Autor Tópico: 330 perguntas aos evolucionistas  (Lida 6206 vezes)

Offline chiere

• Nível 00
  • *
330 perguntas aos evolucionistas
« Online: 17 de Agosto de 2013, 22:11:48 »
Fala rapaziada. blz? encontrei num site criacionista que fez 330 perguntas ao evolucionismo. o link esta ai: http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/pagina=1078313623 alguém se habilita a responder?

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Re:330 perguntas aos evolucionistas
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2013, 22:25:31 »
Boa noite chiere, e bem vindo, não se esqueça de passar no tópico de apresentações
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2013, 22:33:28 »
As perguntas realmente são muito intrigantes:

24 - Pode o acaso explicar por que tenha um dia um outro macaco, de nome Shakespeare, nascido, crescido e sentido a urgência indeclinável de escrever Hamlet?

29 - Será que o homem vai continuar a evoluir ou o Homo sapiens tornou-se obsoleto o processo de evolução?

30 - A Segunda Lei da Termodinâmica prova que a evolução não pode ter ocorrido, já que o universo e a vida se movem do caos para a ordem e do simples para o complexo, o oposto exato da entropia prevista pela Segunda Lei?

44 - Um suicida pode transmitir a seus descendentes a própria tendência à destruição?

48 - Como pode o homem possuir em sua natureza e herdar a capacidade de escolha entre o bem e o mal?

58 - Teriam alguns animais, colocando o homem entre eles, surgido por divisão?

72 - O que veio primeiro: a mensagem do DNA, ou o [seu] portador que é o RNA, ou a proteína, uma vez que a produção de cada um deles requer que os outros dois já estejam presentes?

75 - Teriam as aves realmente herdados suas características primárias diretamente dos dinossauros?

98 - A teoria da evolução consegue responder à pergunta sobre o significado supremo da vida?

102 - Para compreendermos a natureza do homem, não deveríamos nós compreender os atos de heróis, santos, sábios, gênios, a nós mesmos etc. ou o darwinismo tem por si mesmo condições de explicá-la?

129 - Por que os a grande maioria dos darwinistas têm receio de fazer perguntas do tipo “por que” quando que os físicos o fazem sempre e naturalmente?

179 - Que vantagem nossos supostos ancestrais realmente podiam extrair, na aurora da humanidade, ao saber que tinham que inevitavelmente morrer?

e por ai vai
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2013, 23:29:02 »
É sério essas perguntas?  Tem certeza de que não é um site de humor satírico, como o the onion?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2013, 23:32:11 »
...alguém se habilita a responder?

Não. É pura perda de tempo porque algumas perguntas são simplesmente ridículas e outras são baseadas em conceitos errôneos, como é o caso da 30, que ao citar a Segunda Lei da Termodinâmica demonstra a cabal ignorância do articulista sobre esta lei física.

Resumindo: Parece que é mais uma página na Net de um cristão criacionista ignorante em Ciência.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2013, 00:04:59 »
Ainda voto pela Lei de Poe. :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2013, 00:43:52 »
Como eterno otimista, vou com o Derfel.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2013, 12:40:44 »
É fácil tornar isso divertido, é só postar num fórum/blog cristão/conservador qualquer (não sou eu que faço a ligação, são os mesmos que se apresentam assim) e dizer que essas questões não foram respondidas por fóruns/blogs ateus/esquerdistas (novamente: não sou eu, eles é que nos chamam assim).

A diversão é garantida.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline chiere

• Nível 00
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2013, 14:27:06 »
Desculpem minha ignorância no assunto, é que estou começando a estudar isto a pouco tempo, se alguém puder me indicar algum site que explique bem como responder estas questões ou alguém responder aqui mesmo no fórum, fico agradecido.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2013, 16:37:14 »
Desculpem minha ignorância no assunto, é que estou começando a estudar isto a pouco tempo, se alguém puder me indicar algum site que explique bem como responder estas questões ou alguém responder aqui mesmo no fórum, fico agradecido.

chiere, seja bem vindo. O Clube Cético é o melhor site para se encontrar a maioria das respostas. Comece por aqui.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2013, 16:58:59 »
Tem um bocado de coisa que já foi discutida por aqui, mas é só uma gota d'água perto do que tem em sites como o talkorigins.org e fóruns especializados como o www.evcforum.net

Em português eu não me lembro de nada, acho que há uma lista no yahoo, mas se bem me lembro era uma lista predominantemente criacionista que calhava de ter alguns evolucionistas dedicados, mas talvez fosse mais meio-a-meio, não me lembro bem.

