Autor Tópico: Evolução e Proteinas Funcionais  (Lida 717 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Evolução e Proteinas Funcionais
« Online: 27 de Setembro de 2013, 12:52:55 »
Pessoal,

O fato de que somente proteinas funcionais "esquerdas" (acho que tem a ver com a forma como polarizam a luz) sejam funcionais nos seres vivos é um desafio para a evolução ?

Abs
Felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Evolução e Proteinas Funcionais
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2013, 18:31:06 »
Existem algumas poucas proteínas destrógiras, acho, muito raras.

Não é totalmente sabido o porque da predominância das levógiras, mas não chega a ser um "desafio para a evolução", no sentido de algo que a ponha em dúvida.

Acho que as principais idéias para explicar isso são da radiação também já destruir preferencialmente as outras, e então a "sopa primordial" já teria essa "orientação", mesmo que a produção em si não fosse enviesada; e depois disso, acho que a idéia é que a seleção natural em si favoreceria uma preponderância à homoquiralidade por melhor aproveitamento de enzimas, que ficam mais "compatíveis".

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re:Evolução e Proteinas Funcionais
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2013, 16:58:37 »
Existem algumas poucas proteínas destrógiras, acho, muito raras.

Não é totalmente sabido o porque da predominância das levógiras, mas não chega a ser um "desafio para a evolução", no sentido de algo que a ponha em dúvida.

Acho que as principais idéias para explicar isso são da radiação também já destruir preferencialmente as outras, e então a "sopa primordial" já teria essa "orientação", mesmo que a produção em si não fosse enviesada; e depois disso, acho que a idéia é que a seleção natural em si favoreceria uma preponderância à homoquiralidade por melhor aproveitamento de enzimas, que ficam mais "compatíveis".

Desafio, no sentido de se ter uma explicação evolutiva para isto.

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!