Autor Tópico: Escola aberta há 5 meses afunda em Pilar do Sul-SP  (Lida 568 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Escola aberta há 5 meses afunda em Pilar do Sul-SP
« Online: 17 de Maio de 2013, 18:36:43 »
Não lembro onde estava rolando uma discussão sobre algo semelhante, então vai a notícia aqui mesmo.

Citar
JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado
Uma escola de educação infantil inaugurada há cinco meses para atender 180 alunos está afundando em Pilar do Sul, região de Sorocaba (SP). O prédio foi interditado e os alunos estão sem aulas. De acordo com a empreiteira, a obra foi edificada sobre um antigo aterro sanitário. A Escola Municipal Jane Rechinelli Piloto, construída com recursos de R$ 1,6 milhão do programa Pró-Infância, do governo federal, foi inaugurada em dezembro. Em janeiro, o imóvel apresentava trincas e vazamento no sistema hidráulico.

A prefeitura fez reparos, mas as trincas reapareceram em março nas paredes, piso, teto e muro. O piso começou a afundar e a tubulação de gás se rompeu. No dia 7, a Defesa Civil interditou o prédio. Além do risco de desabamento, havia gás acumulado no subsolo. A construtora foi notificada para reparar os estragos. O engenheiro responsável, Eduardo Forti Bataglin, disse que a dificuldade não está na obra, mas no solo. Segundo Bataglin, o prédio foi construído sobre um aterro sanitário e a movimentação da terra causa as rachaduras. A construtora informou ter alertado a prefeitura sobre a necessidade de fazer o manejo adequado do solo antes da construção, mas a gestão anterior pretendia inaugurar o prédio antes de acabar o mandato.

O secretário de Obras, Edson Batista, disse que a atual administração vai apurar se havia aterro de lixo no local da obra. Conforme Batista, as empresas responsáveis pela construção do prédio e do muro foram notificadas, mas alegaram que o projeto foi executado de acordo com o contrato. O Ministério Público Estadual (MPE) abrirá inquérito para apurar eventuais irregularidades na obra. A prefeita Janete Carvalho (PSDB) informou que providenciará uma perícia técnica na obra e no terreno. Um prédio em bairro vizinho foi alugado para abrigar os alunos, provisoriamente. O reinício das aulas está previsto para a próxima semana. O ex-prefeito Antônio José Pereira (DEM) informou, por meio da assessoria, que a responsabilidade pela obra é da construtora.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,escola-aberta-ha-5-meses-afunda-em-pilar-do-sul-sp,1032849,0.htm
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Escola aberta há 5 meses afunda em Pilar do Sul-SP
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2013, 12:31:37 »
Em São Caetano do Sul tem uma escola que foi construida ao lado (Muro a muro) de um posto de gasolina, recém construída, com móveis novos...mas não pode ser inaugurada porque a lei municipal impede que existam escolas a menos de 300 m de postos de combustíveis e está desocupada.

O prefeito que construiu (Já saiu do cargo na eleição passada) detonou as finanças da cidade.

http://www.dgabc.com.br/Noticia/85996/escola-irregular-vai-virar-deposito-de-merenda

Citar
Escola irregular vai virar depósito de merenda

Citar
Uma escola infantil vai virar centro de distribuição de merenda escolar em São Caetano. A unidade foi construída no ano passado, na gestão José Auricchio Júnior (PTB), mas não respeitou a lei que determina instalação de instituições de ensino a, pelo menos, 300 metros de distância de comércios que trabalhem com materiais nocivos à saúde, como postos de gasolina. A EMI (Escola Municipal Integrada) denominada José Auricchio fica parede com parede com um comércio de combustível no bairro Santa Paula.

Por conta do erro, o local, que sequer foi inaugurado, não poderá ser utilizado - teria capacidade para receber cerca de 200 crianças entre 4 meses e 6 anos....


A lei é antiga mas ninguém, nem o prefeito, vereadores ou engenheiros conheciam.

Sei...




Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:Escola aberta há 5 meses afunda em Pilar do Sul-SP
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2013, 13:37:42 »
Não basta incompetência, tem que ter um bocado de sordidez pra mandar o dinheiro público pro ralo dessa forma.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Escola aberta há 5 meses afunda em Pilar do Sul-SP
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2013, 10:50:01 »
Não diria "incompetência", o cara arrombou o cofre da prefeitura.

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:Escola aberta há 5 meses afunda em Pilar do Sul-SP
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2013, 11:21:20 »
Não duvide da incompetência da administração pública no Brasil. Na maioria das instituições e governos, ao invés de administradores profissionais, técnicos, os responsáveis por gerirem a coisa pública são políticos. À título de evidência anedótica, veja as prefeituras deste país.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!