Ainda tem a ciência list (em português, no yahoo), que apesar de não ter esse enfoque, quase certamente teve discussões no assunto, e provavelmente não se importariam em ajudar a esclarecer variadas questões sobre o assunto, especialmente se vierem colocadas de forma mais "trabalhada", em vez de, "vejam essa lista de 1783 alegações criacionistas que encontrei no google, será que vocês poderiam responder tudo para mim, bem mastigadinho e com citação de fontes?"

Algo como, "estou estudando essa questão de criacionismo/anti-evolucionismo, e ainda não consegui encontrar resposta para algumas das alegações, como por exemplo, que as aves não podem ter vindo dos dinossauros, porque os supostos dinossauros ancestrais das aves só aparecem depois da primeira ave no registro fóssil. As possíveis explicações evolucionistas que eu consegui imaginar são que, talvez seja porque o registro fóssil é necessariamente incompleto? Essas espécies ancestrais talvez algum dia sejam achadas na ordem certa, mas isso nem é essencial? Ou talvez isso sugira que a datação dos fósseis está errada? Ou talvez na verdade esses dinossauros é que descendem das aves, mas as aves e os dinossauros têm um ancestral comum, provavelmente outro dinossauro? Eu pesquisei e encontrei que existem quem defende essa hipótese, mas também tem um ornitólogo e um paleontólogo especializado em tigres dentes-de-sabre que defendem que as aves tem uma origem ainda mais antiga, e um ancestral comum com todos os dinossauros, não descendem deles. Os criacionistas dizem que todas essas incertezas são amostra de como a teoria da evolução não consegue explicar nada, mas eu ainda acho melhor parentesco biológico um pouco incerto do que seres criados por milagre só com aparência de parentesco falso, mas ao mesmo tempo não me parece um argumento muito bom, dessa forma que eu falei."

O mesmo por aqui também. Enfoque em uma questão de cada vez (tanto quanto possível, não raramente ocorrem desdobramentos, mas é diferente de metralhar centenas de questões), junto com suas próprias pesquisas, em vez de "pesquisem para mim aí, valeu".

Etc.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2013, 17:37:04 »
Chiere, antes de tudo bem-vindo ao forum. Desculpe a recepção meio grosseira da galera em relação ao seu post, acho que muita gente já fica na defensiva em relação a posts como o seu, muitas vezes são religiosos proselitistas e não estão em boa parte das vezes mesmo em debater, em discutir pontos.

Bom, vou de primeiro responder aquelas questões que o Osler (ironicamente ou não, não entendi bem) selecionou e que ainda não foram colocadas aqui. Depois clico no link se estiver com tempo e calma e se achar alguma coisa que considere interessante posto também. Outra coisa é que muitas destas questões não podem ser respondidas em uma ou duas linhas, muitas delas depreendem a posse de um conhecimento prévio, por exemplo, para entender o papel que uma única letra do genoma pode exercer num fenômeno evolutivo você precisa saber uma série de conceitos básicos sobre qual é o papel do DNA, como ele atua na caracterização da célula, como uma pequena mudança de proteína, por exemplo, numa célula epitelial pode alterar toda a função de um órgão inteiro...

Muitas vezes, por exemplo, ouço criacionistas perguntando coisas como "se o homem veio do macaco por que quando uma macaca fica grávida no zoológico nunca nasce um homenzinho?" Acontece que ao contrário do que quem faz esta pergunta pensa, se um chimpanzé nascer do ventre de uma fêmea humana ou o contrário a teoria da evolução não estará comprovada, ela estará desmentida, só que para explicar isto é preciso falar de tantos conceitos, desde síntese proteica (que por si só já é a matéria de quase um ano inteiro de Ensino Médio) até isolamento reprodutivo então a pessoa acaba respondendo "ahh, vá estudar e não enche meu saco" principalmente quando a pergunta já vem num tom desafiador.

