Autor Tópico: Financiamento imobiliário  (Lida 1038 vezes)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Financiamento imobiliário
« Online: 01 de Julho de 2013, 16:16:27 »
Quando comecei a pesquisar formas de financiamento imobiliário, descobri que todos os bancos só costumam financiar mediante uma entrada de pelo menos uns 10%, o que não tenho como providenciar numa tacada só.

Mas recentemente descobri que na CEF costumam rolar uns imóveis com pendências, como por exemplo imóveis financiados dos quais os donos atuais perderam o direito de posse por falta de pagamento. E nesses casos, dá para comprar esses imóveis com financiamento pelo FGTS sem dar entrada, o que para mim é perfeito.

A questão é, vi uns imóveis assim à venda, mas ainda estão ocupados, então seria necessário mover uma ação de despejo. Ouvi dizer que algumas faculdades de Direito oferecem serviços assim gratuitamente para pessoas com salário abaixo de um determinado valor, mas estou profundamente cético quanto a isto. Imagino que ações assim podem ser bem difíceis e demoradas. Alguém sabe se isso procede?

O valor que a CEF está pedindo é R$ 25.000,00 abaixo do valor de avaliação do imóvel. Mas é preciso mover a ação de despejo e regularizar a documentação do imóvel (cuja área construída é maior que a declarada), além de fazer uma reforma, porque pelo que vi várias paredes nem reboco têm. Então temo que a parte da ação de despejo saia mais cara do que caberia nos meus planos.

Outra alternativa seria procurar algum dos planos de financiamento de casa popular, mas na cidade onde trabalho não existe o Minha Casa Minha Vida nem nenhum plano similar pela prefeitura, e estou cansado de viajar entre cidades diferentes todo dia.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Financiamento imobiliário
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2013, 17:18:23 »
A ação de despejo, neste caso, pode ser rápida se você pedir a antecipação da tutela. Não tem demorado muito, pelo que eu ouço por aí, ou você pode negociar com os moradores para raparem foram sem você precisar ajuizar uma ação. Vai ter que molhar a mão deles.

"Quanto tempo?", você pergunta. Se ele deferir o pedido de tutela antecipada, pode ser bem mais rápido. Senão, senta e chora. Mas é por essa razão que esses imóveis são tão baratos.

A assessoria jurídica de faculdades pode ser uma alternativa. Eles não são ruins e uma ação neste caso não exige nenhum advogado top of mind. Se tiver pé atrás, contrata um, não deve ser nada tãããããããããããããããão caro... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2013, 17:34:45 »
Quando vocês falam ação de despejo, eu entendo dor de cabeça.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2013, 17:36:38 »

MUITA dor de cabeça...
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2013, 17:52:33 »
Depende do contrato de aluguel, depende do locatário, depende do imóvel, depende até do dono do imóvel.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2013, 12:00:00 »
A ação de despejo, neste caso, pode ser rápida se você pedir a antecipação da tutela. Não tem demorado muito, pelo que eu ouço por aí, ou você pode negociar com os moradores para raparem foram sem você precisar ajuizar uma ação. Vai ter que molhar a mão deles.

"Quanto tempo?", você pergunta. Se ele deferir o pedido de tutela antecipada, pode ser bem mais rápido. Senão, senta e chora. Mas é por essa razão que esses imóveis são tão baratos.

A assessoria jurídica de faculdades pode ser uma alternativa. Eles não são ruins e uma ação neste caso não exige nenhum advogado top of mind. Se tiver pé atrás, contrata um, não deve ser nada tãããããããããããããããão caro... :lol:
Prefiro entrar direto com a ação, para não lidar com isso diretamente.

Já fiz o cadastro e entrei com a documentação para análise de crédito, agora é só aguardar resposta. As prestações devem me custar R$ 220 por mês, o que posso pagar sem afetar minha qualidade de vida, e ainda reformar a casa.

Vou procurar uma faculdade de Direito e ver sobre a tutela, valeu.

Depende do contrato de aluguel, depende do locatário, depende do imóvel, depende até do dono do imóvel.
O dono do imóvel atualmente é a CEF, então imagino que não seja caso de aluguel, mas sim de gente que comprou e não pagou. E o crédito sendo aprovado, serei eu o dono.

MUITA dor de cabeça...
Algo assim? Bom, o bairro onde a casa fica é meio pobre e volta e meia tem alguma notícia de gente de lá sendo presa por tráfico, mas espero que não seja o caso dos ocupantes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2013, 19:17:53 »
alguém sabe onde encontro uma lista desses imóveis? Será que dá para ver isso como investimento? Tipo compra barato,  reforma e põe para alugar?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2013, 20:28:38 »
alguém sabe onde encontro uma lista desses imóveis?

Eu acho que você encontrará aqui.

Será que dá para ver isso como investimento?

Sim.

Tipo compra barato,  reforma e põe para alugar?

Tenho um amigo que compra estes imóveis, especialmente os ainda ocupados. Geralmente o valor final do imóvel no leilão sai por 30 a 40% abaixo do valor de mercado.

