Esse cara está dizendo besteira. O trabalho é uma tese de doutorado na área de psiquiatria e está longe de ser um trabalho espírita e também não faz sentido algum caracterizá-lo como exemplo de "ciência espírita", que aliás nem existe.
Evidentemente, a tese faz uma abordagem resumida do espiritismo para contextualizar a pesquisa, mas isso não significa que seja uma obra espírita.
Os objetivos da tese são claros:
1. Definir o perfil sociodemográfico de médiuns de um importante agrupamento espírita de São Paulo.
2. Investigar a saúde mental em médiuns.
3. Caracterizar a fenomenologia das experiências mediúnicas nessa população através de instrumentos com validade e confiabilidade
reconhecidos.
4. Determinar as características clínicas e sociodemográficas que ajudem a diferenciar as experiências dissociativas de caráter patológico das não patológicas.
Espero ter ajudado. Já citei essa tese aqui no CC, se não me engano em "O espiritismo são portas abertas para doenças mentais?"
Obrigado.Vi que tu tem um bom conhecimento na área.Queria ter conhecido a uns 2 anos atrás a galera aqui,iria sair do buraco religioso mais cedo,creio eu.Mas sair por conta própria e de questionamentos próprios,e bom.
Vou colocar o post dele para você analisar:
==============================================
existe um estudo capitaneado por um pesquisador chamado Julio Peres, psicólogo clínico e pesquisador do IPq (Instituto de Psiquiatria) da USP onde ele reuniiu dez médiuns brasileiros com 15 a 47 anos de experiência mediúnica e registrou a atividade cerebral durante a escrita normal e durante o transe mediúnico e utilizando o escaneamento através do SPECT ( tomografia computadorizada com emissão de fóton único) com a finalidade de destacar as áreas ativas durante as respectivas tarefas. O resultado (surpreendente para os leigos, não para nós) é que "durante a psicografia, os médiuns experientes apresentaram níveis mais baixos de atividade nas áreas do cérebro associadas ao planejamento, raciocínio, geração de linguagem e solução de problemas em relação à escrita normal." Outro ponto é que os conteúdos das psicografias apresentaram conteúdo deveras mais profundo que o produzido em estado de vigília. Ou seja, meu caro, não sei o que você espera destas áreas, se elas não se dispuserem a estudar com isenção de ânimo e um pouco de seriedade... Este estudo, segundo a agência da USP, merece futuros estudos e investigações. Por fim, se fizermos um estudo consciencioso, observaremos que as balizas principais postas por Kardec (notadamente aquilo que ele não chamou de HIPÓTESES, como há inúmeras em A Gênese), continuam de pé. Uma coisa é criticar a postura de algum profitente, outra diferente é querer tratar a FILOSOFIA contida no OLE e o tópico do CUEE apenas como fé. Perdoe-me, mas isto é ignorância da matéria. Outra coisa, procura os estudos do Alexander Moreira de Almeida e do Francisco Lotufo Neto na área dos transtornos mentais, mediunidade e psiquiatria que você encontrará material farto para seus estudos. O Alexander, a propósito, defendeu sua tese de Doutorado sobre o tema, com o seguinte título: "Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas" (segue o link:http://www.ieja.org/portugues/Estudos/Artigos/p_fenomenologiadasexperienciasmediunicas.pdf) e aqui segue um link para uma entrevista dele:
http://www.oclarim.org/site/_pages/ler.php?idartigo=375. Bom, aí está um esboço, fora os clássicos como os do Geley ou do Delanne (Pesquisa sobre Mediunidade) em que a área da Psicologia, Psiquiatria esteve à favor das pesquisas espíritas. Um forte abraço e bom debate para todos!
Depois ele faz um adendo:
Adendo: "(...) outra diferente é querer tratar a FILOSOFIA, a CIÊNCIA e a MORAL contida na DE e o tópico do CUEE apenas como (artigo de) fé (...)".
=================================================
Como eu não conheço a pesquisa e nem nada do que ele citou na área,levo ferro pelo argumento master dos espíritas:
=Vá estudar o espiritismo(O livro mais lido e relido por mim,foi o Livro dos Espíritos) e sempre que eu desafio um espírita a me dizer as Leis Divinas,até hoje,não encontrei um...que me falasse os ¨10 mandamentos ou leis¨ na lata.
Mas sempre aparece uns com umas pesquisas ¨cientificas¨.
Ai quebra minhas pernas,pois sempre fico na área da argumentação e não entro por estes caminhos que não conheço.
Muito obrigado!
Abraço