Autor Tópico: Palestra na USP com ganhador do Nobel  (Lida 2089 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Palestra na USP com ganhador do Nobel
« Online: 23 de Agosto de 2005, 19:29:29 »
Fica aqui o convite para a palestra.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Re.: Palestra na USP com ganhador do Nobel
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2005, 23:49:36 »
Irerei  :lol:
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2005, 00:02:15 »
Digam depois como foi...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2005, 00:46:49 »
Pó deixá!  8-)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2005, 12:22:26 »
Ué... ele vai na USP? Não era para ele ir para as particulares, já que elas é que são as melhores porque as IES públicas estão "um lixo"? :lol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Palestra na USP com ganhador do Nobel
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2005, 12:29:50 »
Citação de: Poindexter
Ué... ele vai na USP? Não era para ele ir para as particulares, já que elas é que são as melhores porque as IES públicas estão "um lixo"? :lol:

O problema é que os alunos das faculdades particulares não iriam na palestra.
- "Nobel? Será que tem a ver com o guiness? Não posso perder meu tempo com isso, não sou nerd, tem festa do DA da fisioterapia..."

Ps. A festa deve chamar: Noite da luz vermelha.  :roll: (baseado em fatos verídicos..hehe)

Poindexter

• Visitante
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2005, 12:31:59 »
Citação de: Oceanos

O problema é que os alunos das faculdades particulares não iriam na palestra.
- "Nobel? Será que tem a ver com o guiness? Não posso perder meu tempo com isso, não sou nerd, tem festa do DA da fisioterapia..."

Ps. A festa deve chamar: Noite da luz vermelha.  :roll: (baseado em fatos verídicos..hehe)

:histeria:

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2005, 15:12:44 »

Pois é. O que que ele vai fazer lá na USP? Deveria dar um pulo é lá na Federal de Rondônia.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2005, 17:48:39 »
Citação de: Roberto

Pois é. O que que ele vai fazer lá na USP? Deveria dar um pulo é lá na Federal de Rondônia.

Você sabia que um dos maiores pesquisadores do Brasil na área de Bioquímica está na Federal de Rondônia?  

Embora realmente haja mais pesquisadores no Estado de São Paulo, os outros Estados também têm excelentes pesquisadores. Sempre é bom lembrar que São Paulo é extremamente mais populoso e recebe muito mais ICMS...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2005, 10:34:08 »
Citação de: Atheist
Você sabia que um dos maiores pesquisadores do Brasil na área de Bioquímica está na Federal de Rondônia?

Saber, saber, confesso que não sei. Mas acredito em você. Se interpretou o que eu disse como uma forma de preconceito contra a Federal de Rondônia ou contra o Estado de Rondônia, não é por aí. Mas é inescapável, visitando o site da instituição (que é pública), não dar um pulinho na página da pós-graduação e ver isso:

Cursos

Stricto Sensu
-Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Informações:(69)2182-2120/2182-2127

-Mestrado em Lingüística
Informações:(69)2182-2173

-Mestrado e Doutorado em Biologia Experimental
Informações:(69)2182-2119/222-5691

Depois, dando um pulo no site da CAPEs, avaliação dos cursos de pós da UNIR:

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS III - BIOLOGIA EXPERIMENTAL - Nota 3
LETRAS / LINGUÍSTICA - LINGÜÍSTICA - Nota 2
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2005, 14:58:59 »

Saber, saber, confesso que não sei. Mas acredito em você. Se interpretou o que eu disse como uma forma de preconceito contra a Federal de Rondônia ou contra o Estado de Rondônia, não é por aí. Mas é inescapável, visitando o site da instituição (que é pública), não dar um pulinho na página da pós-graduação e ver isso:

Cursos

Stricto Sensu
-Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Informações:(69)2182-2120/2182-2127

-Mestrado em Lingüística
Informações:(69)2182-2173

-Mestrado e Doutorado em Biologia Experimental
Informações:(69)2182-2119/222-5691

Depois, dando um pulo no site da CAPEs, avaliação dos cursos de pós da UNIR:

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS III - BIOLOGIA EXPERIMENTAL - Nota 3
LETRAS / LINGUÍSTICA - LINGÜÍSTICA - Nota 2

Não leve muito em consideração estas notas da CAPES... Onde estão vários dos maiores geneticistas do Brasil, incluindo a Dra. Mayana Zatz?? Na USP. Qual o conceito do programa de pós em genética da USP (lembrando que as notas vão de 1 a 7, em ordem crescente)? Nota 5.

