Autor Tópico: "Iluminação",o que é ?  (Lida 1144 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
"Iluminação",o que é ?
« Online: 29 de Abril de 2013, 21:33:09 »
Em que consiste o conceito de iluminação,tão presente em religiões como o Budismo e Hinduísmo ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:"Iluminação",o que é ?
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2013, 21:57:59 »
meio que uma groselha
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2013, 22:08:31 »
Leia o texto de Erich Fromm abaixo:

Se quisermos expressar o que é a iluminação em termos psicológicos, eu diria que ela é um estado em que o indivíduo está completamente em sintonia com a sua realidade interna e externa, em que está plenamente consciente da realidade e a capta de modo integral. Ele está consciente dela, isto é, não se trata do seu cérebro, nem qualquer outra parte do seu organismo, mas ele, o homem inteiro.  Ele está consciente dela; não como se a realidade fosse um objeto que ele capta com seu pensamento, mas ele capta a flor, o cachorro, o homem, em sua realidade completa.

Aquele que desperta está aberto e é capaz de responder ao mundo, e ele pode ser aberto e ser capaz de responder ao mundo porque renunciou a agarrar-se a si mesmo como uma coisa, e assim tornou-se vazio e capaz de perceber.  Estar iluminado significa “o completo despertar da personalidade total diante da realidade.”

É muito importante compreender que o estado de iluminação não é um estado de dissociação ou de transe no qual o indivíduo acredita que está desperto, quando na verdade está profundamente adormecido. O psicólogo ocidental, naturalmente, terá uma tendência a acreditar que satori [a iluminação] é apenas um estado subjetivo, e mesmo um psicólogo tão simpático em relação ao Zen quanto o dr. [Carl] Jung não consegue evitar o mesmo erro.  Jung escreve: “A própria imaginação é uma ocorrência psíquica, e portanto, não faz diferença alguma se uma iluminação é qualificada de real ou imaginária. O homem que tem a iluminação, ou alega que a tem, pensa em qualquer caso que é iluminado  (......) Mesmo que ele estivesse mentindo, a sua mentira seria um fato espiritual.” [1]

Isso faz parte, é claro, da posição geral de relativismo adotada por Jung em relação à “verdade” da experiência religiosa. Ao contrário dele, eu acredito que uma mentira nunca é “um fato espiritual”, nem qualquer outro fato, na verdade, exceto o fato de ser uma mentira. Mas, de qualquer modo, a posição de Jung certamente não é compartilhada pelos zen budistas. Bem pelo contrário. Para eles é de crucial importância saber a diferença entre a experiência autêntica de satori, na qual a aquisição de um novo ponto de vista é real, e portanto verdadeira, e uma pseudo-experiência que pode ser de natureza histérica ou psicótica, na qual o estudante Zen está convencido de haver obtido satori, enquanto o mestre Zen tem que demonstrar que ele não obteve. Uma das funções do mestre Zen é, precisamente, estar vigilante em relação à confusão que o seu aluno faz entre a iluminação real e a iluminação imaginária.

O completo despertar para a realidade significa, falando em termos psicológicos, ter alcançado “uma orientação completamente produtiva”. Isso significa não relacionar-se com o mundo de modo receptivo, explorador, acumulativo, ou mercantilista; mas sim criativamente, ativamente (no sentido de Spinoza).  No estado de completa produtividade não há véus que separem o eu do “não-eu”. O objeto não é mais um objeto; ele não fica contra mim, mas está comigo. A rosa que eu vejo não é um objeto para o meu pensamento, da maneira pela qual, quando eu digo “vejo uma rosa”, apenas afirmo que o objeto, rosa, cai na categoria “rosa”; mas da maneira em que se diz que “uma rosa é uma rosa é uma rosa”.

