Autor Tópico: Comemorar os 800 anos da Língua Portuguesa no Mundial do Brasil de 2014?  (Lida 846 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Comemorar os 800 anos da Língua Portuguesa no Mundial do Brasil de 2014?
« Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:12:38 »
Em nome de Deus. Eu, rei D. Afonso, pela graça de Deus rei de Portugal, estando são e salvo, temendo o dia da minha morte, para a salvação de minha alma e para proveito de minha mulher, a rainha D. Orraca e de meus filhos e de meus vassalos e de todo o meu reino, fiz meu testamento para depois de minha morte, minha mulher e meus filhos e meu reino e meus vassalos e todas aquelas coisas que Deus me deu para governar estejam em paz e em tranquilidade. Primeiramente mando que meu filho, infante D. Sancho, que tenho da rainha D. Orraca assuma o meu reino inteiramente e em paz. E se este morrer sem deixar descedentes, o filho mais velho que houver da rainha D. Orraca tenha o meu reino inteiramente e em paz. E se não tivermos filho homem, a filha mais velha que tivermos assuma o reino. E se no tempo da minha morte, meu filho ou minha filha que deve reinar não tiver idade, esteja o reino em poder da rainha sua mãe. E meu reino siga em poder da rainha, sua mãe. E meu reino siga em poder da rainha e de meus vassalos até quando cheguem à idade. E se eu morrer, rogo ao papa, como padre e senhor e beijo a terra ante seus pés para que ele receba sob sua guarda e sob sua proteção a rainha e meus filhos e meu reino. E se eu e a rainha morrermos, rogo e peço que meus filhos e o reino sigam sob sua proteção.

Testamento de el-rei D. Afonso II (3º rei de Portugal), redigido por volta de 27 de Junho de 1214. O primeiro documento oficial da chancelaria régia em língua portuguesa.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 11:11:08 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Comemorar os 800 da Língua Portuguesa no Mundial do Brasil de 2014?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:22:58 »
Está a iniciar-se um movimento para festejar os "Oitocentos anos da Língua Portuguesa" aproveitando o mundial de futebol no Rio de Janeiro, incluíndo espetáculos musicais, e parece que já houve contactos políticos, nomeadamente com a ministra da Cultura do Brasil e com a FIFA, mas ainda pouco veio a público. O deputado português José Ribeiro e Castro procura dinamizar nesse sentido e a imprensa, em Lisboa, tocou este assunto hoje, julgo que pela primeira vez. 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:Comemorar os 800 anos da Língua Portuguesa no Mundial do Brasil de 2014?
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 22:35:10 »
Mas como é que entenderam o documento, se ninguém mais falava português na época? :biglol:

Eu fiz uma pequena pesquisa e vi que o testamento de Afonso II se parecia um pouco mais com isto aqui:

En'o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temëte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de todo meu reino fiz mia mãda p(er) q(ue) de pos mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousas q(ue) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgãcia. P(ri)meiram(en)te mãdo q(ue) meu filio infante don Sancho q(ue) ei da raina dona Orraca agia meu reino enteg(ra)m(en)te e en paz.
E ssi este for morto sen semmel, o maior filio q(ue) ouuer da raina dona Orraca agia o reino entegram(en)te e en paz. E ssi filio barõ nõ ouuermos, a maior filia q(ue) ouuuermos agia'o ...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:04:41 »
Mas como é que entenderam o documento, se ninguém mais falava português na época? :biglol:
[...]

Boa pergunta!  :)

De qualquer modo, talvez seja um bom motivo para os portugueses comemorarem. Mas para nós...
Foto USGS

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:07:43 »
Galego-Portugês é uma mistura do português com o espanhol, que aos poucos foi se moldando no nosso português. Alguem que falava Galego-Português entederia bem esse texto em "português trovador", como os presentes em cantigas de amor e de escarnio.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 23:14:39 »
Sem falar na língua galega.

Benvido(a) á Galipedia,
a versión en galego da Wikipedia. Este é un proxecto internacional feito por voluntarios, co propósito de facer unha enciclopedia libre, accesible, colaborativa e de balde en moitos idiomas. O obxectivo é a plena transmisión da sabedoría e o coñecemento sen restricións editoriais nin comerciais. O desenvolvemento da Wikipedia está aberto a toda persoa interesada en contribuír.
Nesta versión galega, que comezou o 8 de marzo de 2003, xa temos 98.741 artigos.

http://gl.wikipedia.org/wiki/Portada

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 07:29:51 »

O documento apenas serviria como marco histórico..., por ser a primeira utilização oficial pela chancelaria régia...

A iniciativa, no mundial 2014, também almejaria dar visibilidade planetária à lusofonia..., talvez com benefício no reforço da utilização e aceitação da língua nos fóruns internacionais, cursos em universidades estrangeiras, etc... 
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 07:36:22 por Pagão »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 10:09:19 »
É importante comemorar a data, mas não acho que durante o mundial seria a ocasião.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:18:12 »
O documento apenas serviria como marco histórico..., por ser a primeira utilização oficial pela chancelaria régia...

Eu entendi o significado do documento, eu brinquei porque é que é muito estranho se falar em uma data de aniversário de um idioma, que é algo dinâmico e que nunca está completo, o próprio excerto da carta que eu postei mostra o quanto aquela língua era diferente da que nós falamos hoje. É como falar em um primeiro Homo sapiens e se dar conta de que ele devia ser muitíssimo mais parecido com seus pais Homo erectus do que conosco, que somos "da mesma espécie".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!