Aí ele vai e conversa com os ocupantes e geralmente gasta apenas para pagar a mudança e o primeiro mês de aluguel dos antigos ocupantes, em um outro imóvel qualquer, que não tem nenhuma relação com ele.
« Última modificação: 06 de Julho de 2013, 00:35:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2013, 00:32:21 »
valeu! hoje assinei um empreendimento que fica pronto em 2016 com intuito de alugar. será meu segundo, estou tentando encontrar um meio de me segurar na aposentadoria.. acho aluguel seguro apesar de financeiramente não ser bom
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2013, 00:37:20 »
valeu! hoje assinei um empreendimento que fica pronto em 2016 com intuito de alugar. será meu segundo, estou tentando encontrar um meio de me segurar na aposentadoria.. acho aluguel seguro apesar de financeiramente não ser bom

Eu comecei a montar uma carteira de imóveis de pequeno valor voltado para locação e até o momento eu não me arrependi.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2013, 15:51:35 »
SP tá difícil imóvel de baixo valor a não ser que assuma riscos em áreas de revitalização. Fui ver um desses no centro na ipiranga perto da são João (SP new home) ,  8000 o metro 2,  super completo. Tinha um puteiro na frente!! Pensei, quem iria comprar essa merda? Venderam tudo em um fim de semana.

Acabei pegando o follow da gafisa  na região da berrine mas é bem mais caro.

parece que o velho bras será revitalizado assim como a barra funda. Juro que não entendo os preços subindo e são Paulo parece um canteiro de obras de tanta construção. E a bolha não estoura.. muita gente argumenta que estamos longe de uma bolha

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2013, 17:28:46 »
A bolha já instalada. Ela ainda não estourou porque:

1) Permanece uma boa oferta de crédito no mercado, especialmente para os imóveis na faixa de R$ 200.000,00, provindo de dinheiro estatal obtido da venda de títulos do Estado;

2) O governo federal ainda não subiu a taxa de juros o suficiente para o retorno maciço dos investidores especulativos;

3) Nós, como povo, não damos o devido valor ao nosso dinheiro porque aceitamos pagar um valor exorbitante no metro quadrado de construção, fazendo assim a alegria das construtoras, que se dependessem de mim, ficariam "a ver navios".
« Última modificação: 06 de Julho de 2013, 21:45:15 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2013, 17:48:07 »
o 3) foi o que aconteceu comigo essa vez,  o problema é que há anos fico indignado com o preço,  não compro,  só para ficar P com o valor do imóvel que deixei de comprar dois anos depois.

Em SP houve a onda dos flats (quem comprou se deu mau pelas exigências leoninas das administradoras),  a dos offices está preste a estourar(milhares sendo entregues em lugares nada a ver) . Comprei residencial em um lugar meio que garantido para minimizar o risco.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2013, 21:49:32 »
O 3) foi o que aconteceu comigo essa vez,  o problema é que há anos fico indignado com o preço,  não compro,  só para ficar P com o valor do imóvel que deixei de comprar dois anos depois.

Em SP houve a onda dos flats (quem comprou se deu mau pelas exigências leoninas das administradoras),  a dos offices está preste a estourar (milhares sendo entregues em lugares nada a ver). Comprei residencial em um lugar meio que garantido para minimizar o risco.

Eu adquiro preferencialmente imóveis de pequeno valor para locação residencial e comercial.

Imóveis mais caros só são adquiridos por mim se tiverem uma relação benefício/custo excepcional. Resumindo, compro-os no contexto de 'custo de oportunidade'.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2013, 22:54:24 »
O imóvel só é bom investimento se valorizar, senão é por segurança mesmo.

enquanto se consegue 12%aa em títulos do governo (longo prazo) e juros sobre juros, se consegue 9% aa com imóveis mas sobre o principal,  e não juros sobre juros (o que é uma diferença imensa)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2013, 11:53:13 »
Já providenciei toda a papelada, tirei empréstimo no banco para pagar a caução, paguei a caução na CEF e a imobiliária entrou com o resto dos procedimentos de compra junto à CEF. Agora só falta a CEF dar retorno, o que disseram que deve levar menos de um mês, para eu finalizar a compra.

Isso há uma ou duas semanas. Hoje, recebi agora há pouco uma ligação dum vereador.

Ele me disse que tinha uma senhora já interessada na casa, que a tal senhora foi atrás de dinheiro para a caução e tal, mas que quando ela voltou à imobiliária ficou sabendo que eu já tinha pago a caução e dado início à compra da casa. O que é engraçado porque eu já tinha perguntado na imobiliária, e tinham me dito que ninguém tinha procurado essa casa ainda.

Agora o tal vereador me ofereceu uma proposta de me reembolsar o valor que paguei pela caução, e de também me pagar o valor total do contrato da casa, se eu não finalizar o negócio com a CEF. Nunca ninguém me ofereceu tanto dinheiro duma vez só, pqp.

O detalhe é que o valor da casa no contrato é metade do valor de avaliação dela, e pelo tamanho do terreno, aposto que com uma reforma consigo bem mais.

Por outro lado, aceitando essa grana à vista eu poderia dar entrada imediata numa casa na cidade onde trabalho... mas não me sobraria dinheiro para comprar um carro, o que também preciso.

É uma situação bizarra, mas acho que recusar a proposta do vereador é melhor a longo prazo. Daqui a pouco vou lá conversar com ele, só para esclarecer a situação.

E achei um pouco antiético a imobiliária (ou a CEF) ter dado meu nome e o número do meu celular para ele.

[edit] Alarme falso, quando cheguei lá ele não me falou nada dessa proposta. O que ele falou é que a moradora atual da casa tá pentelhando ele direto.
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 18:14:45 por gogorongon »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!