Autor Tópico: A FORÇA ESTÁ LITERALMENTE NO CÉREBRO.  (Lida 327 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
A FORÇA ESTÁ LITERALMENTE NO CÉREBRO.
« Online: 13 de Setembro de 2013, 15:49:02 »
Por que pessoas tão magras muitas vezes são absurdamente mais fortes do que pessoas musculosas? No tempo em que eu morava com um amigo, o acompanhava algumas vezes nas suas danças de break. Nelas, o que mais me impressionava era não entender como uma pessoa podia ter tanta força, por exemplo, como elas conseguem dar saltos, de cabeça para baixo, com apenas uma mão....? Será apenas “jeito”? Será força bruta? Eu não entendia como alguém conseguia fazer aquilo com aquela facilidade.

Não lembro onde, mas li que fizeram uma pesquisa relacionada a este assunto, e descobriram algo que para mim parece bem lógico: Coordenação. Sendo curto e grosso, o ser humano que mais sabe coordenar seus músculos é que tende a ser o mais forte. Essa coordenação é a mesma que temos como andar de bicicleta, tocar algum instrumento e etc. Eu entendo que a coordenação simultânea (Algo ambíguo à palavra coordenação rsrs) dos músculos é o que define a potência e a força de um ser humano.

Agora, e por que pessoas são mais fortes quando estão com raiva, por exemplo? É só a liberação de adrenalina que conta, ou de alguma forma passamos a ter uma coordenação mais eficiente do que a de costume. Qual a resposta de vocês para a pergunta: “Por que pessoas tão magras muitas vezes são absurdamente mais fortes do que pessoas musculosas, sendo estas postas às mesmas condições?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:A FORÇA ESTÁ LITERALMENTE NO CÉREBRO.
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2013, 16:13:25 »
Se não me engano, é um pouco "ao contrário", ou ainda, essa "coordenação" não é o que mais comumente se entende por coordenação motora (e quase o contrário disso). Geralmente se entende movimentos precisos (como a mão controlando uma caneta ou um bisturi), enquanto essa "coordenação da força" é um "recrutamento maior de fibras musculares" (maior do que em situações do outro tipo de coordenação, que talvez se defina até em limitar esse recrutamento) dado não por uma diferença na estrutura muscular em si (que também conta para força, de qualquer forma), mas no nível do sistema nervoso.

É um pouco da explicação do porque somos mais fracos que gorilas e chimpanzés (mesmo compensando a diferença de massa). Eles não têm a "coordenação fina" que temos, que depende de uma recrutação nervosa dos músculos mais precisa/limitada, são menos coordenados no sentido mais corrente do termo "coordenação". Mas naturalmente têm essa coordenação "bruta", que também podemos acabar "liberando" em algum grau com estresse. Com adrenalina e essas coisas. O efeito deve ser tanto de uma forma ou outra reduzir essa coordenação fina, fazendo as contrações serem mais bruscas, quanto de outras mudanças fisiológicas que ajudem de alguma maneira, como maior circulação sangüínea.

Mas ao mesmo tempo também devem ser muito comuns exageros e distorções de relatos de pessoas magras sendo mais fortes, especialmente quando sob estresse. Poucos casos com medidas adequadas, para permitir comparação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!