Conheço vários casos de alcoólatras que conseguiram se livrar do vício com ajuda do AA, e digo vários casos na minha família ou próximos a mim, então não é de ouvir falar.
Cheguei a assistir a algumas reuniões quando fui convidado, li alguma coisa da literatura deles, e cheguei a algumas conclusões sobre a questão da espiritualidade no AA.
Reconhecer que não consegue se livrar do problema sozinho é básico, não se consegue mesmo. Reconhecer que precisa da ajuda de um poder superior pode ser visto por diferentes ângulos, meu pai reconhecia que o grupo é um poder superior ao indivíduo, e a ação do grupo, de cada um estar ajudando na solução do problema de cada um, é evidente. O poder superior não precisa ser de natureza espiritual ou religiosa, mas a aceitação de que se necessita de ajuda.
A propósito de ajuda, o AA não recomenda que o alcoólatra abandone tratamento médico convencional, a ação do grupo é auxiliar no tratamento.
Existem grupos de AA que desviam para um lado mais religioso, e isso derivando para diversas religiões, mas isso contraria os princípios nos quais o AA voi concebido.