Este tópico é inspirado por um artigo que li recentemente na internet, mas cujo link perdi. Nele o autor menciona o simples fato de que boa parte de nós já teve sua vida salva pela medicina moderna, o que implica que, se vivêssemos no século XIX, por exemplo, muitos entre nós já teriam morrido - alguns em mais de uma oportunidade. Então fica aqui a pergunta: em qual vida você está? (Dica: se sua vida já foi salva uma vez pela medicina moderna, você estaria na sua segunda vida).
No meu caso é meio difícil dizer: além das vacinas de praxe, quando criança já tive que tomar vacina antitetânica, depois de ter pisado em um prego enferrujado. Mas não dá para dizer com certeza que eu teria ficado doente. Também já me curei de uma infecção com a ajuda de antibióticos. E uns anos atrás fiz uma cirurgia para extração de cálculo renal - que provavelmente não me mataria, mas que teria tornado minha vida um inferno de dor. Assim, eu poderia dizer que provavelmente estou na minha segunda vida.
A minha irmã, por outro lado, já deve estar na sua quarta vida: (1) Síndrome de Guillain Barré, (2) Cálculo na vesícula seguido de pancreatite, (3) Infecção pós-parto...