A CAPES dá estas notas por cotas. Até a última avaliação, o único programa em genética nota 7 era o da Federal do Rio Grande do Sul.

Há muitos fatores que pesam nestas notas. Número de publicações por professor orientador credenciado; tempo de titulação dos alunos; intercâmbio de professores de fora da instituição dando palestras e participando de bancas; entre outros vários.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2005, 15:36:22 »
Não leve muito em consideração estas notas da CAPES... Onde estão vários dos maiores geneticistas do Brasil, incluindo a Dra. Mayana Zatz?? Na USP. Qual o conceito do programa de pós em genética da USP (lembrando que as notas vão de 1 a 7, em ordem crescente)? Nota 5.

Longe de mim insinuar que as notas dadas pela CAPES estão além de qualquer contestação, mas estamos falando aqui de notas 2 (o que já indica um programa ruim) e 3 (nota mínima para que a CAPES recomende o programa, se não me engano) de dois dos 3 únicos programas de pós-graduação da UNIR. Acho que nem contestando muito aquele 2 vira 4 ou o 3 vira 5.

Se bem me lembro lá do Fórum da STR, foi a Athena (Líllian Veiga) que estudou na UNIVAP, de Sanzé dos Campos, e qualificou a instituição de "fuleira" ou algo não tão elogioso quanto. Se deres uma olhada na quantidade de cursos de pós, de linhas de pesquisa e mesmo nas notas que a CAPES da pros programas de pós da UNIVAP, a conclusão inevitável é que ela dá um banho na UNIR. A UNIR, então, é "fuleira"? Ou a UNIVAP, que a até pouco tempo atrás eu desconhecia, é, a despeito do que disse a Lílian (acho que era ela mesmo), uma daquelas que o Poindexter chama de "raras exceções" de boas instituições privadas?

Reitero que meu objetivo nunca foi desfazer da UNIR, ou de Rondônia, ou da Região Norte, que como você bem apontou, não dispõe dos recursos de que São Paulo dispõe (a palavra-chave aqui é recursos). Mas é preciso desmistificar essa visão de que ensino privado é ruim, ensino público é bom, e que isso se deve unicamente ao fato de um ser privado e do outro ser público. A USP é o que é porque dispõe de recursos (humanos, materiais, "matéria-prima") que nenhuma outra universidade, pública ou privada, no Brasil dispõe. Se a USP fosse privada -- como Harvard, o MIT, Cambridge, Oxford, dentre outras grandes instituições de ensino superior estrangeiras são -- e tivesse a mesma quantidade de recursos, não vejo porque duvidar que continuaria a ser a USP que é hoje. E o rapaz do Nobel não deixaria de ir lá dar sua palestra... e continuaria a não conhecer a UNIR.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Palestra na USP com ganhador do Nobel
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2005, 15:58:33 »
Por falar em USP:

Citação de: Yahoo!
USP e Unesp fazem greve por recursos

Agência Estado

Funcionários e estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e de alguns campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciam uma greve, nesta quinta-feira, em protesto ao veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao aumento do orçamento para a Educação no Estado. Professores da USP devem parar a partir de amanhã, quando também sairão as decisões sobre paralisações na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A idéia dos sindicatos é consolidar a greve nas três universidades paulistas a partir da semana que vem, para pressionar uma nova votação na Assembléia Legislativa do artigo vetado da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2006 (LDO).

Há dez anos, o orçamento das três instituições representa 9,57% da arrecadação do ICMS do Estado, o que em 2005 deve girar em torno de R$ 3,8 bilhões. Esse porcentual (que já foi de 8,4% e de 9%, antes de 1995), no entanto, nunca foi instituído em forma de projeto de lei e precisa ser garantido a cada ano na LDO. "Não é que a Educação não mereça, mas não dá para aumentar essa vinculação (9,57% do ICMS)", diz o secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Fernando Menezes.

Movimentos dos sindicatos de professores e funcionários de USP, Unesp e Unicamp e também dos reitores há anos pediam um aumento nesse índice. Em julho, os deputados aprovaram a mudança para 10% da arrecadação do ICMS. "O governo não pode criar a USP Leste, por exemplo, e não dar mais dinheiro para a universidade manter a nova unidade", diz o deputado estadual Renato Simões (PT).

O secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia garante que o Estado tem destinado recursos extra-orçamentários às universidades para projetos de expansão de vagas. Para a construção da USP Leste, por exemplo, foram de cerca de R$ 80 milhões.

