Autor Tópico: O que leva alguém a trocar de religião?  (Lida 3142 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
O que leva alguém a trocar de religião?
« Online: 21 de Setembro de 2013, 10:43:44 »
(Não estou tendo tempo para cumprir minha promessa de criar 3 tópicos por dia, mas aqui vai mais uma tentativa)

Estas perguntas são para os religiosos do fórum*: 1) Você já trocou de religião? 2) O que o levou a tomar essa decisão?

Pessoalmente, conheço dois tipos de pessoas que trocaram de religião: o primeiro grupo é formado por pessoas que seguiam uma religião apenas nominalmente, a maioria sendo de católicos. O que essas pessoas afirmam ter sentido foi uma necessidade de um maior fervor religioso em suas vidas. É como se elas tivessem crescido com uma religião "default", que era a dos seus pais, e mais tarde decidiram seguir seus próprios caminhos.

O segundo grupo contém pessoas que são, eu diria, viciados em fé religiosa. Elas estão sempre à procura de algum tipo de transcendência e, quando a crença atual não parece satisfazer essa necessidade, partem para outra. Esse grupo é bem menor, e dele participam algumas pessoas bem malucas, é bom dizer. Não quero generalizar e dizer que todos os que fazem isso pertencem a um grupo ou o outro, por isso a pergunta.

*Ainda existe algum? :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:O que leva alguém a trocar de religião?
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2013, 11:48:39 »
Na religião muçulmana é proibido alguém se casar com não muçulmano. Algumas pessoas se convertem por conta disso...

É bem mais fácil, obviamente, alguém trocar de religião do que abandonar a religião e se tornar ateu ou agnóstico.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2013, 13:50:47 »
Na religião muçulmana é proibido alguém se casar com não muçulmano.

Na religião muçulmana é proibido mudar de religião..., ou estou mal informado?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2013, 13:54:08 »
Historicamente, houve bastante mudança de religião por razões sociais (ex: mudança de elementos da casta dos intocáveis hindus para muçulmanos ou cristãos) ou por consequência de pressão em virtude de conquistadores doutras religiões.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2013, 13:55:15 »

Você está correto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2013, 17:57:54 »

Acho que em praticamente toda religião isso é o caso, a menos que você considere "ir para o inferno", como opção não-proibitiva.

Não é como se as religiões costumassem admitir algo nas linhas de, "apenas oferecemos uma hipótese, dentre tantas as outras, e as pessoa são livres para explorá-las; supomos que apenas a nossa livrará a pessoa do inferno, mas isso não deve ser visto com qualquer certeza, é apenas nosso humilde palpite".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2013, 18:36:35 »
Existe um terceiro grupo que pode ser acrescentado aos outros dois citados no post do Dr Manhatan; é o grupo das pessoas que buscam apenas um ambiente religioso para se sentirem melhor consigo mesmas e com outras pessoas, inseridas num grupo social. Tanto faz se a religião é evangélica, seisho-no-iê ou espírita, as pessoas desse grupo buscam amizades, companhia, apoio, carinho e até sexo. Ficam nas religiões escolhidas enquanto suas expectativas são atendidas e quando isso não acontece mais partem para a experimentação de outros grupos onde a religião é apenas um detalhe que às mantém ligadas ao mesmo Deus. A conversão é mais social do que religiosa, embora a religiosidade implique em expectativas do próprio grupo para a aceitação dessa pessoa.

Arrisco a afirmar que a maioria dos crentes se encaixa nessa categoria. A idéia de uma religião intelectualizada, com justificativas teológicas ou filosóficas pessoais pode ser sofisticada demais para elas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2013, 10:06:11 »
Existe um terceiro grupo que pode ser acrescentado aos outros dois citados no post do Dr Manhatan; é o grupo das pessoas que buscam apenas um ambiente religioso para se sentirem melhor consigo mesmas e com outras pessoas, inseridas num grupo social. Tanto faz se a religião é evangélica, seisho-no-iê ou espírita, as pessoas desse grupo buscam amizades, companhia, apoio, carinho e até sexo. Ficam nas religiões escolhidas enquanto suas expectativas são atendidas e quando isso não acontece mais partem para a experimentação de outros grupos onde a religião é apenas um detalhe que às mantém ligadas ao mesmo Deus. A conversão é mais social do que religiosa, embora a religiosidade implique em expectativas do próprio grupo para a aceitação dessa pessoa.

Arrisco a afirmar que a maioria dos crentes se encaixa nessa categoria. A idéia de uma religião intelectualizada, com justificativas teológicas ou filosóficas pessoais pode ser sofisticada demais para elas.

Em se tratando de Brazil:hoje em dia é "moda" ser evangélico,de preferência sem compromisso.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2013, 05:40:41 »
Fui católico, um dia desses, num desses encontros casuais, li uma obra espírita.....caixão pro Billy  :P
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!