Geotecton,
Por favor, veja se consegue o nome do livro ou algumas referências, este amigo meu é professor de história e sempre mostra textos e artigos em defesa das religiões, principalmente do catolicismo.
Basta você mostrar ao seu amigo a total incongruência de comportamento entre o deus cristão no Antigo Testamento e o do Novo Testamento. Não há como conciliar uma mudança tão abrupta de um ser que se afirma ser 'imutável e perfeito'.
Isto é verdade, ambos são bem distintos e praticamente inconciliáveis. Uma coisa que não gostei no texto é a utilização de versículos bíblicos para mostrar que a religião "atenuava" a escravidão, ora, e as coisas deste tipo:
Surras em escravos:
Êxodo,21:20 Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;
Êxodo,21:21 Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu.
Êxodo,21:26 E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho.
Êxodo,21:27 E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.
Compra e venda de escravos
Êxodo,21:7 E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.
Sobre estupro de escravas e escravisar mulheres cativas:
Levítico,19:20 E, quando um homem se deitar com uma mulher que for serva desposada com outro homem, e não for resgatada nem se lhe houver dado liberdade, então serão açoitados; não morrerão, pois ela não foi libertada.
Levítico,19:21 E, por expiação da sua culpa, trará ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, um carneiro da expiação,
Levítico,19:22 E, com o carneiro da expiação da culpa, o sacerdote fará propiciação por ele perante o SENHOR, pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado.
Deuteronômio,21:10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,
Deuteronômio,21:11 E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,
Deuteronômio,21:12 Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.
Deuteronômio,21:13 E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.
Deuteronômio,21:14 E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.
É o que eu digo, não seria mais simples para Deus criar uma lei "Não tomará posse de seus semelhantes" ou algo do tipo?
Vou verificar com meu amigo o que ele têm a dizer sobre eventos como as Cruzadas ou a noite de São Bartolomeu.