Autor Tópico: Estado Laico debatido no programa Na Moral  (Lida 787 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Estado Laico debatido no programa Na Moral
« Online: 02 de Agosto de 2013, 09:38:15 »
Ontem à noite foi transmitido pela Rede Globo, no programa Na Moral, conduzido pelo apresentador Pedro Bial, um debate sobre o laicismo no Brasil, com a presença de representantes de várias religiões, entre eles o padre Jorjão, o pastor Silas Malafaia, o presidente da ATEA Daniel Sotomaior e o babalaô Ivanir dos Santos.

Logo no começo do programa eu sinto uma ajudinha de Bial a Sotomaior, que parecia meio perdido e sem cartuchos para se defender da artilharia de Malafaia.

O vídeo, em duas partes, pode ser baixado daqui:

Parte 1
e
Parte 2

Perguntinha: Bial é ateu?
« Última modificação: 02 de Agosto de 2013, 10:20:32 por Gabarito »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Estado Laico debatido no programa Na Moral
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2013, 10:19:45 »
Agora que vi o final da parte 2, chamo a atenção para um xeque-mate que o babalaô aplicou no pastor.

Meio quietinho desde o começo, Ivanir dos Santos veio com uma jogada inesperada e encurralou Malafaia, ao final do programa.
Malafaia se contorceu, escorregou e quase escapava (faz um pouco de sentido o que ele explicou sobre a manipulação política da imagem), mas não sei se escapou do xeque-mate.

Foi interessante o programa.

Offline Squire

• Nível 00
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2013, 10:47:00 »
Eu assisti o programa. Achei bom por não ser uma daquelas discussões de platéia gritando feito loucos e doses absurdas de tendenciosidade.

Realmente acho que o governo, por ser uma plataforma comum a todos, não deveria entrar nesse mérito. Deveria tão somente se preocupar com saúde, educação, segurança, infra-estrutura, e todas as coisas que são de fato, comum a todos. Isso de querer resolver o problema de todo mundo, resulta em não resolver o problema de ninguém.

Com relação ao "apoio" relatado ao catolicismo, acho que isso é muito mais uma ferramenta de manipulação política, e com relação a isso, o governo não tem escrúpulos.

Gabarito, não sei se você se refere a passeata proposta ao Silas como o xeque-mate, mas acho que não faz nem sentido. Seria como o ateu "orando" junto com crentes para provar o que?

Outro ponto que foi citado no debate, foi com relação a influência de valores pessoais nas decisões políticas - coisas do tipo, o evangélico cria projetos para o público evangélico, o ateu, para ateus, o umbandista, para os umbandistas. Não sei se a posição contraria a isso é válida para um governo como o nosso, que tem essa característica de possuir parlamentares distintos para defender os requisitos de quem o elegeu. Se quiser vetar o direito dos evangélicos exigirem direitos na política, tem que vetar esse direito a todo e qualquer tipo de subgrupo da sociedade, será que isso seria interessante?

Outra declaração do padre a respeito dos símbolos em locais públicos achei interessante. Hoje, você tem símbolos de todo tipo de influência religiosa espalhados pelos prédios públicos (não somente somente símbolos do cristianismo), e ninguém se opõe a esses símbolos. Realmente acho que isso é verdade. A caímos na mesma questão, oi apoia 1 e pronto, ou não apoia ninguém.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2013, 11:02:29 »
Gabarito, não sei se você se refere a passeata proposta ao Silas como o xeque-mate, mas acho que não faz nem sentido. Seria como o ateu "orando" junto com crentes para provar o que?

É que a doutrina pregada pelo pastor fala de respeito, aceitação dos contrários, fraternidade, irmandade e essas coisas. Pelo exemplo que o babalaô citou, de Mandela se aproximando do seu carcereiro como um símbolo de humanidade, o pastor, ao caminhar com os umbandistas estaria também fornecendo um símbolo real, concreto, factual de suas ideias e doutrinas e não apenas posando de teórico.

Acho que ele se defendeu bem, porque essas coisas são muito usadas como argumento político e manipuladora de imagens.

Resumo do samba:
Os dois estão certos e nenhum tem razão. :)

Eu diria que deu empate no xadrez.

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2013, 09:19:23 »
Apesar de perceber um certo mal estar entre os participantes, ficou evidente que havia um padre sereno, um umbandista sábio, um ateu educado e um evangélico... bem... as imagens falam por si!!!!!
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2013, 17:51:52 »
Acabei de assistir agora. Muito curto, poderia se estender mais para se aprofundar em alguns pontos. Realmente quem roubou o show foi o Ivanir dos Santos. Muito bom! O Sotomaior e o Padre Jorjão estavam meio apagados. Quando foi falado do genocídio dos regimes comunistas, o Sotomaior poderia colocado que não foi uma luta com motivação religiosa que causou as mortes, mas ideológica e política. Ao contrário da reliogião que foi realmente a causa de diversos massacres, da perseguição de cristãos em Roma às Cruzadas, do Massacre da noite de São Bartolomeu ao genocídio de Judeus na Alemanha Nazista.
O outro participante, o Silas Malafaia, parece meio pertubado e muito na defensiva (a ponto de não parar quieto um momento na cadeira... acho que estava com o demônio no corpo... :lol: ). Acho que esse cara tem um problema.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2013, 23:14:49 »
O Malafaia é visivelmente um religioso absolutista que faz com que nem mesmo suas demagogias (necessárias à manutenção de sua seita) escondam sua demência. Sua comunicação é invariavelmente áspera, inquisidora, falaciosa do início ao fim e, o que é muito pior, nesse caso, de uma prolixidade eloquente que faz qualquer debate se distanciar de uma maiêutica construtiva. Para qualquer discussão sóbria, convidar este sujeito é um desserviço. Mas se o objetivo foi chamar a atenção... é isso aí, Bial. Acertou em cheio.

O Sottomaior definitivamente não conseguiu se fazer relevante para a discussão. Mas gostei de sua última palavra, "ou não", quando o multi-crente sambista finalizou com o comentário típico dos ineptos, "o importante é ter fé". O Bial poderia muito bem ter interrompido e dado a palavra ao Daniel, para mostrar um mínimo de respeito com os não-crentes. Mas acho que é sonhar um pouco... "ou não".

Ao final, realmente considerei o representante das afro-religiões a surpresa da curta suposta discussão. E o maior problema, ao meu ver, foi o comentário falacioso do pastor em relação aos supostos governos ateus, como mencionado pelo Derfel. Isto acabou sendo uma jogada positiva à sua causa, uma vez que ficou sem contra-argumento.

"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2013, 00:04:57 »
Gostei do programa, bem produzido, bem apresentado. O tempo pode ser curto, mas é bem melhor do que se fazia naquelas horas de Superpop.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!