Autor Tópico: Banho gelado - Benefícios  (Lida 8163 vezes)

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
Banho gelado - Benefícios
« Online: 02 de Maio de 2013, 23:14:00 »
Há um tempo atrás, eu tinha topado com uns artigos a respeito dos benefícios de se tomar banho gelado, entre os quais melhorar o sono, aumentar os níveis de testosterona, energia, melhorar respiração, pele, circulação, entre outros (a lista é grande). Porém, como moro em uma cidade extremamente fria, nunca tive coragem de experimentar, e preferi continuar com meus banhos escaldantes.

Mais ou menos um mês atrás, não sei porque, resolvi experimentar essa 'terapia'. Todo dia agora acordo, saio de debaixo das cobertas direto pra debaixo do chuveiro. Chega dói quando a água bate no corpo de tão gelada. Quando saio debaixo da água, minha cabeça parece que vai congelar. Mas depois da primeira molhada, realmente é bastante revigorante, e tenho me sentido muito melhor durante todo o restante do dia.
Pra não dizerem que é apenas placebo, os banhos frios aparentemente melhoraram um problema que eu tenho já faz alguns anos : dores de cabeça. No mínimo uma vez por semana, eu ficava com uma dor que começava na metade da cabeça, ia migrando pra frente, depois descia pra detrás dos olhos, e normalmente se concentrava atrás do olho direito. Algumas vezes eu já acordava com essa dor estranha, mesmo tendo ido dormir sem nenhum problema. De vez em quando passava se eu tomasse um analgésico, outras vezes só passava quando eu dormia. Algumas vezes era mais branda, outras mais intensas a ponto de me deixar até enjoado.
Já cansei de ir em oftalmologistas, e meus olhos estão normais. Sempre imaginei que fosse por passar muito tempo na frente do PC, mas algumas vezes eu passava dias e dias sem nem olhar pra uma tela de computador, e mesmo assim sentia dor.

Enfim, desde que comecei a tomar banhos frios pela manhã, nunca mais senti essa dor. Talvez seja cedo pra dizer que são os banhos que estão ajudando com isso, mas espero que sim.

Mas alguém (corajoso) faz uso de banhos gelados para melhorar a saúde? Sentem alguma diferença, algum benefício?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Banho gelado - Benefícios
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2013, 00:01:35 »
[...]
Mas alguém (corajoso) faz uso de banhos gelados para melhorar a saúde? Sentem alguma diferença, algum benefício?

Banhos gelados eu não tomo há muito tempo. Mas costumo tomar uma ducha fria após um banho mais quente. E nunca tive nenhum problema com isto.
Foto USGS

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2013, 00:11:52 »
[...]

Banhos gelados eu não tomo há muito tempo. Mas costumo tomar uma ducha fria após um banho mais quente. E nunca tive nenhum problema com isto.

Essa é uma questão curiosa. Eu cresci com meus pais falando pra ter cuidado ao entrar com o corpo quente no mar por causa do choque térmico, que eu podia ficar com a cara torta, por exemplo  :histeria:. Até mesmo abrir a geladeira suado era visto como perigoso pelos meus pais, avós, e praticamente qualquer pessoa. Sempre tive medo de choques térmicos. Mas hoje em dia vejo que a ideia por detrás dos banhos gelados é justamente o choque térmico, e que isso é benéfico, ao contrário do que sempre me disseram.

Veja o exemplo da sauna : você fica lá naquele ambiente a 60ºC, suando como um porco, e saí de lá diretaço pra debaixo de uma ducha fria. E você se sente extremamente bem (eu, pelo menos, me sinto).

Porque as pessoas acham que choque térmico é perigoso, ou até fatal?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2013, 00:17:29 »
[...]

Essa é uma questão curiosa. Eu cresci com meus pais falando pra ter cuidado ao entrar com o corpo quente no mar por causa do choque térmico, que eu podia ficar com a cara torta, por exemplo  :histeria:. Até mesmo abrir a geladeira suado era visto como perigoso pelos meus pais, avós, e praticamente qualquer pessoa. Sempre tive medo de choques térmicos. Mas hoje em dia vejo que a ideia por detrás dos banhos gelados é justamente o choque térmico, e que isso é benéfico, ao contrário do que sempre me disseram.