Bom,

24 - Pode o acaso explicar por que tenha um dia um outro macaco, de nome Shakespeare, nascido, crescido e sentido a urgência indeclinável de escrever Hamlet?

Talvez a pergunta mais boba da seleção feita pelo Osler, pra ser sucinto eu diria que a mesma sequência de acasos que explica as alterações nas morfologias dos órgãos ou nas composições proteicas das células sanguíneas ou na estatura ou na resistência ou não a certos antibióticos é aquela que originou a inteligência em humanos (que é o cerne desta pergunta aí). O autor das perguntas quer saber como os homens se tornaram inteligentes, para a evolução foi pelos mesmos processos que fazem com que os homens atuais sejam mais altos do que os de 500 anos atrás ou que muitas cepas atuais de bactérias não sejam mais mortas por antibióticos que até 10 anos atrás era eficaz contra elas. Agora, como já dito, para entender como o acaso trabalha nisso é preciso compreender um monte de conceitos (colocarei alguns links sobre isso depois)

29 - Será que o homem vai continuar a evoluir ou o Homo sapiens tornou-se obsoleto o processo de evolução?

Enquanto o homem mantiver os atuais padrões tecnológicos e de interação entre os povos não haverá mais especiação, nossa espécie não se dividirá em duas enquanto não houver um evento (uma guerra atômica, que arrase a quase totalidade de nossa população e tecnologia, por exemplo) que faça novamente com que grupos diferentes de humanos vivam completamente isolados de outros. Já a evolução continua ocorrendo em nós, isto é comprovado por exemplo quando, como eu acabei de falar, se mede os humanos atuais e se confere que eles são maiores que os antigos, evolução e especiação são processos diferentes, o segundo depende do primeiro mas não é sinônimo dele. Lembrando também que em biologia evolução não significa melhora.

44 - Um suicida pode transmitir a seus descendentes a própria tendência à destruição?

Sim, pode, mas cuidado: comportamento humano, embora tenha influência genética significativa, é complexo. Do ponto de vista genético os aspectos comportamentais são sempre multialélicos e multigenéticos e nem sempre seguem o padrão recessivo-dominante, você deve ter estudado sobre as ervilhas de Mendel na escola, naqueles experimentos iniciais da genética (que junto com a ecologia são as áreas mais fundamentais para compreender evolução) todas as características eram definidas apenas por dois genes: se tivesse um gene nascia ervilha amarela, se tivesse outro gene nascia ervilha verde, ponto final.

Só que em comportamento não é assim, são muitos genes e relações genéticas envolvidas para definir a maior probabilidade de um comportamento ou outro no indivíduo. Há genes que definem a atividade de glândulas específicas, outros que definem a permeabilidade dos hormônios produzidos por estas glândulas nos seus órgãos de destino, há genes que definem os padrões de mielinização dos neurônios em indivíduos diferentes, há genes que definem a síntese de neurotransmissores, alguns destes genes são ligados a cromossomos autossômicos mas outros são ligados ao X ou ao Y, alguns se manifestam desde que estejam presentes mas outros só se manifestam quando outros genes também estão presentes, tudo isso somado ajuda a definir os padrões de comportamento.

Mas além disso o comportamento humano é altamente influenciável pelo ambiente. Pense na cor dos olhos e na cor da pele: ambos são definidos pelos genes que o sujeito possui, mas a cor dos olhos é SÓ definida pela genética, você não fica com olhos verdes se for pra Holanda. Já a cor da pele varia um pouco: vai depender de se o sujeito pega muito sol ou pouco sol, se vive num país frio ou num país tropical. A cor da pele é mais influenciada pelo ambiente que a cor dos olhos, características comportamentais são provavelmente muito mais influenciadas pelo ambiente que a cor da pele: estão relacionadas aos fatores culturais, às experiências de vida, aos alimentos que se consome.

