Chiere, antes de tudo bem-vindo ao forum. Desculpe a recepção meio grosseira da galera em relação ao seu post, acho que muita gente já fica na defensiva em relação a posts como o seu, muitas vezes são religiosos proselitistas e não estão em boa parte das vezes mesmo em debater, em discutir pontos.
Bom, vou de primeiro responder aquelas questões que o Osler (ironicamente ou não, não entendi bem) selecionou e que ainda não foram colocadas aqui. Depois clico no link se estiver com tempo e calma e se achar alguma coisa que considere interessante posto também. Outra coisa é que muitas destas questões não podem ser respondidas em uma ou duas linhas, muitas delas depreendem a posse de um conhecimento prévio, por exemplo, para entender o papel que uma única letra do genoma pode exercer num fenômeno evolutivo você precisa saber uma série de conceitos básicos sobre qual é o papel do DNA, como ele atua na caracterização da célula, como uma pequena mudança de proteína, por exemplo, numa célula epitelial pode alterar toda a função de um órgão inteiro...
Muitas vezes, por exemplo, ouço criacionistas perguntando coisas como "se o homem veio do macaco por que quando uma macaca fica grávida no zoológico nunca nasce um homenzinho?" Acontece que ao contrário do que quem faz esta pergunta pensa, se um chimpanzé nascer do ventre de uma fêmea humana ou o contrário a teoria da evolução não estará comprovada, ela estará
desmentida, só que para explicar isto é preciso falar de tantos conceitos, desde síntese proteica (que por si só já é a matéria de quase um ano inteiro de Ensino Médio) até isolamento reprodutivo então a pessoa acaba respondendo "ahh, vá estudar e não enche meu saco" principalmente quando a pergunta já vem num tom desafiador.
Bom,
24 - Pode o acaso explicar por que tenha um dia um outro macaco, de nome Shakespeare, nascido, crescido e sentido a urgência indeclinável de escrever Hamlet? Talvez a pergunta mais boba da seleção feita pelo Osler, pra ser sucinto eu diria que a mesma sequência de acasos que explica as alterações nas morfologias dos órgãos ou nas composições proteicas das células sanguíneas ou na estatura ou na resistência ou não a certos antibióticos é aquela que originou a inteligência em humanos (que é o cerne desta pergunta aí). O autor das perguntas quer saber como os homens se tornaram inteligentes, para a evolução foi pelos mesmos processos que fazem com que os homens atuais sejam mais altos do que os de 500 anos atrás ou que muitas cepas atuais de bactérias não sejam mais mortas por antibióticos que até 10 anos atrás era eficaz contra elas. Agora, como já dito, para entender como o acaso trabalha nisso é preciso compreender um monte de conceitos (colocarei alguns links sobre isso depois)
29 - Será que o homem vai continuar a evoluir ou o Homo sapiens tornou-se obsoleto o processo de evolução?Enquanto o homem mantiver os atuais padrões tecnológicos e de interação entre os povos não haverá mais especiação, nossa espécie não se dividirá em duas enquanto não houver um evento (uma guerra atômica, que arrase a quase totalidade de nossa população e tecnologia, por exemplo) que faça novamente com que grupos diferentes de humanos vivam completamente isolados de outros. Já a evolução continua ocorrendo em nós, isto é comprovado por exemplo quando, como eu acabei de falar, se mede os humanos atuais e se confere que eles são maiores que os antigos, evolução e especiação são processos diferentes, o segundo depende do primeiro mas não é sinônimo dele. Lembrando também que em biologia evolução não significa melhora.
44 - Um suicida pode transmitir a seus descendentes a própria tendência à destruição? Sim, pode, mas cuidado: comportamento humano, embora tenha influência genética significativa, é complexo. Do ponto de vista genético os aspectos comportamentais são sempre multialélicos e multigenéticos e nem sempre seguem o padrão recessivo-dominante, você deve ter estudado sobre as ervilhas de Mendel na escola, naqueles experimentos iniciais da genética (que junto com a ecologia são as áreas mais fundamentais para compreender evolução) todas as características eram definidas apenas por dois genes: se tivesse um gene nascia ervilha amarela, se tivesse outro gene nascia ervilha verde, ponto final.
Só que em comportamento não é assim, são muitos genes e relações genéticas envolvidas para definir a maior probabilidade de um comportamento ou outro no indivíduo. Há genes que definem a atividade de glândulas específicas, outros que definem a permeabilidade dos hormônios produzidos por estas glândulas nos seus órgãos de destino, há genes que definem os padrões de mielinização dos neurônios em indivíduos diferentes, há genes que definem a síntese de neurotransmissores, alguns destes genes são ligados a cromossomos autossômicos mas outros são ligados ao X ou ao Y, alguns se manifestam desde que estejam presentes mas outros só se manifestam quando outros genes também estão presentes, tudo isso somado ajuda a definir os padrões de comportamento.
