E nada, nada foi mais contra o livre mercado e os conceitos do Consenso de Washington do que a solução dada para essa mega crise, com a estatização e o socorro financeiro estatal.
E qual a opção? Ficar olhando enquanto o país vai para o buraco e a população, para a miséria?
O governo não é só para enfeitar, tem que intervir quando necessário.
O mercado deve ser um ambiente darwiniano para que os melhores sobrevivam, mas crises globais não devem ser tratadas como uma falenciazinha aqui e outra ali.
Fernando, se tivesse lido meu post acima, veria que sou a favor da regulação e da intervenção estatal.
O principal responsável pela crise imobiliária de 2008 foi o governo estadunidense.
Porque?
Porque as principais garantidoras de crédito imobiliário via hipoteca eram a
Federal National Mortgage Association, mais conhecida como
Fannie Mae e a
Federal Home Loan Mortgage Corporation, mais conhecida como
Freddie Mac, ambas suportadas pelo governo federal. Durante a era Clinton, em uma medida tipicamente populista, elas foram obrigadas a conceder e a garantir um número crescente de empréstimos imobiliários sem a devida cobertura (
subprimes). Com isto formou-se a condição ideal para a elevação desenfreada dos imóveis e que desembocou na gigantesca crise de 2008.
Resumindo: A crise de 2008 foi gerada por causa de uma ação deletéria de um representante do Estado ('populismo'), foi intensificada por uma ação nefasta do setor privado (alavancar sem a devida cobertura) e foi implementada por causa da ganância consumista de uma população sem uma mínima educação financeira.