Ou seja: é possível dizer que o filho de uma pessoa suicida pode herdar genes que aumentam a possibilidade de ele ser suicida mas não se pode dizer com certeza se isso vai acontecer (nem herdar o gene nem se tornar suicida). Não é uma coisa 2+2=4, como o pai com sangue AB e mãe com sangue O só geram filhos com sangue A ou sangue B que você viu nas aulas de genética do Ensino Médio.

48 - Como pode o homem possuir em sua natureza e herdar a capacidade de escolha entre o bem e o mal?

Esta pergunta não é sobre evolução, é sobre metafísica.

58 - Teriam alguns animais, colocando o homem entre eles, surgido por divisão?

Não entendi a pergunta muito bem, mas se está perguntando sobre a possibilidade de animais se dividirem como bactérias com cada descendente dando origem a uma nova espécie, sim, é possível, mas apenas em planárias, estrelas do mar e coisas do tipo. Humanos não porque todos nossos ancestrais mais próximos só fazem reprodução por sacanagem, digo, sexuada.

72 - O que veio primeiro: a mensagem do DNA, ou o [seu] portador que é o RNA, ou a proteína, uma vez que a produção de cada um deles requer que os outros dois já estejam presentes?

A pergunta que mais gostei desta seleção, porque é a que realmente tem a ver com a questão (ao contrário das outras que não respondi) e que não sei a resposta. Vou estudar, ver se alguém já propôs alguma resposta e apresentou alguma boa evidência de que a resposta dada é verdadeira. Caso contrário ficarei com esta dúvida martelando minha cabeça por toda a vida, esta é uma vantagem do pensamento científico, quando não sabemos uma resposta dizemos que não sabemos. Não há necessidade de inventar uma resposta furada só pra tampar o buraco .) (não estou dizendo que a Ciência não tenha uma resposta para isso, estou dizendo que eu não tenho... mas é verdade, a Ciência não tem respostas para muitas coisas, e muito ao contrário de isso ser um ponto a favor da religião, é um ponto a favor da Ciência :) )

De qualquer forma, mesmo que a resposta da Ciência para esta questão seja "eu não sei" isto não anula toda a evidência acumulada sobre a história evolutiva e toda a experimentação e observação sobre o papel central que (sim) o DNA, o RNA e as proteínas exercem. É como se (numa analogia bem "no popular") me dissessem que se não sei como uma bola de couro é fabricada não posso explicar as regras do futebol.

75 - Teriam as aves realmente herdados suas características primárias diretamente dos dinossauros?

Já respondi lá em cima, quando falo do macaco nascendo de uma mulher. Na verdade esta pergunta só revela o desconhecimento total sobre o que o darwinismo propõe e uma explicação resumida ainda seria muito longa. Depende de um monte de conceitos elementares em genética, biologia celular, evolução, ecologia...

98 - A teoria da evolução consegue responder à pergunta sobre o significado supremo da vida?

Esta pergunta é sobre metafísica. Como ateu materialista eu não acredito que a vida tenha um "significado supremo" mas acreditar ou não neste conceito não diz nada sobre evolução nem o contrário.

102 - Para compreendermos a natureza do homem, não deveríamos nós compreender os atos de heróis, santos, sábios, gênios, a nós mesmos etc. ou o darwinismo tem por si mesmo condições de explicá-la?

Mesma resposta acima, misturado com as respostas da questão 24 e 44.

129 - Por que os a grande maioria dos darwinistas têm receio de fazer perguntas do tipo “por que” quando que os físicos o fazem sempre e naturalmente?

Por que o autor das perguntas acha isso (que darwinistas tenham problema com perguntas "do tipo por que" [e o que ele quer dizer com "perguntas do tipo por que"])?

179 - Que vantagem nossos supostos ancestrais realmente podiam extrair, na aurora da humanidade, ao saber que tinham que inevitavelmente morrer?

Não entendi a pergunta.