Com a justificativa de que o aumento comprometeria programas governamentais em outros setores, Alckmin vetou, no início deste mês, o artigo que previa 1% do imposto destinado às Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e um aumento de 30% para 31% dos impostos do Estado vinculados à educação básica, o que, ao todo, representava R$ 470 milhões a mais em verbas estaduais.

Será que vão levar a grana?

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2005, 16:22:20 »

Longe de mim insinuar que as notas dadas pela CAPES estão além de qualquer contestação, mas estamos falando aqui de notas 2 (o que já indica um programa ruim) e 3 (nota mínima para que a CAPES recomende o programa, se não me engano) de dois dos 3 únicos programas de pós-graduação da UNIR. Acho que nem contestando muito aquele 2 vira 4 ou o 3 vira 5.

Já vi cursos de nível 3 em uma avaliação subirem para 5 em outra. Boa parte deste conceito se deve ao tempo de titulação. Tempo de titulação depende muito mais dos alunos do que dos programas. Mas também não acho que só tenha cursos bons nas públicas...

Se bem me lembro lá do Fórum da STR, foi a Athena (Líllian Veiga) que estudou na UNIVAP, de Sanzé dos Campos, e qualificou a instituição de "fuleira" ou algo não tão elogioso quanto. Se deres uma olhada na quantidade de cursos de pós, de linhas de pesquisa e mesmo nas notas que a CAPES da pros programas de pós da UNIVAP, a conclusão inevitável é que ela dá um banho na UNIR. A UNIR, então, é "fuleira"? Ou a UNIVAP, que a até pouco tempo atrás eu desconhecia, é, a despeito do que disse a Lílian (acho que era ela mesmo), uma daquelas que o Poindexter chama de "raras exceções" de boas instituições privadas?

Há muitas coisas para se levar em consideração. Os critérios da CAPES são técnicos e mensuráveis. Opinião é diferente. Um curso pode obedecer os critérios da CAPES e ter nível 5 e não ser bom de verdade na opinião geral dos que frequentam ou dos que conhecem os formados.

A formação depende muito do aluno.

Reitero que meu objetivo nunca foi desfazer da UNIR, ou de Rondônia, ou da Região Norte, que como você bem apontou, não dispõe dos recursos de que São Paulo dispõe (a palavra-chave aqui é recursos).

Sei disso, entendi o que você quis dizer.

Mas é preciso desmistificar essa visão de que ensino privado é ruim, ensino público é bom, e que isso se deve unicamente ao fato de um ser privado e do outro ser público. A USP é o que é porque dispõe de recursos (humanos, materiais, "matéria-prima") que nenhuma outra universidade, pública ou privada, no Brasil dispõe.

Não é bem assim.

A FAPESP não aprova projetos exclusivamente de instituições públicas. Se uma universidade privada quisesse, poderia pagar decentemente os professores, dando carga horária para pesquisa, e exigir, em troca, que os professores aprovem projetos junto ao CNPq e FAPESP. Quantas fazem isso???

Se a USP fosse privada -- como Harvard, o MIT, Cambridge, Oxford, dentre outras grandes instituições de ensino superior estrangeiras são -- e tivesse a mesma quantidade de recursos, não vejo porque duvidar que continuaria a ser a USP que é hoje. E o rapaz do Nobel não deixaria de ir lá dar sua palestra... e continuaria a não conhecer a UNIR.

Mais uma vez, o problema não é ser privada, é ser privada no BRASIL. A mentalidade dos empresários aqui é outra. Se não fosse assim, a USP não seria a melhor, ou pelo menos, haveria mais universidades particulares boas, e não apenas umas poucas que ainda são piores que muitas públicas.

Não tenho dúvidas de que haja algumas particulares melhores que algumas públicas no quesito infra-estrutura. Mas isso apenas não faz uma universidade.

Aí temos que pensar se queremos que a USP e outras excelentes universidades públicas deixem de ser criadoras de conhecimento para se tornar repetidoras, colegiões, como a maioria das particulares.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2005, 17:22:27 »
Mas é preciso desmistificar essa visão de que ensino privado é ruim, ensino público é bom, e que isso se deve unicamente ao fato de um ser privado e do outro ser público. A USP é o que é porque dispõe de recursos (humanos, materiais, "matéria-prima") que nenhuma outra universidade, pública ou privada, no Brasil dispõe.

Não é bem assim.

