Autor Tópico: Censura a Darwin  (Lida 1037 vezes)

Offline Aroldocbn

• Nível 11
  • *
Censura a Darwin
« Online: 07 de Maio de 2013, 13:27:56 »
http://sublimeverdade.blogspot.com.br/2010/11/fernando-haddad-ouvira-teoricos-sobre.html

Sublime Verdade

quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Fernando Haddad ouvirá teóricos sobre veto a Charles Darwin

JC e-mail 4128, de 01 de Novembro de 2010.

21. Fernando Haddad ouvirá teóricos sobre veto a Charles Darwin

Conselho da Educação defende que obra tem conteúdo racista e faz apologia aberta ao genocídio e não deve ser usada na escola

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que vai ouvir opiniões de acadêmicos e educadores sobre o parecer do Conselho Nacional da Educação que caracteriza como racista e genocida o conteúdo da obra A Origem do Homem e a Seleção Sexual (é isso mesmo?) (São Paulo, Editora Hemus), de Charles Darwin, considerado um dos maiores cientistas do mundo por ter tido a maior ideia que toda a humanidade já teve: a evolução através da seleção natural.

Em deliberação, o conselho afirmou que o livro está em desacordo com a legislação do país e que deveria deixar de ser dado aos estudantes ou que isso seja feito com explicações sobre seu conteúdo. Para entrar em vigor, o parecer precisa ser homologado pelo ministro. "Não vou decidir no calor do momento", afirmou ele, ressaltando que é preciso pensar melhor sobre o tema.

A polêmica começou após Antonio Gomes da Costa Neto, servidor da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal, ter encaminhando uma denúncia contra o uso do livro à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A pasta encaminhou a crítica ao conselho, que deu parecer contra o uso da obra, numa votação unânime.

Em relatório seguido de voto, a conselheira Nilma Lino Gomes concordou com as alegações encaminhadas pela denúncia. O livro, distribuído a escolas da rede no Distrito Federal e parte do programa de bibliotecas do Ministério da Educação, elabora teoria sobre a origem e evolução humana, mas preconiza o genocídio de povos indígenas e tem conteúdo racista contra os povos africanos.

Para o denunciante, a publicação tem expressões de prática de racismo cultural e apologia aberta ao genocídio, principalmente quando menciona os negros e os povos indígenas australianos. Animais como gorila são citados nas comparações feitas aos negros e, para Costa Neto, reforçariam ainda mais os estereótipos relacionados ao negro, ao universo africano.

No voto, a conselheira pontua: "A despeito do importante caráter científico da obra de Charles Darwin, o qual não se pode negar, é necessário considerar que somos sujeitos da nossa própria época (...) responsáveis pelos desdobramentos e efeitos das opções e orientações políticas, pedagógicas, literárias e científicas no contexto que vivemos."

O conselheiro Cesar Callegari, que não esteve presente na sessão, afirmou que o conselho, ao ser provocado, sempre vota "baseado na legislação" e não em opiniões pessoais. Mesmo assim, Callegari fez algumas ressalvas à decisão. "Na minha opinião, nunca cabe censura."

Representantes do movimento negro no Brasil defendem parecer do conselho. "Nós, da Educafro, consideramos Charles Darwin um dos grandes cientistas do mundo. Ele escreveu em seu tempo, no seu contexto histórico", diz frei David, da ONG Educafro. (Imagina então se esse frei defende a história da Igreja com esse mesmo afinco)

Ele faz associação ao movimento Ku Klux Kan, grupo racista que teve atuação forte no sul dos EUA na primeira metade do século 20. "Eles (Ku Klux Kan) faziam coisas que, naquele tempo, eram compreensíveis pela sociedade americana e hoje são questionadas" (humm, o que a Ku Klux  Kan fazia agora é compreensível, caberia aqui supor o que Frei deve entender por Inquisição e as Cruzadas) afirmou. Para o frei, a obra do cientista deveria ter rodapés em todas as páginas em que existam menções racistas. Isso deve ocorrer, cita ele, "em livros que não estejam em sintonia com o pensar de hoje"  (Fico imaginando se amanhã o Frei mudar de idéia sobre o que disse...o que ele pensa então hoje, amanhã já não terá mais valor)

