Autor Tópico: É fácil ser uma pessoa de fé?  (Lida 1280 vezes)

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
É fácil ser uma pessoa de fé?
« Online: 09 de Julho de 2013, 14:14:30 »
Olá a todos.

Primeiramente quero me desculpar.

Quando frequentava esse fórum (por volta de 2011), tive atitudes bastante infantis, cheguei até a questionar as regras e fiz um tópico com tanto proselitismo, que hoje me envergonho.

Novamente, minhas sinceras desculpas.   

Lancei um blog recentemente, e se chama: "Em busca da Verdade". Nele apresento minhas reflexões sobre a vida, a existência e o ser humano.

Depois de várias reviravoltas na minha vida, desde surtos mentais a doenças crônicas, não nego que ainda tenha uma visão bastante influenciada pela espiritualidade, mas de certa forma me senti compelido pela "pregação" secularista a respeito da razão e da ciência, e hoje me considero uma pessoa bem mais racional do que costumava ser.

Abaixo um texto que evidencia isso e levanta considerações relevantes a respeito da quantidade absurda de coisas a se acreditar quando se considera uma religião.

É fácil ser uma pessoa de fé? Por Jhonata Reis

Não me espanto com a quantidade crescente de ateus e de pessoas que simplesmente não querem ter nada a ver com a religião.

Com os escândalos explícitos protagonizados por lideres religiosos, as declarações absurdas feitas pelos mesmos, e as atrocidades feitas em nome da religião, qualquer pessoa sensata acaba preferindo se afastar de tudo o que é relacionado a espiritualidade.

Além disso, as pessoas ficam extremamente indecisas com a diversidade de caminhos e escolhas que são colocadas a sua frente, e confusas, acabam escolhendo a neutralidade.

Mas caso você queira fazer parte de alguma religião convencional, você precisa primeiro se definir, e essa é a tarefa que eu considero mais problemática. Vamos simplificar (se isso for possível):

Se você crê em um só Deus, você é monoteísta. Suas opções são o Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo, Xintoísmo entre outras.

Se você crê em mais de um Deus, você é politeísta. Suas opções são: acreditar em Deuses da antiga Grécia, Roma, Egito, Escandinávia, ou acreditar em versões modernas dessas crenças: Xamanismo, Druidismo, Dodecateísmo e etc.

Vamos dizer que você é monoteísta e escolheu o Cristianismo, que vamos admitir, é a religião mais simples e comum que temos. Apesar disso, você ainda tem que definir qual vertente mais se iguala à suas crenças. As escolhas são: Catolicismo, Protestantismo, Mormonismo, Adventismo, Jeovismo, Ortodoxia, Assíria, Gnosticismo, Rosacrucianismo, Espiritismo, entre outras menos expressivas.

Bem, vamos dizer que você escolheu o Protestantismo, que é uma das vertentes que mais crescem atualmente. Pensou que é suficiente? Não, não. Você ainda tem que escolher sua denominação.
Entre as mais cotadas estão: Assembléias de Deus, Batistas, Metodistas, Neo-pentencostais,  Pentecostais, Presbiterianas, Congrecionalistas, e Adventistas.

Vamos dizer que você escolheu a Assembléia de Deus. Fim da linha? Não. Se você for alguém que busca sinceramente verdades profundas dentro da sua denominação, ainda existem alguns passos a seguir, como por exemplo, definir suas tendências teológicas. Arminianismo, Calvinismo, Universalismo, Puritanismo, Liberalismo, Fundamentalismo e uma infinidade quase que interminável de rótulos.

Bem, você já percorreu um longo caminho não é? Como se não fosse suficiente, além de crer na bíblia e tudo que ela diz (cobras falantes, dilúvio global, mares que se abrem, sol que para, carruagens e arbustos de fogo, transformação de água em sangue, jumentas que falam e etc), você ainda tem que crer em algo mais: No homem. Isso mesmo, a partir de agora sua vida espiritual dependerá da cobertura de homens que se autodenominam ungidos de Deus, que proclamam ter o dom da profecia, e que afirmam ter a bênção e aprovação de Deus.

Hmm…Será que é fácil ser uma pessoa de fé?

É só eu que acho isso insano?

