Autor Tópico: FO do Universo e a TR  (Lida 437 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
FO do Universo e a TR
« Online: 06 de Setembro de 2013, 13:04:12 »
Ola Pessoal,

Já tivemos algumas discussões aqui envolvendo MQ, TR. Faz um tempo, coloquei a seguinte questão : sendo a relatividade totalmente deterministica, não seria somente a MQ de Bohm, compatível com a TR ? Nesta mesma conversa, em outro forum, um forista respondeu que não. Dando uma resposta curta : Teorema de Bell.

Depois, coloquei a questão do BU (defendida pelos relativistas) e consciência; postando também um vídeo do Close to Truth onde o Andrei Linde falava sobre uma possível relação entre a FO do Universo e a consciência.

A questão é : a FO do Universo é independente do tempo, o que vai totalmente contra nossa percepção de um universo em constante evolução.

Fazendo um "balaio de gato" destas conversas :

O fato da FO do universo não depender do tempo não é exatamente o que se esperaria dentro de um universo blocado. Ou seja, como qualquer fatia deste universo (e todo o Universo Blocado) é estática, então não  é de se esperar que sua FO correspondente reflita este caráter estático? Dessa forma, não podemos considerar este "estranho" resultado da MQ uma corroboração da visão relativista do Universo Blocado?

Podemos levantar a objeção, falando que na MQ prevê passado e futuro em aberto, não determinísticos, o que não seria compatível com um Universo Blocado. Porém, se pensarmos que todos os experimentos e medições quanticas já estão realizados e, na verdade, só os acessamos na medida em que "avançamos" dentro do BU, não bastaria que os resultados que fossemos encontrando ao longo de nossa "caminhada" respeitassem o Teorema de Bell?

Abs
Felipe

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:FO do Universo e a TR
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2013, 13:39:17 »
Com todo o respeito, Feliperj, eu acho que o A é interessantíssimo, mas fica muito D porque a Au de P completas dificulta D a C dos Us que também gostariam de fornecer I e Sug.

Eu mesmo aprecio muito o debate acerca da MQ, do BB e MV, mas fiquei demasiadamente Int com as Sg adotadas e, confesso, senti-me Ac em participar mais.
Conduzir um debate partindo do princípio de que Td conhecem os Te, torna-o extremamente H e, consequentemente Lm.

Pois é, acho que ficou bem por aí mesmo...

O que se costuma fazer, tanto no jornalismo, como em contratos formais e, por que não, no meio acadêmico é tratar todos os termos por seus respectivos nomes completos e, só então a partir do segundo parágrafo, se dar ao luxo de adotar siglas ou apelidos.

Se houve alguma ambiguidade ou incompleta compreensão do que falei acima, amanhã eu publico o significado de todas as siglas.
 :P

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2013, 14:05:16 »
Com todo o respeito, Feliperj, eu acho que o A é interessantíssimo, mas fica muito D porque a Au de P completas dificulta D a C dos Us que também gostariam de fornecer I e Sug.

Eu mesmo aprecio muito o debate acerca da MQ, do BB e MV, mas fiquei demasiadamente Int com as Sg adotadas e, confesso, senti-me Ac em participar mais.
Conduzir um debate partindo do princípio de que Td conhecem os Te, torna-o extremamente H e, consequentemente Lm.

Pois é, acho que ficou bem por aí mesmo...

O que se costuma fazer, tanto no jornalismo, como em contratos formais e, por que não, no meio acadêmico é tratar todos os termos por seus respectivos nomes completos e, só então a partir do segundo parágrafo, se dar ao luxo de adotar siglas ou apelidos.

Se houve alguma ambiguidade ou incompleta compreensão do que falei acima, amanhã eu publico o significado de todas as siglas.
 :P

Ola Gabarito,

Na hora nem percebi.

FO - Função de Onda
TR - Teoria da relatividade
BU - Block Universe
MQ - Mecanica quantica

ps : não precisa compltar, deu para entender.

Abs
Felipe

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2013, 17:39:06 »

Conforme prometido, a solução da charada (muito fraquinha, por sinal):
A - Assunto
D - Difícil
Au - Ausência
P - Palavras
D - Demais
C - Compreensão
Us - Usuários
I - Ideias
Sug - Sugestões
MQ - Mecânica Quântica
BB - Big Bang
MV - Multiverso
Int - Intrigado
Sg - Siglas
Ac - Acanhado
Td - Todos
Te - Termos
H - Hermético
Lm - Limitado
« Última modificação: 08 de Setembro de 2013, 17:42:30 por Gabarito »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!