Autor Tópico: É charlatanismo a Medicina Psicobiológica?  (Lida 1560 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
É charlatanismo a Medicina Psicobiológica?
« Online: 07 de Setembro de 2013, 05:44:22 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:É charlatanismo a Medicina Psicobiológica?
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2013, 12:51:17 »
Para os casos descritos a acupuntura espiritual ainda é mais eficaz.
http://grupoespiritamaosdeluz.com.br/site/?page_id=49
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline renanvannucci

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2013, 17:53:00 »
Essa é a "Nova Medicina alemã" né?? http://www.newmedicine.ca/
Ouvi falar bastante dessa medicina e me pareceu bem estranho. Por exemplo, ela diz que a calvície é um problema psicológico que pode ser resolvido apenas com um tipo de 'terapia'. Quando eu perguntei sobre o fato da calvície hereditária, a pessoa me respondeu que apenas o problema psicológico é hereditário.
Até onde eu sei ainda não há comprovação da eficácia e para mim entra junto com as acupunturas da vida. Parece-me mais uma ilusão de se querer resolver um problema tentando pegar um atalho ineficaz. Mas se alguém souber mais sobre fala aí, também fiquei curioso sobre isso!! :hihi:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2013, 18:49:24 »
O texto jornalístico me soou confuso demais, mas acho que não isso devia me causar surpresa. Me cheirou a matéria paga também, e de novo acho que isso não devia me causar surpresa.

Pelo que consegui entender o resumo do método é

1-  Algumas doenças têm alterações psíquicas como agente etiológico (nada de novo).
2 - Pessoas que são diagnosticadas com doenças graves tendem a sofrer alterações emocionais (ohhhh, reaaaalllyyy?) que podem acabar desencadeando outras doenças  (nada de novo).
3 - Um monte de simplificações e generalizações a partir disso.

Ainda prefiro ficar com a sentença do Tim Minchin: Por definição medicina alternativa* é aquela que não se tem comprovações de que funciona ou que comprovadamente não funciona... Você sabe como se chama a medicina que comprovadamente funciona? Medicina*.

*Na verdade é remédio alternativo e remédio, mas dá no mesmo  :)
« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 23:41:50 por Donatello van Dijck »

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2013, 08:17:58 »
Eu acho que é mesmo charlanatismo! Quando é algo hereditário, que está nos nossos genes, na cadeia genética não é possível afirmar que o problema tem o seu foco, no psicológico do ser humano que padece do problema. Pode ser tratado, se a ciência conseguir uma solução para isso. É isso aquilo em que acredito.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2013, 17:23:40 »
Pode até haver/parece que há mesmo coisas genéticas influenciadas por estados mentais, mas essa afirmação é trivial perto do que eles afirmam, que é quase que uma espécie de teoria "auto-telecinética" das doenças, exclusiva.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!