Há um tempo atrás, eu tinha topado com uns artigos a respeito dos benefícios de se tomar banho gelado, entre os quais melhorar o sono, aumentar os níveis de testosterona, energia, melhorar respiração, pele, circulação, entre outros (a lista é grande). Porém, como moro em uma cidade extremamente fria, nunca tive coragem de experimentar, e preferi continuar com meus banhos escaldantes.
Mais ou menos um mês atrás, não sei porque, resolvi experimentar essa 'terapia'. Todo dia agora acordo, saio de debaixo das cobertas direto pra debaixo do chuveiro. Chega dói quando a água bate no corpo de tão gelada. Quando saio debaixo da água, minha cabeça parece que vai congelar. Mas depois da primeira molhada, realmente é bastante revigorante, e tenho me sentido muito melhor durante todo o restante do dia.
Pra não dizerem que é apenas placebo, os banhos frios aparentemente melhoraram um problema que eu tenho já faz alguns anos : dores de cabeça. No mínimo uma vez por semana, eu ficava com uma dor que começava na metade da cabeça, ia migrando pra frente, depois descia pra detrás dos olhos, e normalmente se concentrava atrás do olho direito. Algumas vezes eu já acordava com essa dor estranha, mesmo tendo ido dormir sem nenhum problema. De vez em quando passava se eu tomasse um analgésico, outras vezes só passava quando eu dormia. Algumas vezes era mais branda, outras mais intensas a ponto de me deixar até enjoado.
Já cansei de ir em oftalmologistas, e meus olhos estão normais. Sempre imaginei que fosse por passar muito tempo na frente do PC, mas algumas vezes eu passava dias e dias sem nem olhar pra uma tela de computador, e mesmo assim sentia dor.
Enfim, desde que comecei a tomar banhos frios pela manhã, nunca mais senti essa dor. Talvez seja cedo pra dizer que são os banhos que estão ajudando com isso, mas espero que sim.
Mas alguém (corajoso) faz uso de banhos gelados para melhorar a saúde? Sentem alguma diferença, algum benefício?