O estado de produtividade é ao mesmo tempo o estado da mais alta objetividade. Eu vejo o objeto sem as distorções provocadas pela minha cobiça e pelo meu medo. Vejo-o como ele é, e não como eu quero que ele seja, ou que não seja. Neste modo de percepção não há distorções paratáxicas [através do  uso das palavras] .  Há completa vitalidade, e existe uma síntese de objetividade e subjetividade. Eu tenho uma experiência intensa --  e no entanto é permitido ao objeto que ele seja como ele é. Eu trago o objeto à vida, e o objeto me traz à vida. O satori parece misterioso apenas para a pessoa que não está consciente de até que ponto a sua percepção do mundo é puramente mental, ou paratáxica.  Se o individuo estiver consciente disso, ele também perceberá uma consciência diferente, que se pode chamar de consciência completamente realista.  O indivíduo pode ter experimentado apenas vislumbres dela: no entanto, ele pode imaginar como ela é. Um garoto pequeno que estuda piano não toca como um grande mestre. No entanto a performance do mestre não é um mistério: trata-se apenas da perfeição da experiência rudimentar que o garoto tem.

O fato de que a percepção não distorcida e não-cerebral da realidade constitui um elemento essencial da experiência Zen é expressado muito claramente em duas histórias Zen.  Uma delas conta a conversa de um mestre com um monge:

“Você faz algum esforço para tornar-se disciplinado na verdade?”
“Sim.”
“Como você se exercita nisso?”
“Quando tenho fome, eu como; quando estou cansado, eu durmo”.
“Isto é o que todo mundo faz; podemos dizer então que todos estão fazendo o mesmo exercício?”
“Não.”
“Por quê?”
“Porque, quando eles comem, eles não comem, mas estão pensando em várias outras coisas, e assim permitindo-se ficar perturbados; quando eles dormem, eles não dormem, mas sonham com mil e uma coisas. É por isso que eles não são como eu.” [2]

A história dificilmente precisa de alguma explicação. O indivíduo comum, levado pela insegurança, pela cobiça, pelo medo, é constantemente imerso em um mundo de fantasias (e nem sempre é consciente disso), no qual ele vê o mundo como se tivesse qualidades que ele projeta sobre o mundo, mas que não estão lá. Isso era um fato quando esta conversa ocorreu; e continua sendo um fato verdadeiro hoje, quando quase todos veem, ouvem, sentem e saboreiam mais com base em seus próprios pensamentos, do que com base naquelas funções dentro de si que são capazes de ver, ouvir, sentir e saborear.

A outra história, igualmente cheia de significado, é a afirmação de um mestre Zen que disse: “Antes que eu alcançasse a iluminação, os rios eram rios e as montanhas eram montanhas. Quando comecei a ficar iluminado, os rios não eram mais rios, e as montanhas não eram montanhas. Agora, desde que estou iluminado, os rios voltaram a ser rios e as montanhas são montanhas.”

Outra vez, temos o novo enfoque da realidade. O indivíduo comum é como o homem na caverna de Platão, que olha só as sombras e pensa que elas são a substância. Quando reconhece este erro, ele sabe apenas que as sombras não são a substância. Mas quando se torna um iluminado, ele troca a caverna e a sua escuridão pela luz do dia. Então ele vê a substância e não as sombras. Ele está desperto.  Enquanto permanece no escuro, ele não pode entender a luz. (Como diz a Bíblia: “Uma luz brilhou na escuridão e a escuridão não a entendeu.”[3] )  Uma vez que está fora da escuridão, ele compreende a diferença entre a sua visão anterior do mundo como sombras, e a sua visão atual do mundo como realidade.
http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=744#.UX8YuJVUNho
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 22:14:04 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2013, 08:57:19 »
Iluminação é uma epifânia de uma groselha...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2013, 22:51:41 »
Existem aspectos positivos nessas coisas de meditação, constatados cientificamente, mas isso não implica na realidade ou mesmo "profundidade" dessas explicações/interpretações, da mesma forma que um soco com uma certa técnica pode mesmo ser muito mais eficaz que um dado mais "intuitivamente", sem essa técnica, sem que isso corrobore a validade nas teorias de chis, katras e chacras da vida.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2013, 07:04:40 »
Existem aspectos positivos nessas coisas de meditação, constatados cientificamente, mas isso não implica na realidade ou mesmo "profundidade" dessas explicações/interpretações, da mesma forma que um soco com uma certa técnica pode mesmo ser muito mais eficaz que um dado mais "intuitivamente", sem essa técnica, sem que isso corrobore a validade nas teorias de chis, katras e chacras da vida.

Eu não faço meditação daquele tipo convencional que budistas fazem (já estou até pensando em fazer), mas eu tenho tentado, já há algum tempo, manter minha mente em constante estado meditativo. Igual ao descrito no texto, que não é nada mal por sinal.

