Autor Tópico: Iraque nao quer ser laico!  (Lida 1118 vezes)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Iraque nao quer ser laico!
« Online: 22 de Agosto de 2005, 20:21:20 »
Projeto de Constituição do Iraque deve estar de acordo com o Islã

Reuters

BAGDÁ - O projeto de constituição do Iraque, que deve ser apresentado ao Parlamento nesta segunda-feira, terá o Islã "como principal base" para a legislação e vai banir leis que contradigam os ensinamentos religiosos, afirmaram nesta segunda-feira integrantes da comissão que está preparando o documento.

Um dos integrantes contou que o texto - acordado pelos xiitas no poder e pela coalizão curda, apesar da oposição árabe sunita - dirá: "O islã é a principal fonte da legislação e não é permitido regular nada que entre em conflito com os princípios fixos de suas regras". O delegado xiita Jawad al-Maliki disse que a declaração era fixa.

http://oglobo.globo.com/online/plantao/169536813.asp

so num te dou outra pq

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re.: Iraque nao quer ser laico!
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2005, 21:02:14 »
Não diga...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2005, 04:50:22 »
pfff... não adianta, gente muçulmana não gosta mesmo de democracia..
e aí, será que os eua deixam essa constituição passar?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2005, 09:16:12 »
Depois a culpa é dos E.U.A. ...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Re.: Iraque nao quer ser laico!
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:23:45 »
Citação de: tóim
pfff... não adianta, gente muçulmana não gosta mesmo de democracia..
e aí, será que os eua deixam essa constituição passar?

O fato do Estado não ser laico não implica que não será democrático, assim como o fato de ser não implica o contrário.

Quanto ao Iraque, acho bom que os EUA toquem as coisas devagar por lá. Impôr uma mudança de governo é uma coisa, impôr uma mudança radical de cultura, é outra.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:35:12 »
Citação de: Roberto
Quanto ao Iraque, acho bom que os EUA toquem as coisas devagar por lá. Impôr uma mudança de governo é uma coisa, impôr uma mudança radical de cultura, é outra.

Acho que não deviam tocar as coisas nem devagar nem rápido. Já deviam ter saído de lá. Aliás, nem deviam ter entrado.

Offline Ozeias

• Nível 05
  • *
Iraque nao quer ser laico!
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:44:27 »
Não é de se espantar. Pelo contrário, é até condizente e coerente, se considerarmos que tipo de país estamos falando.
"Oh dia!!! Oh azar!!! Oh vida!!!"
Aquela hiena do desenho animado

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2005, 10:55:36 »
Citação de: Marcelo Terra

Acho que não deviam tocar as coisas nem devagar nem rápido. Já deviam ter saído de lá. Aliás, nem deviam ter entrado.

Se saíssem agora, seria certamente melhor... pra eles. Mas deixariam atrás de si uma guerra civil.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Ozeias

• Nível 05
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:02:47 »
Citação de: Marcelo Terra

Se saíssem agora, seria certamente melhor... pra eles. Mas deixariam atrás de si uma guerra civil.

Esse aliás é um dos dilemas de Bush e talvez sua maior dor de cabeça. Já se estima que 60% dos estadunidenses sejam contra a guerra (fonte informal: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/08/050823_lucasmendes.shtml), o que coloca em xeque a ocupação e pode acelerar o processo de retirada das tropas do Iraque.
Por outro lado se os EUA saírem do país com tantos problemas, vão deixar uma terra arrasada e uma carnificina entre grupos rivais, sem mencionar o fato de que serão mais uma vez execrados por não haverem alcançado o objetivo de levar a "democracia" e a "liberdade" ao povo iraquiano.
Realmente El Cowboy tem grande abacaxi para descascar.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:11:07 »
Algumas coisas realmente não se resolvem à força...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:52:39 »
Citação de: Ozeias
Esse aliás é um dos dilemas de Bush e talvez sua maior dor de cabeça. Já se estima que 60% dos estadunidenses sejam contra a guerra (fonte informal: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/08/050823_lucasmendes.shtml), o que coloca em xeque a ocupação e pode acelerar o processo de retirada das tropas do Iraque.

Por isso digo sempre que, se é inevitável a existência de um império (i.e., uma nação hegemônica dentre todas as outras), que bom que o império dos nossos dias sejam os EUA. Não que o governo dos EUA seja mais digno de confiança do que o de qualquer outro lugar, mas ao menos lá há um freio para o governo, que é a opinião pública. Freio esse que, bem ou mal, tem funcionado.

Agora, cá entre nós, imagine se a URSS tivesse vencido a Guerra Fria e baixasse um outro Stálin no Kremlim, que belo gulag tropical não daria o Brasil  :?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2005, 13:53:13 »
Realmente El Cowboy tem grande abacaxi para descascar.

El Cowboy É um brande abacaxi que o povo americano não quis descascar.

