A QUINUA ou QUÍNOA (a pronúncia correta é QUÍNOA), é uma planta vigorosa que pode atingir até 2,5 m de altura e com um excelente sistema radicular. Seu cultivo foi introduzido e adaptado pela EMBRAPA Cerrados no Brasil, sendo uma alternativa para a divesificação do sistema produtivo.
A quínua é um grão ou farelo de cor amarelada, riquíssimo em proteínas e facilmente adaptável aso solos menos férteis. Foi considerado o alimento perfeito para ONU para a agricultura e alimentação.
Investigadores que vêm estudando a quínua, nas últimas décadas, constataram que seu valor nutritivo (só comparado com o leite materno) a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal como carne, leite, o ovo e o peixe. Quando submtida ao tratamento térmico (cocção) obtém uma maior concentração de aminoácidos.
A quínua contém mais proteínas que qualquer outra planta de sua espécie. Possui um valor nutricional elevado, sendo rico também em carboidratos, vitaminas A, B1, B6, E, C, assim como ômega 3 e 6 (ácidos graxos essenciais).
TABELA DE COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL EM 100g
CALORIAS 318 Kcal
Gorduras Totais 4,9 g
Gorduras Saturadas 0,5 g
Gorduras Monoinsaturadas 1,3 g
Gorduras Polinsaturadas 2 g
Fibras 5 g
Proteínas 23 g
Carboidratos 59 g
Colesterol 0 mg
Vitamina B1 30 mg
Vitamina B2 28 mg
Vitamina B3 7 mg
Vitamina E 4,1 mg
Vitamina C 3 mg
Fonte: Heron Z. Marques
Postado em 23/08/2005
........................................................... ........................
Bom, achei interessante, apesar que para mim nao serve, ja que nao acredito em boa absorcao proteica advinda de vegetais.Mas vai pro Euzebio, pois esta ai parece bem melhor que soja...
Ainda nao comercializavel no mercado interno, mas em breve sim...