Autor Tópico: dummies perguntam sobre física  (Lida 1016 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
dummies perguntam sobre física
« Online: 24 de Agosto de 2005, 19:15:15 »
Foi recentemente abordado em um tópico que preferi não interromper sobre fisica quântica e determinismo.....

Algumas coisas que eu gostaria de saber: diz-se que física quântica é não-determinista, correto? Por causa do princípio da incerteza?

Se é isso, isso significa que os eventos descritos são "por natureza" aleatórios, meio que sem lei, ou apenas meramente imprevisíveis, mais ou menos como um sorteio de uma bolinha com um número numa gaiola esférica giratória cheia de bolinhas menores, que são governadas por leis físicas determinísticas, que possibilitariam teoricamente a previsão do resultado, apesar de ser humanamente impraticável?

(eu não estou sugerindo que a fisica quântica seja governada por leis newtonianas com partículas desprezivelmente diferenciadas como mini bolinhas de sorteio :lol: )

E, sendo esses eventos realmente sem leis ou não, como eles afetam o "macro" determinismo do universo?

:|

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: dummies perguntam sobre física
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2005, 16:57:35 »
:|  :|

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: dummies perguntam sobre física
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2005, 20:40:07 »
:sono:

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
Re: dummies perguntam sobre física
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2005, 23:24:57 »
Citação de: Danniel
Foi recentemente abordado em um tópico que preferi não interromper sobre fisica quântica e determinismo.....

Algumas coisas que eu gostaria de saber: diz-se que física quântica é não-determinista, correto? Por causa do princípio da incerteza?

Se é isso, isso significa que os eventos descritos são "por natureza" aleatórios, meio que sem lei, ou apenas meramente imprevisíveis, mais ou menos como um sorteio de uma bolinha com um número numa gaiola esférica giratória cheia de bolinhas menores, que são governadas por leis físicas determinísticas, que possibilitariam teoricamente a previsão do resultado, apesar de ser humanamente impraticável?

(eu não estou sugerindo que a fisica quântica seja governada por leis newtonianas com partículas desprezivelmente diferenciadas como mini bolinhas de sorteio :lol: )

Danniel
Na realidade o que acontece é que quando nós "observamos" o mundo quântico nós alteramos ele. Assisti uma palestra ótima do professor Celso Lima sobre o assunto (http://www.cepa.if.usp.br/anomundial/agenda.php)

Citação de: Danniel
E, sendo esses eventos realmente sem leis ou não, como eles afetam o "macro" determinismo do universo? :|

O Apodman fez uma brincadeira no orkut aqui -> http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=950870&tid=15975121&na=1&nid= onde no final ele fala sobre o assunto.

Veja a explicação aqui -> http://members.lycos.co.uk/hukadarn/quantum.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!