Autor Tópico: Estudo alega que homens são mais inteligentes que mulheres  (Lida 1938 vezes)

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
Estudo alega que homens são mais inteligentes que mulheres
« Online: 25 de Agosto de 2005, 20:49:09 »
Só pra pentelha as gurias.. :D

da BBC, em Londres

Pesquisadores britânicos anunciaram ter concluído um estudo que promete causar polêmica, ao sugerir que os homens são mais inteligentes que as mulheres.

A pesquisa, que deverá ser publicada ainda neste ano no British Journal of Psychology, afirma que os homens ficam, em média, cinco pontos à frente das mulheres em testes de QI.

Os autores do estudo, os professores de psicologia Paul Irwing e Richard Lynn, dizem que essa diferença de pontuação seria ainda maior quando se avaliam pessoas com os QIs mais altos.

O estudo tem como base testes de QI realizados com 80 mil pessoas, além de outros estudos envolvendo 20 mil estudantes.

Irwing, que leciona psicologia organizacional na Universidade de Manchester, disse ao programa Today, da Rádio 4 da BBC, que o estudo mostrou que, até os 14 anos, não se nota diferença de QI entre meninos e meninas.

"Mas depois dessa idade, e quando ficam adultos, há uma diferença de cinco pontos, que é pequena mas que pode ter implicações importantes", observou.

"Isso, num momento em que as mulheres estão ultrapassando os homens em nível educacional e fazendo rápidos avanços em termos de conquistas de cargos de trabalho."

Habilidade cognitiva

O teste usado pelos acadêmicos teria a capacidade de medir a "habilidade cognitiva geral" ? a habilidade verbal e espacial.

Nos níveis de QIs mais altos, a vantagem masculina se provou bem maior, dizem os pesquisadores.

Entre os avaliados, o número de homens que atingiu QI de 125 foi o dobro daquele de mulheres.

Entre os que obtiveram uma pontuação de 155, nível alcançado apenas por superdotados, havia 5,5 homens para cada mulher.

Em entrevista ao diário britânico The Times, Irwing disse que essas diferenças poderiam "explicar o maior número de homens que obtêm distinções de diversos tipos, como os grandes mestres do xadrez, medalhistas em competições de matemática e ganhadores do Prêmio Nobel".

O documento, que deve provocar polêmica e revolta de feministas, deve argumentar, por outro lado, que as mulheres são capazes de realizações superiores que os homens quando estão no mesmo nível de QI.

Isso porque, "possivelmente elas são mais conscienciosas e se adaptam melhor a longos períodos de trabalho duro".

Outro autor do estudo, Richard Lynn, professor emérito de psicologia da Universidade do Ulster, já está acostumado a pesquisas de conteúdo bombástico como esta.

De acordo com o Times, ele já escreveu vários artigos sustentando que há diferença de inteligência entre os diversos grupos raciais.

Numa carta à publicação The Psychologist neste mês, Lynn defendeu a tese de que a diferença de inteligência entre homens e mulheres é conseqüência do tamanho de seus cérebros.

"Os homens têm cérebros cerca de 10% maiores que os das mulheres, e cérebros maiores conferem maior poder cerebral, então os homens devem necessariamente ser em média mais inteligentes que as mulheres", escreveu ele.

Fonte: Uooll
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2005, 22:05:11 »
não dou 1 semana para as feministas  fizerem uma manifestação na frente do lugar onde foi feito essa pesquisa!

mas sei não... essas pesquisas assim pra mim não levam a nada...
mas como não sei nada disso, vou ficar na minha!

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Re.: Estudo alega que homens são mais inteligentes que mulhe
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2005, 09:24:55 »
:P
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Ozeias

• Nível 05
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2005, 09:27:40 »
Eu já sabia.  :histeria:
Meninas, tentem não me crucificar.
"Oh dia!!! Oh azar!!! Oh vida!!!"
Aquela hiena do desenho animado

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Estudo alega que homens são mais inteligentes que mulher
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2005, 09:43:10 »
Citação de: Freddy Hazuki
Numa carta à publicação The Psychologist neste mês, Lynn defendeu a tese de que a diferença de inteligência entre homens e mulheres é conseqüência do tamanho de seus cérebros.

"Os homens têm cérebros cerca de 10% maiores que os das mulheres, e cérebros maiores conferem maior poder cerebral, então os homens devem necessariamente ser em média mais inteligentes que as mulheres", escreveu ele.

Difícil defender essa tese depois que se descobriu que o cérebro de Anatole France pesava pouco mais de um quilo...
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Estudo alega que homens são mais inteligentes que mulher
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2005, 09:57:49 »
Citação de: Roberto

Difícil defender essa tese depois que se descobriu que o cérebro de Anatole France pesava pouco mais de um quilo...

Some a isso pessoas com microencefalia sem inteligência comprometida.

Mesmo supondo que há diferenças de inteligência entre homens e mulheres, elas não necessariamente são biologicamente determinadas, parece que um terço do QI é de "responsabilidade" cultural, e homens e mulheres são criados de formas diferentes.