Veja o exemplo da sauna : você fica lá naquele ambiente a 60ºC, suando como um porco, e saí de lá diretaço pra debaixo de uma ducha fria. E você se sente extremamente bem (eu, pelo menos, me sinto).

Porque as pessoas acham que choque térmico é perigoso, ou até fatal?

Não tenho conhecimento de fisiologia, mas acho que um 'choque térmico' em ambiente controlado, como é o caso das saunas, não traz muito perigo. Ocorrerão problemas se, acompanhando o 'choque térmico', vier uma hipotermia.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2013, 07:14:57 »
Eu também sempre ouvi quando criança minha avó dizendo que eu poderia morrer, ficar aleijado ou pior, gripado  :lol: se fosse "tomar banho quente e sair na friagem".

Mas esse negócio de "choque térmico" não seria muito mais sensação do que efeito real? Quando você acabou de tomar um banho muito quente em um dia muito frio,  por exemplo, ao desligar o chuveiro e sair do banheiro a sensação de frio é grande, mas seu corpo não esfria bruscamente, a temperatura cai paulatinamente, ou seja, o "choque" é apenas a sensação de frio.

Talvez no exemplo da sauna seja mais brusca a queda de temperatura, mas duvido que seja algo a se temer realmente.
"Deus prefere os ateus"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2013, 15:38:06 »
Na FGinlândia a gelera faz sauna a 100⁰C depois pula no mar através dum buraco no gelo.

Por muito tempo eu tomei banho gelado, mas num "inverno" aí eu amarelei e desde então nunca mais.

Uma coisa que acontece comigo é suar muito depois do banho gelado. Nunca entendi esse fenômeno.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2013, 17:33:19 »
Uma coisa que acontece comigo é suar muito depois do banho gelado. Nunca entendi esse fenômeno.

Isto acontece comigo também. Costumo tomar banho frio/gelado e fico bastante suado depois do banho.
Acho que é por causa da diferença de temperatura entre a superfície da pele e a temperatura ambiente, sei lá...
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2013, 17:46:54 »

Isto acontece comigo também. Costumo tomar banho frio/gelado e fico bastante suado depois do banho.
Acho que é por causa da diferença de temperatura entre a superfície da pele e a temperatura ambiente, sei lá...

Aí ferrou, qual é a vantagem em tomar banho para em seguida suar igual uma chaleira?
"Deus prefere os ateus"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2013, 17:53:18 »
Pois é. Exatamente isso que não me animou a manter o hábito.

Mas eu sempre desligo o chuveiro para deixar água fria e molho com ela o vidro e os azulejos do box pra condensar um pouco do vapor e fazer eu suar menos. A natureza não gosta muito, mas pelo menos eu não fedo depois do banho.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2013, 18:49:50 »
Sempre tomo banho gelado. Só no inverno que eu faço algumas concessões aqui e ali.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2013, 19:13:13 »
Um ping pra esse tópico > ../forum/topic=27358.0.html

Lembrei agora de um "tratamento" (pra quê, não me lembro) que consiste em colocar o indivíduo numa câmara criogenica por alguns segundos.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2013, 15:07:08 »
Um ping pra esse tópico > ../forum/topic=27358.0.html

Lembrei agora de um "tratamento" (pra quê, não me lembro) que consiste em colocar o indivíduo numa câmara criogenica por alguns segundos.

É, eu vi essa parada também. Se não me engano era pra pele, questão de rejuvenescimento.

Hoje tomei mais um banho geladão de manhã. Acho engraçado que é difícil controlar a respiração no começo, parece que você tá ficando sem ar, então dá aquela respirada forte, profunda. No começo é uma tristeza, mas depois que o corpo se acostuma, fica mais fácil suportar a água.