Vou postar uma coletânea de vídeo-aulas que podem te ajudar a entender alguns conceitos essenciais para começar a entender o que os evolucionistas propõem, mas não agora que estou cansado :P
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 18:46:39 por Donatello van Dijck »

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2013, 19:38:18 »
Precisei chamar um médico quando estava na pergunta 30...
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2013, 20:05:42 »
30 - A Segunda Lei da Termodinâmica prova que a evolução não pode ter ocorrido, já que o universo e a vida se movem do caos para a ordem e do simples para o complexo, o oposto exato da entropia prevista pela Segunda Lei?

O curioso é que eles tentam usar a segunda lei como justificativa para desprovar a evolução e depois dizem que o universo age opostamente ao que ela prevê, ou seja, dizem que ela é falsa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2013, 21:39:35 »

Bem, primeiro peço desculpas pela má-educação. Seja bem vindo ao fórum, caro chiere.

E, segundo, use a opção de busca do fórum e você encontrará muitos tópicos que contém a refutação da maioria (senão de todas) das bobagens listadas no link apresentado por você.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2013, 22:38:33 »

O curioso é que eles tentam usar a segunda lei como justificativa para desprovar a evolução e depois dizem que o universo age opostamente ao que ela prevê, ou seja, dizem que ela é falsa.

Não, a sugestão é que o universo em si não "evoluiu", foi criado. Depois disso, apenas entropia, como na LEI -- que é L-E-I, e não só teoria.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2013, 13:56:53 »
Este primeiro motor não pode ser movido, porque não há nada antes do primeiro. Portanto, esse 1º ente não podia ter potência passiva nenhuma, porque se tivesse alguma ele seria movido por um anterior. Logo, o 1º motor só tem ATO. Ele é apenas ATO, isto é, tem todas as perfeições.
.
Este ser é Deus.

Do referido blog. Mesmo tendo a hercúlea boa vontade de aceitar o argumento, a conclusão absolutamente arbitrária (este ser poderia ser Hórus, ou o Zé Colméia, já que não existe ligação lógica entre a premissa e a conclusão) explicita o nível de relevância dos textos. É o batido triângulo da religião:

HONESTIDADE
RELIGIOSIDADE
INTELIGÊNCIA

Só é possível duas escolhas.

Não batam tantas palmas.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2013, 22:45:28 »
1 - Supondo que sua mente seja o resultado de processos não guiados por meio da seleção natural, como você sabe que a seleção natural produziu a sua mente?
Neurônios apareceram há mais ou menos 600 milhões de anos, como uma célula especializada para mandar sinais aos músculos se mexerem. Mais tarde, redes de neurônios passam a ser vantajosas para outra função, processar informações obtidas do ambiente. O cérebro é só uma dessas redes, especializada em processamento da informação - e é esse processamento da informação que chamamos de "mente" - não é uma coisa real, é só uma abstraçãozinha legal pra gente entender como as coisas funcionam.

Outra coisa. Seleção natural "guia" do mesmo jeito que a gravidade "guia" uma pedra atirada até o solo. Dizer "não guiados" aí já tem implicações toscas.

2 - Cite apenas UM exemplo inequívoco de formação de uma nova espécie mediante o acúmulo de mutações.
"Formação de nova espécie" tem nome, cladogênese ou especiação - quando duas populações de uma mesma espécie têm um impedimento reprodutivo e passam a constituir espécies separadas.
No atalho abaixo, há um experimento de especiação com drosófilas, acho que é "inequívoco" o suficiente pra ele... hahaha
http://www.rochester.edu/College/BIO/professors/fry/Fry_speciation_expevol_2009.pdf

3 - Como se deu o surgimento dos órgãos sexuais nos seres vivos machos e fêmeas?
O sexo surge como um método de recombinação genômica - alelos que somente fazem a diferença quando combinados (mas não separados) têm uma chance de ocorrer juntos. Isso ocorre até mesmo em bactérias, através de transmissão horizontal de genes (digamos que é um "quase sexo" das bactérias).

Na água, isso é relativamente fácil: ejeta-se os gametas e eles que se encontrem. Mas, na passagem para a terra firme, é necessário "forçar" o encontro de ambos. Inicialmente, isso era feito ainda na água (os anfíbios modernos ainda fazem isso), mas injetar o esperma diretamente no corpo da fêmea com uma protuberância é vantajoso evolutivamente (assegura que o esperma ali seja o seu e não o de um macho concorrente). Surgem o pinto e a boceta, ops, o pênis e a vagina.