Eu me pergunto também qual é a utilidade da média de inteligência, em vez da moda. Acho que a moda poderia mostrar algo até inverso, que seria distorcido por eventuais superdotados, que talvez pudessem ser maioria entre os homens.

Acho que também pode ser interessante citar trechos de "genes, povos e línguas", de Luigi Luca Cavalli-Sforza:

[...]durante muito tempo acreditou-se que a similaridade entre o QI de pais e filhos tivesse origem exclusivamente genética. O famoso psicólogo britânico sir Cyril Burt, por certo arrebatado pelo entusiasmo, chegou ao ponto de publicar dados falsos para "provar" o fundamento genético do quociente de inteligência. Foi graças ao psicólogo norte americano Leon Kamin que a fraude de Burt acabou sendo descoberta.

Quando os estudos sobre QI foram iniciados, o governo francês pediu a Alfred Binet que desenvolvesse um método para identificar crianças com deficiência mental a fim de oferecer-lhes uma educação especial desde a mais tenra idade. Foram sobretudo os psicólogos norte-americanos que tentaram transformar a medida de QI de Binet em um parâmetro de inteligência "pura" -- independente da cultura ou do ambiente social em que os testes eram efetuados. Esse entusiasmo equivocado levou a graves erros sociais, nem todos corrigidos. Estudos sobre filhos adotivos foram decisivos para comrovar que a transmissão cultural exerce influência poderosa na determinação do QI. Estudos realizados nos Estados Unidos em 1980 e 1981 determinaram que apenas um terço da variação do QI entre indivíduos se deve à hereditariedade biológica. Ooutro terço pode ser explicado pela transmissão cultural. O terço restante aparentemente se deve a diferenças não especificadas, com freqüências aleatórias, na experiência pessoal de vida. Tais resultados estão muito longe dos 80% ou 90%  de contribuição genética sugeridos por Burt e muitos de seus colegas norte-americanos.
[...]

Teorias sobre o papel que o QI representa na estratificação social também foram refutadas. Alguns pesquisadores chegaram a afirmar, sem evidência alguma, que as diferenças de QI observadas entre classes altas e baixas eram genéticas, já que indivíduos de alto QI ingressariam automatiamente nas classes mais elevadas. Um estudo francês sobre adoção mostrou mais uma vez que as diferenças eram sobretudo socioculturais, e não genéticas.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2005, 10:07:03 »
Se é um teste de QI então assumo. Meu QI é ZERO!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2005, 10:51:57 »
Citação de: diego_uss
não dou 1 semana para as feministas  fizerem uma manifestação na frente do lugar onde foi feito essa pesquisa!

Contra os fatos não há argumentos.

Sinceramente, o que significariam, em termos práticos, esses 5 pontos de QI se realmente houvesse essa diferença?

Como eles isolaram os fatores culturais? A sociedade nos países ocidentais era totalmente patriarcal até 1 ou 2 gerações atrás, e ainda é em muitos desses países ou em regiões principalmente fora dos grandes centros urbanos. Será que esse período de 1 ou 2 gerações foi suficiente para VARRER a influência cultural sobre o QI?  Eu duvido muito... Esse QI que eles avaliaram não tem influência cultural? Eu também duvido muito...

Resumindo, esse estudo é muito inconveniente além de ser inútil.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2005, 16:12:35 »
Citação de: PSYCHOCANDY
Se é um teste de QI então assumo. Meu QI é ZERO!

Sério?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2005, 16:36:15 »
Como se QI fosse um bom parâmetro...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2005, 16:39:50 »
Há de fato diferenças nos cérebros de homens e mulheres. Os testes devem levar tais diferenças em consideração. Se não levam, não valem nada.

Em todo caso, vale a pena dar uma lida no especial da revista Viver, Mente e Cérebro sobre Inteligência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2005, 16:41:59 »
Essa pesquisa é um absurdo ! Será que eles não levaram em consideração que há mais diferença entre a inteligência entre pessoas do mesmo sexo do que a entre os sexos ? Isso é discriminação sexual !!!  :P
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Estudo alega que homens são mais inteligentes que m
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2005, 16:50:45 »
Citação de: Stéfano
Essa pesquisa é um absurdo ! Será que eles não levaram em consideração que há mais diferença entre a inteligência entre pessoas do mesmo sexo do que a entre os sexos ? Isso é discriminação sexual !!!  :P

Existem estudos relacionados feitos a, por exemplo, 20 anos atrás? Essa diferença de QI, caso exista, está aumentando, diminuindo ou se mantém?

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2005, 18:27:39 »
REcebi essa coisa por email hj..
se alastrou legal pela internet pelo jeito...

PS: Tem outro tópico com a mesma notícia..da pra fundir os dois??

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2005, 02:16:42 »
Citação de: OldSkull

homem tem complexo de inferioridade :)
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Agosto de 2005, 03:16:28 »
|( Estou tão feliz com essa noticia...

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Agosto de 2005, 12:56:22 »
Citação de: OldSkull

homem tem complexo de inferioridade :)

Acho q tem é complexo de provocação mesmo  :D

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!