Enquete

Como você se assume?

Ateu
Agnóstico
Descrente

Autor Tópico: Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)  (Lida 2638 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)
« Online: 21 de Março de 2013, 11:27:06 »
Considerando o tema desta área de discussão e a forma como se denomina Ateísmo e Agnosticismo: Área destinada à discussão sobre Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses), seria curioso analisar como é que os foristas afinal se preferem designar a si mesmos...

O inquérito apenas se aplica a quem aceita rever-se numa destas três opções, mesmo que prefira uma quarta (por exemplo: um deísta seria um descrente e não ateu ou agnóstico).
« Última modificação: 21 de Março de 2013, 11:36:54 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)
« Resposta #1 Online: 21 de Março de 2013, 11:44:29 »
[...] seria curioso analisar como é que os foristas afinal se preferem designar a si mesmos...
[...]

Ressaltando que esta linha de racíconio não é unânime. Deve ter uns 3 ou 4 teístas além de mim aqui... :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Março de 2013, 17:49:49 »
Nas duas vezes que entrei no tópico a palavra analisar em "seria curioso analisar como é que os foristas", tanto no post do Pagão quanto na citação do JohnnyRivers, estava em destaque, endereçando a um artigo sobre perda de peso. Será que meu PC vai ficar resfriado?  :( Quando citei a mensagem para verificar o endereço do link o "efeito" desapareceu. Aconteceu com mais alguém?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Março de 2013, 17:51:02 »
O mesmo ocorreu agora com a palavra peso no meu post anterior. Que se passa?  :susto:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Março de 2013, 00:26:05 »
Ateu.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Março de 2013, 00:49:49 »
Normal.
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #6 Online: 22 de Março de 2013, 15:15:35 »
ATEU, graças a deus!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2013, 09:56:32 »
Normal.

hehehe.

Se não me engano foi o forista ReVo que usou a seguinte frase:

"No dia-a-dia eu sou pragmaticamente ateu, mas no fundo sou filosoficamente agnóstico."

É o que mais se aproxima do que eu me defino. Mas o meu agnosticismo se relaciona não com uma divinidade (que eu realmente sei que não existe) mas sim com a possibilidade de haver um sentido para esse mundo.

O termo agnóstico não encaixa bem nisso mas é o que mais se aproxima do que eu penso.

Mas na minha cidade já ocorreu de me perguntarem e se me questionarem novamente a resposta será a mesma: SOU CRISTÃO. Só para evitar aborrecimentos.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Março de 2013, 13:28:34 »
Se deísta seria descrente, dificulta-se definição para mim. Claro que isso é deterioração linguística. Descrente é quem não crê; sem especificação, descrente é quem não crê E mais nada.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2013, 14:04:33 »
Se deísta seria descrente, dificulta-se definição para mim.

Descrente como quem não crê num Deus providencial que se revela nas grandes religiões teístas... E englobaria todos aqueles que não se definem predominatemente como ateus ou como agnósticos, ou seja: deistas, panteístas, panenteístas, céticos, indiferentes, ateus práticos (mas não teóricos)... 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2013, 15:08:47 »
Normal.

hehehe.

Se não me engano foi o forista ReVo que usou a seguinte frase:

"No dia-a-dia eu sou pragmaticamente ateu, mas no fundo sou filosoficamente agnóstico."

É o que mais se aproxima do que eu me defino. Mas o meu agnosticismo se relaciona não com uma divinidade (que eu realmente sei que não existe) mas sim com a possibilidade de haver um sentido para esse mundo.

O termo agnóstico não encaixa bem nisso mas é o que mais se aproxima do que eu penso.

Mas na minha cidade já ocorreu de me perguntarem e se me questionarem novamente a resposta será a mesma: SOU CRISTÃO. Só para evitar aborrecimentos.

Comigo se dá o mesmo: estritamente falando sou agnóstico, mas duvido seriamente da existência de Javé, Shiva, Ogum ou Alá.

E sempre que alguém me pergunta, digo que sou ateu. Exceto se for alguma parente idosa e querida, quando então digo que "não sou religioso" e mudo de assunto. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2013, 18:54:03 »
Ateu. Não consigo mais encontrar qualquer sentido no mundo no sentido anteriormente comentado. Se eu o entendi bem. :)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Março de 2013, 06:58:48 »
Ateu prático na vida do dia-a-dia; filosoficamente, e talvez até mais emocionalmente, panteísta naturalista; descrente quanto a religiões reveladas..., mas não indiferente ou agnóstico (posição muito assumida pelos indiferentes) na medida em que sempre me interessei por religiões, rituais, simbologia, mitologia, deuses, demónios, e temática afim... E considero sagradas as grandes árvores.  ::) 
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 09:16:57 por Pagão »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!