Não julgue ateus, agnósticos ou pessoas sem religião. Não é fácil se definir em um mundo com tanta pluralidade de pensamentos e ideologias.  Não é fácil ter fé, por mais que digam o contrário.

Logo, não penso que ter alguma crença seja dar um salto no escuro. Mas com certeza é um salto. Enorme, dificultoso, e às vezes leva uma vida toda…

Offline Zóio de Vidro

• Nível 10
  • *
  • Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil
Re:É fácil ser uma pessoa de fé?
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2013, 15:29:12 »
Fácil é. Tantas pessoas abduzidas! As fraquezas intelectuais e psicológicas colaboram muito. Como todas religiões foram criadas pelo imaginário do homem, a historinha melhor, o aconchego social e outros fatores determinam qual fantasia o indivíduo toma para si. E no fundo ter fé significa fazer absolutamente nada. Tempo perdido de uma mente consolada pelo invisível.
No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2013, 16:58:41 »
Não acho que seja fácil ou difícil, quando se tem Jesus no coração tudo acontece como deve ser.
Amém.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2013, 19:58:11 »
Ter fé é fácil. Difícil é escolher uma religião.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2013, 06:56:16 »
O homem tem essa extraordinária capacidade de acreditar em algo que racionalmente sabe não ser verdade..., apenas porque isso o faz sentir-se melhor...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2013, 14:27:51 »

A ideia do título foi intencional. Na verdade minha intenção implícita foi a de desmistificar esse pensamento de que pra você ser uma pessoa de fé você tem que automaticamente crer em tudo que foi citado.

Se formos seguir o protocolo da sociedade, quanto mais coisas irracionais você crer (bíblia, doutrinas, líderes etc), mas fé você tem. Dessa forma, realmente, ter fé se torna fácil. E até cômodo.

Mas para uma pessoa honesta e sincera, que busca evidências e explicações para tudo que acredita, se tornar uma "pessoa de fé" pode ser algo um tanto quanto difícil.

« Última modificação: 10 de Julho de 2013, 15:17:15 por Em busca da Verdade »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2013, 22:55:31 »
Que nada, a sociedade escolhe pra você.
Nasceu em Caracas? Catolicismo. Fes? Sunita. Tóquio? Xintoísta. Estocolmo? Protestante.
A sociedade até escolhe o quanto você vai levar a sério essa religião, de um "tecnicamente sou religioso..." como em Estocolmo ou um "DEUS ODEIA TODOS NÓS" na Jesuslândia estado-unidense.
Latebra optima insania est.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2013, 08:53:27 »
Também acho que ter fé é extremamente fácil. Muitas pessoas sequer têm consciência desse sem número de subdivisões. E, como acontece no Brasil, pesa muito ter sido educado em um certo conjunto de valores que a grande maioria segue (mesmo que com diferenças aqui e ali). Acreditar e sentir-se confortado que o amor de um ser inexistente por você é maior que o amor dos pais, do sexo oposto, etc., como alguém consegue se iludir tanto? Nadar contra a corrente exige postura crítica, QI, muita coisa.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 08:55:49 por Digão »

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2013, 08:42:19 »
Saudações!

Bom, a algum tempo atrás, indo a Assembleia de Deus, resolvi fazer um experimento  interno motivado pela  sugestividade do ambiente, pegando carona nas musicas gospel de ares místicos.

Assim como os demais evangélicos, fechei os olhos e forcei a crença em Jesus, imaginando-o todo poderoso em cima de uma nuvem,  soltando raios pelas mãos.

Sim, aquele sentimento “sobrenatural” invadiu a minha mente e, de certa forma, mistifiquei a minha consciência. Naturalmente tudo passou depois de algum tempo. Posso dizer que tive “fé” naquele momento.

A fé é  um tipo de transe hipnótico. Podemos até ter fé, mas como todo tipo de auto sugestão é algo passageiro; impossível de se exercitar permanentemente, assim como a raiva, a alegria, a tristeza, o medo, etc, etc...

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2013, 07:55:28 »
Benvindo de novo! Ter fé não é assim tão difícil, porque nos dias que correm as pessoas sentem a necessidade de se agarrar a coisas que lhe são superiores, das quais não detêm segurança nenhuma, que nasceram não se sabe de onde. Mas que lhes dão esperança de existir algo para além dessa vida, a vida terrena.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!