A FAPESP não aprova projetos exclusivamente de instituições públicas. Se uma universidade privada quisesse, poderia pagar decentemente os professores, dando carga horária para pesquisa, e exigir, em troca, que os professores aprovem projetos junto ao CNPq e FAPESP. Quantas fazem isso???

Universidades, por força de lei, devem fazê-lo pelo simples fato de serem universidades (se não faz pesquisa, não é universidade). Mas a maior parte das instituições privadas, se não estou enganado, são faculdades e centros universitários, onde a coisa é mais relaxada. Na verdade, a função principal de faculdades e centros universitários é formar mão-de-obra, não fazer pesquisa.

A propósito, reveja que quando falei de recursos não falei só de dinheiro. Considero também os alunos um "recurso" de que uma universidade precisa pra ter qualidade. O principal, na minha opinião. Se assim não fosse, os reitores das públicas não estariam tão preocupadas com as cotas e as boas privadas americanas não seriam tão seletivas (bastaria ter dinheiro pra estudar nelas).

Parte do problema é que falta alunos às particulares, não quantitativa, mas qualitativamente.

Quanto à aprovação de projetos pelas privadas junto a órgãos de fomento, é algo que pode, sim, acontecer. Não duvido nada, mesmo não dispondo de dados, que a pesquisa, pouca que seja, feita hoje nas particulares seja financiada por órgãos públicos de fomento. Mas, convenhamos, se já é difícil pras públicas menores (e bota difícil nisso) competir com as maiores por recursos públicos pra financiar suas atividades de pesquisa, que dirá pras particulares? Se a construção de uma biblioteca de uma universidade particular com financiamento do BNDES (a juros baixos, a bem da verdade) já é motivo de revolta pro reitor da universidade pública daqui...

Mais uma vez, o problema não é ser privada, é ser privada no BRASIL. A mentalidade dos empresários aqui é outra. Se não fosse assim, a USP não seria a melhor, ou pelo menos, haveria mais universidades particulares boas, e não apenas umas poucas que ainda são piores que muitas públicas.

Há pouco a discordar de ti quanto ao que dizes do empresário brasileiro (talvez apenas que eu prefiro "cultura empresarial" a "mentalidade do empresário"). Só que dentre as universidades particulares, boa parte são associações sem fins lucrativos, não são empresas. Ou seja, a tal mentalidade do empresário não é, pelo menos não vejo como possa ser, o problema, já que não me parece que as universidades-associações estejam melhores do ponto de vista da qualidade do que as universidades-empresas, como a UNIP.

Não tenho dúvidas de que haja algumas particulares melhores que algumas públicas no quesito infra-estrutura. Mas isso apenas não faz uma universidade.

Não. A qualidade do corpo discente é muito mais importante. É no que as públicas invariavelmente ganham.

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 26 de Agosto de 2005, 18:30:10 »
Universidades, por força de lei, devem fazê-lo pelo simples fato de serem universidades (se não faz pesquisa, não é universidade). Mas a maior parte das instituições privadas, se não estou enganado, são faculdades e centros universitários, onde a coisa é mais relaxada. Na verdade, a função principal de faculdades e centros universitários é formar mão-de-obra, não fazer pesquisa.

A propósito, reveja que quando falei de recursos não falei só de dinheiro. Considero também os alunos um "recurso" de que uma universidade precisa pra ter qualidade. O principal, na minha opinião. Se assim não fosse, os reitores das públicas não estariam tão preocupadas com as cotas e as boas privadas americanas não seriam tão seletivas (bastaria ter dinheiro pra estudar nelas).

Parte do problema é que falta alunos às particulares, não quantitativa, mas qualitativamente.

Perfeitamente!

Quanto à aprovação de projetos pelas privadas junto a órgãos de fomento, é algo que pode, sim, acontecer. Não duvido nada, mesmo não dispondo de dados, que a pesquisa, pouca que seja, feita hoje nas particulares seja financiada por órgãos públicos de fomento. Mas, convenhamos, se já é difícil pras públicas menores (e bota difícil nisso) competir com as maiores por recursos públicos pra financiar suas atividades de pesquisa, que dirá pras particulares? Se a construção de uma biblioteca de uma universidade particular com financiamento do BNDES (a juros baixos, a bem da verdade) já é motivo de revolta pro reitor da universidade pública daqui...

