Autor Tópico: Fontes de energia do futuro: petróleo e carvão.  (Lida 596 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Fontes de energia do futuro: petróleo e carvão.
« Online: 22 de Setembro de 2013, 11:16:39 »
Segundo relatório do Departamento de Energia dos EUA, liberado há poucas semanas, as principais fontes de energia no planeta em 2040 serão as mesmas de hoje, petróleo e carvão. Notícia completa.

Se os especialistas da instituição estiverem corretos, daqui a 30 anos o carvão, a fonte de energia mais poluidora em termos de carbono, responderá por uma fatia da matriz energética maior do que a energia nuclear, a hidrelétrica e todas as renováveis juntas, mesmo havendo um crescimento do uso da energia solar e eólica.

O Departamento de Energia americano acredita que a tendência da indústria é buscar petróleo nas chamadas fontes não-convencionais, inclusive as ambientalmente desastrosas técnicas da fratura hidráulica e processamento de xisto betuminoso.

Claro que previsões para três décadas no futuro sempre serão imprecisas e eventos pontuais podem mudar o cenário completamente, desde tecnologias revolucionárias até crises e guerras podem acontecer e mudar completamente o cenário até lá. A questão é que, na minha opinião, não se vê nenhum sinal de que as previsões dos especialistas americanos não vá se concretizar. Nenhuma tecnologia revolucionária vai nos salvar dos lobbies e interesses corporativos das indústrias poluidoras que dominam a economia atual, e também não será a opinião pública que pressionará o mercado a abraçar as fontes alternativas enquanto ela hipocritamente conserva hábitos consumistas.

Segundo o IPCC, já emitimos mais da metade do gás carbônico que poderíamos para garantir que o planeta não entre no rumo das previsões mais apocalípticas da entidade. Notícia completa. Deveríamos cortar nossas emissões em 50% até o meio do século e zerá-las em 2070, mas em vez disso elas estão crescendo em média 3% ao ano Notícia completa. Ainda mais desesperador é que as estimativas do IPCC sobre quanto carbono nossa civilização ainda teria direito de usar não levam em conta outros gases estufa, como metano e óxido nitroso e muito menos efeitos de realimentação, como a liberação de metano pelo degelo do permafrost, então é possível que já tenhamos passado do ponto em que não há mais retorno.

Parece que estamos caminhando para um futuro em que inevitavelmente teremos que apelar para soluções de geoengenharia, com todos os perigos que isso pode trazer.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Fontes de energia do futuro: petróleo e carvão.
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2013, 13:22:20 »
Concordo totalmente. E ainda digo mais: Fukushima foi um desastre maior do que se pensa, pelo temor irracional que acabou criando acerca da energia nuclear. Um comentarista inglês, George Monbiot, disse que esse desastre o transformou de crítico a defensor da energia nuclear: aqui estava uma usina antiquada, que não tinha manutenção adequada, e que mesmo assim resistiu a um forte terremoto, a um enorme tsunami e cujo vazamento radiativo causou muito menos dano do que se temia.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re:Fontes de energia do futuro: petróleo e carvão.
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2013, 15:05:36 »
Sim, mais um ponto em que a irracionalidade do mercado está colocando o futuro da humanidade em risco. No entanto, a energia nuclear em si mesma representa um risco seríssimo em combinação com uma ameaça ao futuro da civilização do porte do aquecimento global: o lixo nuclear continua perigoso por um quarto de milhão de anos, tanto tempo quanto nossa própria espécie habita o planeta. A história da civilização registra 10 mil anos, quanto tempo seremos capazes de manter esse problema sob controle? E se este século, com todos os problemas causados pelo aquecimento global, nossa civilização for assolada por guerras, crises econômicas, fomes? Pode ser que não tenhamos tempo para encontrar uma solução tecnológica para isso, nesse caso será que mesmo a médio prazo podemos confiar que a energia nuclear e seus resíduos permanecerão seguros?


Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Fontes de energia do futuro: petróleo e carvão.
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2013, 15:15:46 »
Esse perigo é superestimado. Os isótopos mais perigosos, que são os de maior atividade, têm a meia-vida mais baixa (séculos). Os de meia-vida mais longa têm geralmente baixa atividade e podem ser isolados mais facilmente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re:Fontes de energia do futuro: petróleo e carvão.
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2013, 15:51:38 »
De qualquer maneira, uma mudança para a energia nuclear é pouco provável, não só porque as reservas de urânio já estão escasseando (eu li que já estão projetando algumas plantas para operar com tório até), mas porque continua muito lucrativo explorar combustíveis fósseis. Eu lembro dos discursos do Lula antes e depois do pré-sal, como são contrastantes. Numa semana estávamos falando de como o Brasil ia liderar o mundo na matéria de energias renováveis, nas outras já estávamos pensando no que fazer com o dinheiro do petróleo. É até irônico como prometem usar os recursos do pré-sal para investir em educação, ou seja, no futuro, quando possivelmente estaremos sacrificando esse mesmo futuro colocando aquele óleo todo na atmosfera.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!