Offline Ozeias

• Nível 05
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:07:26 »

Por isso digo sempre que, se é inevitável a existência de um império (i.e., uma nação hegemônica dentre todas as outras), que bom que o império dos nossos dias sejam os EUA. Não que o governo dos EUA seja mais digno de confiança do que o de qualquer outro lugar, mas ao menos lá há um freio para o governo, que é a opinião pública. Freio esse que, bem ou mal, tem funcionado.

Agora, cá entre nós, imagine se a URSS tivesse vencido a Guerra Fria e baixasse um outro Stálin no Kremlim, que belo gulag tropical não daria o Brasil  :?

Bem, o grande problema é que o tempo de reação da opinião pública estadunidense tem se mostrado bastante lento. Foi necessário um segundo mandato a Bush para que o povo finalmente caísse em si (se é que caiu).
Afinal, com quantas vidas se muda a opinião deles? E se retrocedermos um pouco antes, mais precisamente na época da ocupação, veremos o quanto a imensa maioria da população foi conivente e incentivadora da guerra.
Tudo bem que eles ainda estavam vivendo um momento de grande perplexidade, com os efeitos do terror em seu próprio quintal, além de serem volúveis a discursos populistas carregados de ideologias baratas, mas custava ouvir o resto do mundo pelo menos um pouco?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2005, 14:13:59 »
Foi necessário um segundo mandato a Bush para que o povo finalmente caísse em si (se é que caiu).

Eis a questão.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2005, 16:40:47 »
Bem, o grande problema é que o tempo de reação da opinião pública estadunidense tem se mostrado bastante lento. Foi necessário um segundo mandato a Bush para que o povo finalmente caísse em si (se é que caiu).

Bush deu aos americanos o que eles queriam: vingança pelo 11 de setembro. E acredito que os americanos não aceitariam menos do que ele deu.

Afinal, com quantas vidas se muda a opinião deles? E se retrocedermos um pouco antes, mais precisamente na época da ocupação, veremos o quanto a imensa maioria da população foi conivente e incentivadora da guerra.

O risco de ataques como o 11 de setembro é justamente esse. Espero, pelo bem do mundo, que Osama bin Laden e outros celerados do mesmo naipe não inventem de fazer nada mais "substancial" contra os EUA. Se um prédio implodido levou à derrocada de dois governos, que tipo de retaliação se poderia esperar caso, digamos, uma bomba "suja" explodisse numa grande cidade americana?

Tudo bem que eles ainda estavam vivendo um momento de grande perplexidade, com os efeitos do terror em seu próprio quintal, além de serem volúveis a discursos populistas carregados de ideologias baratas, mas custava ouvir o resto do mundo pelo menos um pouco?

Como já dizia Maquiavel, o Príncipe deve almejar ser amado e ser temido. Mas se não dá para ser amado, que seja pelo menos temido. Isso é e sempre foi política internacional, gostemos ou não.

O recado para o resto do mundo, bem, ele foi dado, e teria sido dado por qualquer outro que ocupasse a Casa Branca. É ilusão acreditar que se fosse outro o presidente em lugar de Bush as retaliações americanas teriam sido mais brandas.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Agosto de 2005, 15:55:34 »
Esse povo merecia o Sadam mesmo... :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 27 de Agosto de 2005, 18:53:33 »
Mentalidade não se muda de uma hora para outra.  Nós mesmos continuamos insistindo em votar em criminosos.  O Arruda, cúmplice do ACM, é forte candidato para governador nas próximas eleições do DF...  |(

Para a maioria dos muçulmanos o Islã É o maior agente dos direitos democráticos.  Eles repetem tanto isso que passam a acreditar.  Só os muito ingênuos (alguns dos quais aparentemente tem bastante influência nas forças armadas americanas  :( ) pensariam que a presença militar estrangeira faria outra coisa que não aumentar o seu apego ao modo de vida islâmico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Everest

• Nível 05
  • *
  • Cético porem emotivo
« Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2005, 13:11:09 »
É muito difícil impor democracia ao Iraque na marra. Até porque democracia não combina com ocupação militar. Por mais que se fale em liberdade, a verdade é que os iraquianos estão sendo coagidos a aceitar o sistema político idealizado pelos EUA.

O símbolo maior da arrogância americana foi a tentativa patética de inventar uma nova bandeira para o Iraque. Assim como rejeitaram aquela bandeira ridícula, os iraquianos vão rejeitar também os valores democráticos do ocidente.

Por outro lado, não sou 100% contra a política americana para o oriente médio. Eu também acho que a democracia tem necessariamente que ser disseminada, porque é o caminho natural na evolução da organização social humana.

Mas não sei qual seria o melhor meio de fazer isso. Só tenho certeza de uma coisa, o jeito americano de fazer isso (impondo na marra) não vai funcionar. No máximo, vai fazer os ditadores pensarem duas vezes antes de apoiarem os grupos terroristas. Mas o problema cultural e social vai continuar.
A tristeza e a alegria moram no meu coração.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!