O presidente da Afrobras, José Vicente, acha que "a literatura, qualquer que seja ela, numa escola, tem de ter finalidade didática". Para José Vicente, se há menção a racismo, mesmo num clássico, seu conteúdo deve ser revisto. "Acho que, ainda que seja Charles Darwin, deve ser motivo de reparo. O livro pode ser utilizado como material de alerta sobre o quanto mesmo Charles Darwin poderia ter reproduzido preconceitos de época."

(Carolina Stanisci)

(O Estado de SP, 31/10)
Fonte: http://pos-darwinista.blogspot.com/2010/11/fernando-haddad-ouvira-teoricos-sobre.html

Sublinhados e pârenteses/comentários em vermelho meus.

Adendo importante: ..."vai ouvir opiniões de acadêmicos e educadores sobre o parecer do Conselho Nacional da Educação que caracteriza como racista e genocida o conteúdo da obra A Origem do Homem e a Seleção Sexual." Oh, oh! Então porque não ter o mesmo olhar para com as obras de Karl Marx?

http://blogdoaroldocbn.blogspot.com.br/
A ciência embora pretensa não é uma fonte de saber neutra,ela é moldada pelos pressupostos de sua época.
Deus é um Axioma ! Logicamente, Deus é premissa... axioma !!
E como axioma não pode ser demonstrado logicamente, entendeu ?
  “Assombra-me o Universo e eu crer procuro em vão, que exista um tal relógio e o relojoeiro não”
Voltaire

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Censura a Darwin
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2013, 13:48:38 »
Bom, então vamos aproveitar e revisar a biblia tambem... Apologia ao genocidio e escravidão, entre tantos outros...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Aroldocbn

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2013, 13:56:05 »
Bom, então vamos aproveitar e revisar a biblia tambem... Apologia ao genocidio e escravidão, entre tantos outros...

Só estou colocando um tópico para debate , não estou defendendo nada, pelo menos por enquanto  Sim, devemos revisar a Bíblia sim porque não ?
http://blogdoaroldocbn.blogspot.com.br/
A ciência embora pretensa não é uma fonte de saber neutra,ela é moldada pelos pressupostos de sua época.
Deus é um Axioma ! Logicamente, Deus é premissa... axioma !!
E como axioma não pode ser demonstrado logicamente, entendeu ?
  “Assombra-me o Universo e eu crer procuro em vão, que exista um tal relógio e o relojoeiro não”
Voltaire

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2013, 14:03:19 »

Só estou colocando um tópico para debate , não estou defendendo nada, pelo menos por enquanto  Sim, devemos revisar a Bíblia sim porque não ?
Não imaginei que voce estivesse defendendo essa posição e considero o tópico muito relevante!  :ok:

Mas de forma resumida, isso é um non-sense. Há inclusive evidencias de que Darwin era abolicionista justamente por considerar todos os homens iguais.  :)

E a biblia tinha sim que pelo menos ser restrita para crianças...

http://scienceblogs.com.br/cienciaeideias/2010/01/darwin_o_abolicionista/
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2013, 14:09:42 »
Quais são esses trechos racistas?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2013, 15:03:28 »
A quote from "The Descent of Man", in a chapter called "The Races of Man.", in which Darwin wrote:
"At some future period not very distant as measured by centuries, the civilised races of man will almost certainly exterminate and replace the savage races throughout the world. At the same time the anthropomorphous apes...will no doubt be exterminated. The break between man and his nearest Allies will then be wider, for it will intervene between man in a more civilised state, as we may hope, even than the Caucasian, and some ape as low as the baboon, instead of as now between the Negro or Australian and the gorilla" (1874, p. 178).

http://evolutionwiki.org/wiki/Darwin_himself_was_racist

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2013, 17:33:48 »
Essa notícia é de 2010 e não achei em nenhum outro lugar, nem nada depois disso.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!