E até é aceitável para uma "gambiarra" evolutiva que os mesmos órgãos sejam usados para excreção e procriação, mas vamos e venhamos: alguém acha mesmo que um criador inteligente usaria os mesmos órgãos como lixão e parquinho de diversões???

4 – Cite exemplos que demonstrem que os vírus, as bactérias, as plantas e os animais estão todos inter-relacionados.
Existência de RNA em todos os seres, usando as mesmíssimas bases nitrogenadas. Tá bom pra você?

5 – Por que a maioria das espécies sexuadas apresenta números aproximadamente iguais de machos e fêmeas?
Finalmente, uma questão interessante!
O que está em jogo aqui não é só o número de machos e fêmeas, mas também o seu custo para os pais - a tendência é gastar o mesmo tanto em recursos com machos e fêmeas.

No caso de espécies onde o custo é aproximadamente o mesmo (como a nossa): genes que incentivem a produção do sexo majoritário são selecionados negativamente (isto é, acabam sumindo).

Vamos dar um exemplo - suponha uma população com 10 machos e 5 fêmeas. Cada cruza vai gerar X filhotes.
Um gene que incentive a produção somente de machos vai dar aos pais, em média, X*X*5/10 = X²/2 netos, já que esses machos vão competir com os já existentes pelas poucas fêmeas.
Um gene que incentive a produção somente de fêmeas vai dar aos pais, em média X*X*10/5 = 2X² netos, quatro vezes mais o acima.
Ou seja: em uma população com mais machos, produzir fêmeas é selecionado positivamente, e produzir ainda mais machos negativamente. O inverso também é verdadeiro.
Com o tempo, a população passa a se estabilizar em maaais ou menos 50% machos, 50% fêmeas.

Entretanto, em algumas espécies, o custo de criar um macho ou uma fêmea é diferente. Nessas, há toda uma relação de custo-benefício, e o equilíbrio de machos e fêmeas não será 50%/50%.
Por exemplo: em espécies onde criar uma fêmea exige o dobro de comida, tempo, etc. de um macho, a tendência é de haver dois machos (66%) para cada fêmea (33%). É como se os pais se "perguntassem": "o que vai me dar mais netos: usar esse recurso pra criar uma fêmea, ou dois machos?".

E agora, cansei de responder.
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2013, 00:47:02 »
1 - Supondo que sua mente seja o resultado de processos não guiados por meio da seleção natural, como você sabe que a seleção natural produziu a sua mente?

"Supondo que você seja irlandês, como você sabe que você é brasileiro?"

Não entendo o porquê da "suposição" para a pergunta.

Sinceramente a impressão que passa é que o autor dessas 300 perguntas simplesmente tentou imaginar o máximo de perguntas que conseguisse num espaço curto de tempo, sem o mínimo esforço para avaliá-las ele mesmo. Tendo alguma coerência gramatical e parecendo lançar dúvida em algo que divirja da interpretação literal do gênesis, 'tá valendo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2013, 09:25:18 »
Fala rapaziada. blz? encontrei num site criacionista que fez 330 perguntas ao evolucionismo. o link esta ai: http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/pagina=1078313623 alguém se habilita a responder?

Dei uma "passeada" pelo site do senhor Banzoli e parei por alguns instantes no item "Provas do dilúvio global e da Terra jovem", em que, para variar, não há nenhuma discussão científica do articulista sobre o tema mas, apenas, a apresentação de dois vídeos proselitistas recheados de erros, sendo co-autor o famigerado Robert Gentry.

O primeiro erro aparece no vídeo 01/02 já aos 1:21, quando o narrador afirma que "as rochas fundamentais dos continentes - os granitos" são o resultado do lento resfriamento de magma por 4,5 bilhões de anos". Isto é completamente falso, pois não se conhece nenhuma rocha granítica com tal idade radiométrica e nem jamais será achada porque todas as rochas primordiais foram reabsorvidas pelo manto, pelo menos nos primeiros 200 milhões de anos.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!