Já não é de hoje que eu penso que este é o estado mental correto.

Porque a maioria dos "meditadores" correlacionam o ato com um monte de besteiras não quer dizer que o ato seja inútil.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2013, 17:41:55 »
Por "descrito no texto", está se referindo a “porque, quando eles comem, eles não comem, mas estão pensando em várias outras coisas, e assim permitindo-se ficar perturbados; quando eles dormem, eles não dormem, mas sonham com mil e uma coisas.”? Se não for isso, não sei do que está falando, porque é a única coisa que avalio como ser razoável dizer que "o texto descreve".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2013, 19:25:32 »
Iluminação é uma epifânia de uma groselha...

é a groselha levada ao paroxismo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2013, 19:27:38 »
Agora, falando sério.

Acho todo o conceito que ajuda a um grupo de pessoas a serem felizes e realizadas interessante. Nesse vida de tão poucas verdades onde o que faz bem ou mal é desafiado tantas vezes por tanto tempo, tudo o que possa ser utilizado para estabilização e felicidade das pessoas têm o seu valor.

Que bom para quem acredita. Que bom para quem se sente confortável com isso. A mesma coisa sobre a religião.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2013, 19:51:59 »
A meditação aparentemente apresenta efeitos positivos. Não procurei a pesquisa original.

""Nunca teria me autoproclamado como o homem mais feliz do mundo. Isso começou com um documentário da televisão austríaca. Em seguida, o jornal britânico 'The Independent' publicou uma reportagem anunciando que eu era a pessoa mais feliz do mundo", afirma. "O que aconteceu é que participei de um estudo na Universidade de Wisconsin [EUA], para medir os benefícios da meditação. Todos os 12 voluntários possuíam uma longa experiência, com mais de 10 mil horas de práticas meditativas", diz Ricard.
Os participantes enfrentaram uma bateria de eletroencefalogramas e tomografias cerebrais. Os resultados comprovaram que o grupo apresentava um alto nível de ondas gama (de "emoções positivas") no córtex pré-frontal esquerdo, local associado com a felicidade e a alegria. No lado direito, que lida com ansiedades e frustrações, as ondas eram inexistentes. Talvez para exercitar a humildade, Ricard não confirma que seus resultados foram os melhores. "A importância da pesquisa foi provar que a mente é maleável. As conexões no cérebro não são fixas. Com esforço e tempo, elas podem ser modificadas, assim como a maneira como interpretamos o mundo", diz.
[...]
Ele se baseia no princípio de que dois estados mentais não podem ocorrer simultaneamente. "Podemos ter um acesso de amor e outro, imediatamente depois, de ódio. Mas não podemos sentir ódio e amor ao mesmo tempo por uma mesma pessoa ou objeto", afirma o monge. "Devemos habituar nossa mente a substituir emoções negativas por positivas. Quanto mais cultivarmos o amor e a bondade, menos espaço teremos para a raiva e o ódio em nossa paisagem mental. É importante saber quais são os antídotos que correspondem a cada uma de suas emoções negativas."

FONTE: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84137-7943-205-2,00-ESTE+E+O+HOMEM+MAIS+FELIZ+DO+MUNDO.html
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2013, 20:13:18 »
Citação de: Galileu
nível de ondas gama (de "emoções positivas")

Humm, não sei não. Suspeito de groselha.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2013, 20:22:12 »
Citação de: Galileu
nível de ondas gama (de "emoções positivas")

Humm, não sei não. Suspeito de groselha.

Acho que deve ser lido como "emoções consideradas positivas por quem as experimenta", havendo, é óbvio, pleno entendimento do que é positivo por todos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2013, 20:32:24 »
ondas gamas existem e estão associadas à felicidade? Porque se essa pesquisa é fake, toda a afirmação cai por terra.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2013, 11:24:06 »
Gostei de ler essa pesquisa! Ondas gama associadas á felicidade, se for verdade é uma grande descoberta! :P :P
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2013, 11:34:59 »
Ondas Gama---  Felicidade

Ondas Gama... G de gama... G de Gay....

Então, tá!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Maio de 2013, 11:44:29 »
"Iluminação" é quando alguém aciona o interruptor no modo 'ligado' e as lâmpadas acendem, indicando que estão em boas condições.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!