Autor Tópico: existem ateus na trincheira: não quero rezar, seu deus me colocou aqui..  (Lida 856 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *

... me tirem daqui..

Mesmo tendo que ver suas pernas cortadas para livra-lo dos escombros,  se manteve firme em suas convicções.  No documentário (muito bacana) os soldados se mostram um indignados com isso

Sérgio Vieira de Mello teve uma vida agitada e intensa. Mulheres, política,  grandes tensões internacionais..

www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/05/05/AR2010050504776.html
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:existem ateus na trincheira: não quero rezar, seu deus me colocou aqui..
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 22:09:27 »
Outro exemplo de ateu em trincheira que também ganhou um belo documentário (Touching the Void) é o alpinista Joe Simpson.

Both climbers [Simpson e seu parceiro Simon Yates] successfully reach the summit of the previously unclimbed West Face of Siula Grande in Peru. Simpson is injured during the descent after falling, resulting in a badly broken leg. The pair decide to lower Simpson with the help of ropes on the steep snowy slope, while an enormous storm rages on. Yates cannot see where he is lowering Simpson and the latter eventually drops off a cliff and is suspended by the rope in mid-air. Yates arrests his fall, but does not see the predicament his partner is in nor hear him because of the severity of the storm. After about an hour, Yates realizes that there is little chance of recovery from this situation for either of them and he makes the decision to cut Simpson's rope. After surviving a subzero and stormy night on the mountain, Yates descends, but cannot find his partner. Yates decides his partner is dead, and returns to the base camp alone, where he stays to recover. Simpson, who survived the fall but fell into a large crevasse, manages to lower himself further into the dark abyss despite his broken leg and find an exit leading to the base of the mountain. He then spends days crawling across glacier and rocks with his broken leg and other injuries. Delirious, he found and crawled into the climbers' base camp the night before the day in which Simon had decided to leave.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:05:02 »
Exemplo de ateu em trincheira que me chamou atenção foi de um anônimo em um voo sequestrado por terroristas islâmicos, na Índia, se não me engano, que após assassinar reféns de hora em hora, jogando seus corpos na pista, numa última tentativa de ter suas exigências atendidas, ordenaram aos demais que se convertessem ao islã, repetindo os versos com ele, no que o rapaz, corajoso, o desgraçado, se recusou, dizendo que era ateu. Todos os outros obedeceram, o que não poupou vidas, pois depois disso outros foram mortos. Isso foi narrado por uma das aeromoças. Segundo ela, o terrorista simplesmente não reagiu, mas deixou o rapaz quieto, que por sua vez, diferente dos demais, parecia calmo e dormiu a maior parte do tempo. Passou num desses canais de documentários.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:08:50 »
Se alguém ainda acredita que existe um deus que vai ajuda-lo em momentos difíceis, então ele que seja feliz e não 'aporrinhe' os outros com a sua crença.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:12:03 »
E de qualquer forma, o que esse argumento tenta provar? Que religião é coisa de pessoas desesperadas e histéricas? E o que os faz pensar que se eu estivesse em uma situação de completo e absoluto descontrole eu não chamaria até pelo Super-Homem?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:22:55 »
E de qualquer forma, o que esse argumento tenta provar? Que religião é coisa de pessoas desesperadas e histéricas? E o que os faz pensar que se eu estivesse em uma situação de completo e absoluto descontrole eu não chamaria até pelo Super-Homem?

Que argumento? Não entendi. 

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:25:07 »
O (mal) argumento de que "não existem ateus em trincheiras", de que nós somos ateus porque nada de ruim aconteceu com a gente, mas no dia em que o avião começar a cair vamos imediatamente rezar a Ave-Maria.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:25:42 »
Que argumento? Não entendi. 

O de um ateu pedir uma ajuda para um ser 'não-local'.
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 07:59:32 »
Ah!  :lol:  Nem me toquei para o título.

É possível que tanto crentes percam momentaneamente a fé em condições extremas quanto o oposto, mas apesar de ser mais comum escutar que não existem ateus em trincheiras, talvez porque existam mais crentes para dizer isso, eu acredito que o mais provável é que mais crentes percam a fé no desespero do que ateus se convertam. Nada como sentir a dureza da realidade na pele para fazer com que as pessoas questionem suas convicções.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 09:28:29 »
Eu acho que esse argumento é mais pró-ateísmo do que pró-teísmo. Você afirmar que em um momento de desespero, onde a pessoa não está em completo domínio de suas faculdades mentais, ela passa a acreditar em uma entidade superior, isto deveria dizer bastante sobre esse tipo de crença.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!