Autor Tópico: Sensação de déjà-vu  (Lida 1126 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Sensação de déjà-vu
« Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:29:53 »
A expressão, que significa «já visto» em francês, é um exemplo de ilusão de memória. A pessoa acredita que esteve anteriormente em determinado lugar ou passou por tal circunstância, mas, na verdade, aquilo nunca ocorreu daquela maneira. A definição do termo foi proposta em 1983 pelo neuropsiquiatra Vernon M. Neppe no livro «The Psychology of Déjà Vu».

O déjà-vu é desencadeado por algum detalhe semelhante entre as duas situações e faz com que a pessoa duvide sobre ter vivido aquela cena, daquela mesma maneira.
Essa confusão é gerada por um erro no processo de reconhecimento da memória ou por uma sobreposição de circuitos da memória de curto e de longo prazo. «É como um falso reconhecimento que desencadeia uma sensação de familiaridade a essa nova cena», explica Clélia Franco, neuropsiquiatra da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

«Essa impressão de familiaridade explica-se pelo facto de a pessoa ter vivido aquele estímulo, seja através de uma foto, descrição e até mesmo na Internet, e ter prestado suficiente atenção para gravar a cena por completo na sua memória», explica Sonia Brucki, neurologista do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.
Essas associações são inconscientes e desencadeadas em situações que relembrem partes de uma memória armazenada. O déjà-vu envolve os lobos temporais frontais do cérebro, responsáveis por relacionar imagens vistas com as memórias.

Um estudo publicado na revista científica Cortex, em Março de 2012, revelou que o cérebro de pessoas que experimentaram déjà-vu tem diferenças estruturais em relação aos indivíduos que não tiveram, havendo uma explicação neurológica para a reação. «As áreas envolvidas nesse fenómeno são as referentes ao processo de perceção, memória e reconhecimento, localizadas no lobo temporal, no hipocampo e na amígdala», revela Clélia.

A ocorrência do déjà-vu não produz efeitos no seu cérebro, mas a sua existência frequente pode indicar uma causa patológica para a sua origem, uma espécie de sintoma para lesões nas áreas envolvidas, indicando epilepsia ou doença psiquiátrica. «Essa sensação pode acontecer com qualquer pessoa, entretanto é mais recorrente em quadros de epilepsia, quando as crises se iniciam no lobo temporal do cérebro. Em alguns casos, também pode ser interpretada como um sintoma de esquizofrenia», conta Brucki.

É possível que exista uma base ou predisposição genética para explicar o modelo neuroquímico do déjà-vu, mas, de facto, não existem explicações conclusivas sobre as causas do fenómeno, que continua a ser um mistério da psicologia humana.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Sensação de déjà-vu
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:32:13 »
Tenho esta sensação de quando em quando, mas desconheço se estou além ou aquém da média...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2013, 20:00:30 »
Na verdade, é uma ruptura no fluxo padrão da Matrix.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2013, 23:35:23 »

O que só pode ser percebido após tomar a pílula.  :P

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2013, 23:38:35 »
Interessante, julgava que o efeito se devia a algum tipo de falha no recebimento do estímulo visual pelo cérebro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2013, 00:16:48 »
Achava que era um bug mais ou menos nas linhas de qualquer área/processo que seja que nos dê a sensação de lembrar de algo que presenciamos, disparasse sem que isso estivesse mesmo acontecendo. Desde algo completamente autônomo, só a "sensação" disparar por qualquer razão acidental, ou por como por um "resumo mental" do "agora" ser confundido primeiramente com "memórias anteriores," como se recebesse tal "rótulo", ou como "se fosse enviado" pelos "canais" errados.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2013, 01:38:41 »

O que só pode ser percebido após tomar a pílula.  :P

Traduzindo, os mais leigos (se ainda vivos) vão imaginar, por exemplo, que é uma perda de pacote de dados da matriz no envio para o destinatário, mas ensina Trinity que geralmente ocorre quando eles mudam algo na Matrix. Cuidado, os agentes devem estar próximos de você.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2013, 11:00:18 »
Achava que era um bug mais ou menos nas linhas de qualquer área/processo que seja que nos dê a sensação de lembrar de algo que presenciamos, disparasse sem que isso estivesse mesmo acontecendo. Desde algo completamente autônomo, só a "sensação" disparar por qualquer razão acidental, ou por como por um "resumo mental" do "agora" ser confundido primeiramente com "memórias anteriores," como se recebesse tal "rótulo", ou como "se fosse enviado" pelos "canais" errados.

Eu imaginava algo como um pico no envio do sinal visual, fazendo parecer que o sinal chegou repetido, tipo uma bolha de ar que interrompe o fluxo de água na tubulação.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2013, 20:05:03 »
Isso se o fenômeno for apenas visual além de não contextual. Ocorre, de qualquer forma, que há o problema da sensação de temporalidade não imediata (eu já tive uma meia dúzia desses ao longo da vida). Isto me remete a uma faceta do modelo delineado (ou delineável a partir da --significativíssima-- pavimentação de trecho de via feita por ele) pelo lamentavelmente ausente forista Gilberto em que o registro cronológico de todos os processos de interfaceamento com o ambiente além dos internos é fundamental para a funcionalidade da ilusão do processo consciente. Pode-se postular uma simples falha nesse registro como causa sistêmica do distúrbio. Algo que indique vias de reprodutibilidade em emuladores.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2013, 00:28:12 »
Acho que não é só visual, não.

Já tive meta-déja-vu. Onde eu tennho a impressão de já ter tido aquele déja-vu antes :biglol:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2013, 01:59:29 »
Acho que "recentemente" isso me acontece mais do que deja vu "puros".

Também tive vez ou outra a sensação de não saber quando o deja vu acabou, a impressão de que ainda poderia "prever" algo que vai acontecer instantaneamente, mas já ter "acabado". Já estava só imaginando coisas e não "lembrando" do que acontecia em "tempo real".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2013, 02:09:14 »
Exatamente assim que acontecia comigo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!