Este é um outro problema. Não duvido que em alguns casos o relator do projeto junto aos órgãos de fomento hajam com preconceito se um determinado projeto veio de um pesquisador de faculdade particular. Mas infelizmente não temos números para alguma constatação. Só tenho minha experiência, que serve apenas para minha própria constatação. Não recebo um centavo para desenvolver pesquisa, e gasto muito mais que 5% da carga horária em sala de aula para preparar aulas, provas, aulas práticas, corrigir provas e lançar notas e faltas no sistema... Universidades públicas agem diferente. Enquanto as particulares não mudarem, continuaram às margens.

Há pouco a discordar de ti quanto ao que dizes do empresário brasileiro (talvez apenas que eu prefiro "cultura empresarial" a "mentalidade do empresário"). Só que dentre as universidades particulares, boa parte são associações sem fins lucrativos, não são empresas. Ou seja, a tal mentalidade do empresário não é, pelo menos não vejo como possa ser, o problema, já que não me parece que as universidades-associações estejam melhores do ponto de vista da qualidade do que as universidades-empresas, como a UNIP.

Pois é... na teoria. Na prática é diferente.

Não. A qualidade do corpo discente é muito mais importante. É no que as públicas invariavelmente ganham.

Qualidade do corpo docente e discente, sem dúvida.

Por isso ainda acho que não se pode mudar a forma de seleção, de capacidade para bolso. Embora muitas vezes estejam relacionadas, não é regra, e tendemos a acabar com o que temos de bom.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2005, 10:43:05 »
Roberto... pede um avatar para o Alenônimo... você está usando o do Sky Kunde!

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2005, 10:50:43 »
Já confundi os dois algumas vezes também.  8-)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2005, 20:11:16 »
Roberto... pede um avatar para o Alenônimo... você está usando o do Sky Kunde!

Ah, mas esse avatar aí parece comigo... O Sky Kunde cobra copyright?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2005, 20:25:02 »
Este é um outro problema. Não duvido que em alguns casos o relator do projeto junto aos órgãos de fomento hajam com preconceito se um determinado projeto veio de um pesquisador de faculdade particular. Mas infelizmente não temos números para alguma constatação.

Nem nunca teremos, isso é o tipo de coisa que jamais seria admitida publicamente.

Veja que o problema não atinge apenas as particulares, mas também as públicas menores. Duvido que a escassa pesquisa feita pela UNIR -- que por alguma razão escolhemos pra Cristo  :) -- se deva à falta de empenho ou dedicação da direção e dos docentes da instituição. O mais provável é que falte recursos mesmo.

Só tenho minha experiência, que serve apenas para minha própria constatação. Não recebo um centavo para desenvolver pesquisa, e gasto muito mais que 5% da carga horária em sala de aula para preparar aulas, provas, aulas práticas, corrigir provas e lançar notas e faltas no sistema... Universidades públicas agem diferente. Enquanto as particulares não mudarem, continuaram às margens.

Resta verificar se a universidade onde você é professor tem como mudar. Voltando àquela "pizza" com as receitas de Harvard, lá do outro tópico, percebemos que a grana dos estudantes é uma importante fonte de receitas da instituição, mas perfaz ainda assim apenas 1/4 dela. Quanto as mensalidades representam das receitas da instituição em que você trabalha?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #20 Online: 30 de Agosto de 2005, 10:17:12 »

Ah, mas esse avatar aí parece comigo... O Sky Kunde cobra copyright?

Sabe qual é o problema, Roberto?

É que os avatares personalizados servem como uma "identificação rápida" de quem está postando.

Se você continuar utilizando o do Sky Kunde, corre-se o risco de, por exemplo, alguém não gostar do que você escreveu e descontar depois no Sky, ou, pelo contrário, de elogiarem ele pelo que você escreveu...

Dá confusão! Daí, só depois que vão ver... "ih, não foi o Sky, mas sim o Roberto..."

O Alenônimo faz avatares personalizados mediante algumas regras (senão ele teria que fazer para um monte de gente que não tem nem 10 mensagens). Como você já tem mais de duzentas, vê com ele se não dá para ele fazer... daí todos nos acostumaremos a te identificar por um outro avatar, que não o do Sky! :)

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Agosto de 2005, 22:31:11 »
Nem q seja só pra mudar a cor da camiseta  8-)

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2005, 22:44:21 »
Como foi a palestra?

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 31 de Agosto de 2005, 22:24:27 »
Citação de: Fernando
Como foi a palestra?

Boa pergunta. Acabamos não indo vê-la.

:?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 31 de Agosto de 2005, 22:58:01 »
:lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!