Governo chinês vai impor limite a jogadores de MMORPGs
Os viciados em games estão com os dias contados na China. Preocupado com o fenômeno dos RPGs on-line e dramas recorrentes de usuários que perdem o emprego e até morrem de tanto jogar, o governo chinês promete implantar um sistema que irá limitar a três horas a jogatina on-line de seus cidadãos.
Em outubro, a agência que fiscaliza os jogos on-line na China promete iniciar os testes do um limitador de horas em vários MMORPGs, incluindo os mais populares World of Warcraft e Lineage 2. Pelo sistema, o usuário que ultrapassar o limite de três horas de jogo sofreará penalidades – virtuais, a princípio – que cortam as habilidades do personagem à metade ou ao mínimo possível, no caso do jogador insistir em permanecer on-line por 5 horas seguidas. A pessoa só poderá continuar suas aventuras on-line após cinco horas de pausa, quando o sistema é zerado.
“O mecanismo de tempo pode prevenir que jovens fiquem viciados em jogos on-line”, diz a diretora do GAPP - administração geral da imprensa e publicações da China, Xiaowei Kou.
Empresas que publicam os jogos on-line na China precisam do aval do GAPP para funcionarem, portanto não devem representar empecilhos nos planos do governo de instalar o limitador definitivamente no começo de 2006.