Mais uma a respeito do choque térmico : eu sempre achei curioso essa relação entre pegar um vento frio, por exemplo, e gripe e resfriado. Primeiro que eu sempre achei que gripe e resfriado fossem a mesma coisa, mas acho que gripe é causada por vírus, já o resfriado é apenas uma resposta do corpo à mudança de temperatura. Mesmo assim, porque às vezes você fica gripado só de pegar uma vento frio, ou ficar com o pé molhado? Pelo que eu andei lendo, acho que a mudança brusca de temperatura faz o sistema imunológico do corpo ficar meio debilitado, e o vírus, que tá presente em praticamente qualquer lugar, se prolifera mais rapidamente.

Mas pera lá, mudança brusca de temperatura é EXATAMENTE o que acontece quando eu tomo banho gelado. Eu saio de debaixo das cobertas, com o corpo bem quentinho, e vou direto pra debaixo do chuveiro com água congelando. Não existe mudança de temperatura mais brusca que isso. Porque eu não fico resfriado, ou gripado? To fazendo isso há mais de um mês e parece que minha saúde nunca esteve melhor.

Certa vez eu estava no shopping, de casaco, e fiquei suado porque estava jogando lá nos fliperamas, quando tava indo embora, tirei o casaco, e fiquei de camisa. Em questão de minutos minha garganta começou a arder, passei o dia seguinte com dor de garganta e um pouco gripado (ou resfriado, não sei, :stunned:). E olha que ar condicionado de shopping nem é tão forte assim, no máximo fica aquela temperatura amena.

Como é possível que numa situação dessa eu fique com garganta ardendo, resfriado, e tomando os banhos gelados eu me sinta super bem?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2013, 15:10:40 »
Esses "choques" térmicos e exposição a temperaturas muito baixas não podem, no futuro, desencadear processos reumáticos ou artrite reumatóide?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2013, 15:15:43 »
mas acho que gripe é causada por vírus, já o resfriado é apenas uma resposta do corpo à mudança de temperatura.

Ambos são causados por tipos diferentes de vírus. Mudanças de temperatura apenas aumentam as chances de disseminação.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2013, 14:25:37 »
Esses "choques" térmicos e exposição a temperaturas muito baixas não podem, no futuro, desencadear processos reumáticos ou artrite reumatóide?

Pregador, pelo que eu to lendo aqui a respeito de artrite reumatóide, não há nenhum ligação entre esta doença e choques térmicos não.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2015, 12:06:31 »
Eu não tomo banho gelado não( talvez, se a temperatura estiver abaixo de 15 graus na hora do banho), mas faz uns 4 anos que não tomo banho quente mais. Num dos banheiros aqui de casa eu tirei o chuveiro quente e botei uma ducha fria gigante(30 cm de raio) com água direto da rua, uma cachoeira. O fato é que nunca mais tive gripes de ficar de cama, no máximo uns resfriadim de 1 dia ou 2.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2015, 14:19:47 »
Sergio está ressuscitando tópicos até, baixou o Cristo, fio?  :P

Mas vamos lá:
Banho gelado ativa a circulação do sangue, por isso sua-se depois; já o banho quente (não pelando), relaxa e ajuda a musculatura a descontrair depois de um dia cansativo, se bem que eu prefiro uma hidro mesmo. :ok:

Ambos possuem sua utilidade dependendo do resultado esperado.
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2015, 14:36:48 »
Sergio está ressuscitando tópicos até, baixou o Cristo, fio?  :P

É só uma questão de tópicos com potencial.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:21:29 »
Banho gelado ativa a circulação do sangue, por isso sua-se depois

Tá explicado. Eu adoro a sensação de frescor durante o banho gelado, mas depois é um suadô do inferno que estraga toda a experiência (e o propósito do banho)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Skorpios

• Visitante
« Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2015, 07:26:20 »
Banho gelado ativa a circulação do sangue, por isso sua-se depois

Tá explicado. Eu adoro a sensação de frescor durante o banho gelado, mas depois é um suadô do inferno que estraga toda a experiência (e o propósito do banho)

+1

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!