Já providenciei toda a papelada, tirei empréstimo no banco para pagar a caução, paguei a caução na CEF e a imobiliária entrou com o resto dos procedimentos de compra junto à CEF. Agora só falta a CEF dar retorno, o que disseram que deve levar menos de um mês, para eu finalizar a compra.
Isso há uma ou duas semanas. Hoje, recebi agora há pouco uma ligação dum vereador.
Ele me disse que tinha uma senhora já interessada na casa, que a tal senhora foi atrás de dinheiro para a caução e tal, mas que quando ela voltou à imobiliária ficou sabendo que eu já tinha pago a caução e dado início à compra da casa. O que é engraçado porque eu já tinha perguntado na imobiliária, e tinham me dito que ninguém tinha procurado essa casa ainda.
Agora o tal vereador me ofereceu uma proposta de me reembolsar o valor que paguei pela caução, e de também me pagar o valor total do contrato da casa, se eu não finalizar o negócio com a CEF. Nunca ninguém me ofereceu tanto dinheiro duma vez só, pqp.
O detalhe é que o valor da casa no contrato é metade do valor de avaliação dela, e pelo tamanho do terreno, aposto que com uma reforma consigo bem mais.
Por outro lado, aceitando essa grana à vista eu poderia dar entrada imediata numa casa na cidade onde trabalho... mas não me sobraria dinheiro para comprar um carro, o que também preciso.
É uma situação bizarra, mas acho que recusar a proposta do vereador é melhor a longo prazo. Daqui a pouco vou lá conversar com ele, só para esclarecer a situação.
E achei um pouco antiético a imobiliária (ou a CEF) ter dado meu nome e o número do meu celular para ele.
[edit] Alarme falso, quando cheguei lá ele não me falou nada dessa proposta. O que ele falou é que a moradora atual da casa tá pentelhando ele direto.