Mas além disso o comportamento humano é altamente influenciável pelo ambiente. Pense na cor dos olhos e na cor da pele: ambos são definidos pelos genes que o sujeito possui, mas a cor dos olhos é SÓ definida pela genética, você não fica com olhos verdes se for pra Holanda. Já a cor da pele varia um pouco: vai depender de se o sujeito pega muito sol ou pouco sol, se vive num país frio ou num país tropical. A cor da pele é mais influenciada pelo ambiente que a cor dos olhos, características comportamentais são provavelmente muito mais influenciadas pelo ambiente que a cor da pele: estão relacionadas aos fatores culturais, às experiências de vida, aos alimentos que se consome.
Ou seja: é possível dizer que o filho de uma pessoa suicida pode herdar genes que aumentam a possibilidade de ele ser suicida mas não se pode dizer com certeza se isso vai acontecer (nem herdar o gene nem se tornar suicida). Não é uma coisa 2+2=4, como o pai com sangue AB e mãe com sangue O só geram filhos com sangue A ou sangue B que você viu nas aulas de genética do Ensino Médio.
48 - Como pode o homem possuir em sua natureza e herdar a capacidade de escolha entre o bem e o mal?Esta pergunta não é sobre evolução, é sobre metafísica.
58 - Teriam alguns animais, colocando o homem entre eles, surgido por divisão?Não entendi a pergunta muito bem, mas se está perguntando sobre a possibilidade de animais se dividirem como bactérias com cada descendente dando origem a uma nova espécie, sim, é possível, mas apenas em planárias, estrelas do mar e coisas do tipo. Humanos não porque todos nossos ancestrais mais próximos só fazem reprodução por sacanagem, digo, sexuada.
72 - O que veio primeiro: a mensagem do DNA, ou o [seu] portador que é o RNA, ou a proteína, uma vez que a produção de cada um deles requer que os outros dois já estejam presentes?A pergunta que mais gostei desta seleção, porque é a que realmente tem a ver com a questão (ao contrário das outras que não respondi) e que não sei a resposta. Vou estudar, ver se alguém já propôs alguma resposta e apresentou alguma boa evidência de que a resposta dada é verdadeira. Caso contrário ficarei com esta dúvida martelando minha cabeça por toda a vida, esta é uma vantagem do pensamento científico, quando não sabemos uma resposta dizemos que não sabemos. Não há necessidade de inventar uma resposta furada só pra tampar o buraco .) (não estou dizendo que a Ciência não tenha uma resposta para isso, estou dizendo que eu não tenho... mas é verdade, a Ciência não tem respostas para muitas coisas, e muito ao contrário de isso ser um ponto a favor da religião, é um ponto a favor da Ciência

)
De qualquer forma, mesmo que a resposta da Ciência para esta questão seja "eu não sei" isto não anula toda a evidência acumulada sobre a história evolutiva e toda a experimentação e observação sobre o papel central que (sim) o DNA, o RNA e as proteínas exercem. É como se (numa analogia bem "no popular") me dissessem que se não sei como uma bola de couro é fabricada não posso explicar as regras do futebol.
75 - Teriam as aves realmente herdados suas características primárias diretamente dos dinossauros?Já respondi lá em cima, quando falo do macaco nascendo de uma mulher. Na verdade esta pergunta só revela o desconhecimento total sobre o que o darwinismo propõe e uma explicação resumida ainda seria muito longa. Depende de um monte de conceitos elementares em genética, biologia celular, evolução, ecologia...
98 - A teoria da evolução consegue responder à pergunta sobre o significado supremo da vida?Esta pergunta é sobre metafísica. Como ateu materialista eu não acredito que a vida tenha um "significado supremo" mas acreditar ou não neste conceito não diz nada sobre evolução nem o contrário.
102 - Para compreendermos a natureza do homem, não deveríamos nós compreender os atos de heróis, santos, sábios, gênios, a nós mesmos etc. ou o darwinismo tem por si mesmo condições de explicá-la?Mesma resposta acima, misturado com as respostas da questão 24 e 44.
129 - Por que os a grande maioria dos darwinistas têm receio de fazer perguntas do tipo “por que” quando que os físicos o fazem sempre e naturalmente?Por que o autor das perguntas acha isso (que darwinistas tenham problema com perguntas "do tipo por que" [e o que ele quer dizer com "perguntas do tipo por que"])?
179 - Que vantagem nossos supostos ancestrais realmente podiam extrair, na aurora da humanidade, ao saber que tinham que inevitavelmente morrer?Não entendi a pergunta.
Vou postar uma coletânea de vídeo-aulas que podem te ajudar a entender alguns conceitos essenciais para começar a entender o que os evolucionistas propõem, mas não agora que estou cansado