Este é direcionado mais aos ateus e agnósticos:
De uns tempos pra cá tenho notado um fenômeno curioso, que diz respeito à minha atitude frente ao cristianismo. Trata-se do título do tópico: o que posso chamar de uma perda de familiaridade com os ícones e dogmas do cristianismo. Notem que não se trata de um esquecimento ou ignorância, mas de uma mudança de visão frente a esses ícones e dogmas.
Explico: cresci em um ambiente permeado de cristianismo. Embora meus pais não sejam cristãos fervorosos (na verdade, meu pai é agnóstico e minha mãe não liga para religião geralmente) tenho parentes católicos e estudei em colégios católicos. Então era natural que eu visse figuras como Maria ou Jesus como "especiais". Isso foi algo que perdurou até mesmo depois de me descobrir ateu, na adolescência. Nesse caso, embora eu já não acreditasse, ainda tinha um lugar especial nas minhas memórias para as imagens e palavras associadas a esses personagens - da mesma forma que alguém pode lembrar com carinho de algum personagem de livro infantil de quem era fã. Porém, o que vejo hoje é que esse caráter especial dessas associações foi se perdendo, daí o título do tópico.
Hoje, ver alguém falando entusiasmado sobre Jesus é para mim equivalente a ouvir alguém derramando-se em elogios a Krishna, ou Mitra. Parece algo alienígena, forasteiro e bizarro. Parece que os cristãos finalmente se igualaram aos hindús, muçulmanos, cientologistas, etc. em minha mente.
Acho isso positivo. Alguém aqui já passou por isso?