Aí me pintou uma dúvida(alguém que tiver informação me responda, por favor) : o caso da Biogeografia do Madagascar é um observação indireta de formação de novos gêneros ou de novas famílias? De qualquer jeito, isso é um mega-problema para os YECs.