É interessante como a sociedade e suas construções de verdade funcionam... O que é mentir, o que é a mentira? Um animal mente? Nossos antepassados nas savanas mentiam? Vindo mais para nosso tempo, os seres humanos mentiam a uns 2700 anos atrás, antes de os pré-socráticos começarem a inventar nosso modelo racional? Bem, se antes disso, não tínhamos uma noção de verdade, então como alguém poderia mentir? Mentir é falar aquilo que não corresponde a verdade, se a verdade não tinha sido inventada então quando contava uma história que correspondia a algo que ocorreu na realidade estava falando a verdade, já quando contava uma história não muito fiel a um acontecimento "real" também estava falando a verdade, porque de qualquer forma estava sempre falando do meu "mundo real" particular, sempre condicionado a ótica de minha subjetividade, não existia ainda a ideia de uma mundo real externo a nós, de uma verdade que nos preceda e nos suceda.
Então é muito legal essas pesquisas científicas, porque nós inventamos a verdade, inventamos a ciência, inventamos que esta é porta voz desta suposta verdade, e inventamos estudos que sustentem essas fabulações...
Veja só que interessante, para esse estudo, tivemos que criar todo esse modelo citado, tivemos que criar a ideia de que os seres humanos se dividem em homens e mulheres, para só então estudarmos essas invenções (homem e mulher) à luz destas outras invenções (modelo racional) para ver quem é mais ou menos mentiroso (uma outra categoria inventada arbitrariamente)...
Agora, a dúvida, qual é a utilidade disso? Bem, não consegui responder a enquete, porque não posso saber que gênero mente mais se não acredito que exista nem gênero nem a mentira, então para mim vocês estão num mundo das fadas do qual não compreendo...
PS: Há mais uma arbitrariedade inventada ai, nós inventamos a ideia de verdade e de mentira e inventamos um valor também, poderíamos achar que o melhor era mentir, porque acreditamos que é melhor não mentir? Então há também um valor negativo embutido em mentir e essa pesquisa claramente quer por motivos de dominação e de poder, vincular essa negatividade a esses seres que catalogou numa categoria de gênero chamada feminina... Todo discurso carrega uma ideologia e uma tentativa de dominação e exclusão já que essas são as ferramentas do nosso modelo racional... Precisamos inventar tudo isso para poder mostrar como um grupo desses que excluímos são menos morais e corretos que nós o grupo dominante (homens)...