(Não estou tendo tempo para cumprir minha promessa de criar 3 tópicos por dia, mas aqui vai mais uma tentativa)
Estas perguntas são para os religiosos do fórum*: 1) Você já trocou de religião? 2) O que o levou a tomar essa decisão?
Pessoalmente, conheço dois tipos de pessoas que trocaram de religião: o primeiro grupo é formado por pessoas que seguiam uma religião apenas nominalmente, a maioria sendo de católicos. O que essas pessoas afirmam ter sentido foi uma necessidade de um maior fervor religioso em suas vidas. É como se elas tivessem crescido com uma religião "default", que era a dos seus pais, e mais tarde decidiram seguir seus próprios caminhos.
O segundo grupo contém pessoas que são, eu diria, viciados em fé religiosa. Elas estão sempre à procura de algum tipo de transcendência e, quando a crença atual não parece satisfazer essa necessidade, partem para outra. Esse grupo é bem menor, e dele participam algumas pessoas bem malucas, é bom dizer. Não quero generalizar e dizer que todos os que fazem isso pertencem a um grupo ou o outro, por isso a pergunta.
*Ainda existe algum?